Supercomputadores para prever o futuro

No Japão, eles realizam simulações de terremotos para minimizar danos em eventuais incidentes.


Deutsche Welle

04/04/2017 - 09:44

Não há bolas de cristal no Centro Avançado de Ciência Computacional (AICS, na sigla em inglês) em Kobe, no Japão. Há, porém, um enorme supercomputador atrás de um vidro, numa área de mais de dois hectares.

"O que estamos fazendo aqui é explorando o futuro", afirma Takesema Miyoshi, que lidera a equipe de assimilação de dados no Riken AICS em Kobe. Ele descreve a assimilação de dados como "combinar simulação com dados do mundo real, [de modo que] a simulação represente o mundo real com precisão".

O supercomputador K já realizou várias simulações de como um terremoto poderia afetar cidades como Tóquio. As simulações analisam como os prédios vão reagir aos tremores, mas também o potencial comportamento das pessoas ao deixarem os locais. A partir dessas simulações, pesquisadores podem projetar melhores respostas emergenciais e reforçar prédios com fragilidades detectadas.

Akihiko Okada trabalha com a equipe de pesquisa em comunicação no instituto Riken em Kobe. Ele destaca o fato de computadores como o K poderem trabalhar para evitar mais mortes e destruição no caso de outro terremoto como o Tohuku, de 2011, que provocou o desastre nuclear de Fukushima e deixou mais de 16 mil mortos.

"As pessoas dizem que quando ocorreu o terremoto Tohuku, ele estava além do que imaginávamos, era tão grande que se acreditava ser impossível se preparar para ele", diz Okada. "Mas usando este computador tentamos simular vários casos. E gostaríamos de eliminar esse sentimento do inesperado para poder salvar vidas."

Porta para o futuro


Roland Potthast, diretor de assimilação de dados no Centro Climático Alemão, próximo a Frankfurt, afirma que os modelos e a enorme quantidade de dados a que meteorologistas têm acesso hoje representam apenas um ínfimo do potencial que existe.

Ele destaca a importância de se ter computadores como o K para rodar ciclos de assimilação de dados. O Centro Climático Alemão tem hoje dois supercomputadores: um que roda previsões do tempo 24 horas por dia para atender, em parte, a todas as rotas de voo que atravessam a Alemanha e a Europa, e outro usado para experimentos.

Sem esse cruzamento constante de dados, todos os voos teriam que ser cancelados, pois um avião não pode decolar sem uma previsão do tempo precisa para sua trajetória de voo.

Próxima geração


Myoshi afirma que sua equipe espera agora pela próxima geração de supercomputadores, que deve estar disponível para uso em 2021. "O Riken AICS está planejando a próxima geração do K, para termos ainda mais capacidade de computação no futuro."

Mas não é de apenas capacidade de computação que eles precisam. Agora a corrida foca no design de softwares específicos para aproveitar o potencial dessa capacidade. Isso e os cabos podem ser a verdadeira chave para realmente se vislumbrar o futuro.

Uma das primeiras tarefas do novo computador será trabalhar num projeto já iniciado que objetiva contar todas as árvores do planeta para avaliar danos ambientais, explica Miyoshi. Como há muito mais árvores na Terra que estrelas na nossa galáxia, é uma coisa boa que o supercomputador da próxima geração esteja programado para ser 100 vezes mais rápido. 




Apple testa tecnologia automóvel autônomo

A tecnologia automóvel autônomo deverá revolucionar a indústria automóvel tradicional.


Estudo afirma que usar Facebook nos deixa tristes

Aumento em interações virtuais vem acompanhado de diminuição nas interações pessoais, diz estudo.


BH-TEC inaugura Usina Fotovoltaica

A estrutura será responsável pela geração de pelo menos 30% da energia do Edifício do Instituto.


YouTube prepara app para sinal irregular de internet

YouTube Go permite aos usuários gravar vídeos para assistir off-line e monitorar seu uso de dados.


Como ser inteligente com a sua smart home

Donos de casas inteligentes devem aprender a lidar com a vulnerabilidade de aparelhos.


Como escolher uma câmera de segurança corretamente

O circuito fechado de televisão é uma solução que permite acompanhar o que acontece em um determinado local.


Vídeogame Atari 2600 pode ser relançado no Brasil

Empresa TecToy anunciou que vem grande novidade por aí, mas não informou data nem disponibilidade.


Alterdata Software oferta vagas em 14 estados

As 152 oportunidades estão divididas em várias regiões do país. Confira!


Visa cria óculos escuros que funcionam como cartão

Já é uma realidade sair só com o seu smartphone Samsung e pagar contas.


IBM cria menor ímã do mundo com apenas um átomo

Ele pode ser usado para guardar toda a biblioteca do iTunes no espaço de um cartão de crédito.