BH-TEC inaugura Usina Fotovoltaica

A estrutura será responsável pela geração de pelo menos 30% da energia do Edifício do Instituto.


Da Redação

11/04/2017 - 09:00

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) inaugurou na última segunda-feira, 03/04, a Usina Fotovoltaica instalada no telhado do seu Edifício Institucional.

A energia, gerada a partir da luz solar, abastecerá, no mínimo, 30% do consumo energético do prédio. A obra foi viabilizada com recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), captados em 2013.

A iniciativa é uma das mais relevantes na cidade e ajuda a firmar Belo Horizonte como destaque no cenário da sustentabilidade. Dentre as principais vantagens estão a redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera, quando se usa geração térmica, e, obviamente, a redução de gastos com energia.

De acordo com parecer da WWF, que premiou a cidade como Capital Brasileira da Hora do Planeta em 2014, Belo Horizonte já é expoente em aquecimento solar – um processo um pouco diferente. Enquanto sistemas de aquecimento usam o calor da luz solar para esquentar água e, assim, gerar economia de energia, as usinas fotovoltaicas transformam a energia da luz solar em energia elétrica. Na época, o Mineirão já contava com uma estrutura do tipo, o que colaborou para que a cidade vencesse grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo.

No caso do BH-TEC, a energia solar gerada será ligada diretamente ao sistema da CEMIG, eliminando a necessidade de ser armazenada em baterias. Nesse esquema, a potência elétricanão utilizada é enviada à rede da CEMIG, e se transforma em desconto no total de energia gasto no mês, reduzindo o valor da conta de luz.

A Alsol Energias Renováveis é a responsável pela obra e terá, a partir de maio, um escritório de desenvolvimento e engenharia no BH-TEC. De acordo com a empresa, a usina tem potencial de geração de 146.723 kWh de energia elétrica ao ano, o que se converteria em uma economia de R$ 70.427,04 considerando as taxas atuais do serviço de energia elétrica.

A economia financeira é apenas uma das vantagens apontadas pelo Diretor-Presidente do Parque, Ronaldo Tadêu Pena. “De certa maneira, estaremos nos colocando como um showroom de energia solar transformada em eletricidade. Serviremos como exemplo para a cidade, já que este é um sistema que outros prédios poderiam adotar”, afirma.

Emissão de carbono reduzida

Ecologicamente, uma das principais vantagens da energia solar é a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera. Um cálculo feito pelo Sócio-Diretor da WayCarbon, Breno Rates, relaciona de forma simples a economia financeira e a redução da poluição atmosférica.

"Considerando a tarifa média de fornecimento de energia elétrica no Brasil em 2016¹ e o fator de emissão de CO2 do Sistema Interligado Nacional do mesmo ano², para cada real economizado, evita-se a emissão de aproximadamente 1 kg de CO2 para a atmosfera”.

Onde fica Belo Horizonte (MG)?




Movimento Greenk conscientiza sobre descarte do e-lixo

Movimento Greenk reúne nova geração de apaixonados por tecnologia e sustentabilidade.


Apple testa tecnologia de automóvel autônomo

A tecnologia automóvel autônomo deverá revolucionar a indústria automóvel tradicional.


Estudo afirma que usar Facebook nos deixa tristes

Aumento em interações virtuais vem acompanhado de diminuição nas interações pessoais, diz estudo.


YouTube prepara app para sinal irregular de internet

YouTube Go permite aos usuários gravar vídeos para assistir off-line e monitorar seu uso de dados.


Supercomputadores para prever o futuro

No Japão, eles realizam simulações de terremotos para minimizar danos em eventuais incidentes.


Como ser inteligente com a sua smart home

Donos de casas inteligentes devem aprender a lidar com a vulnerabilidade de aparelhos.


Como escolher uma câmera de segurança corretamente

O circuito fechado de televisão é uma solução que permite acompanhar o que acontece em um determinado local.


Vídeogame Atari 2600 pode ser relançado no Brasil

Empresa TecToy anunciou que vem grande novidade por aí, mas não informou data nem disponibilidade.


Alterdata Software oferta vagas em 14 estados

As 152 oportunidades estão divididas em várias regiões do país. Confira!


Visa cria óculos escuros que funcionam como cartão

Já é uma realidade sair só com o seu smartphone Samsung e pagar contas.