Trecho da Ferrovia Norte-Sul começa a operar

Ferrovia que liga Palmas (TO) e Anápolis (GO) está prevista para terminar em março deste ano.


Da Redação

21/02/2014 - 18:00

O trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul que liga os municípios de Palmas (TO) e Anápolis (GO) começa a ser usado para o transporte de 4.125 dormentes de concreto – cerca de 2 mil toneladas – a serem usados na própria obra.

Com isso, a expectativa é acelerar ainda mais os trabalhos de implantação, que se encontram na fase de acabamento, de forma a cumprir os prazos previstos para as etapas de teste e de operação.

A conclusão do trecho Palmas-Anápolis está prevista para o final de março de 2014. De acordo com a estatal, os pátios logísticos da ferrovia estarão operáveis a partir de março em Gurupi (TO), e, em junho, no de Anápolis.

O uso comercial ocorrerá a partir da entrega da ferrovia ao novo concessionário, depois de um período destinado a operações assistidas. Entre as cargas que deverão ser transportadas pela ferrovia, quando em operação, estão grãos, minérios e combustíveis.

O piloto do novo modelo de concessões para o trecho tem previsão de ser entregue ainda no primeiro semestre de 2014. Inicialmente, caberá à Valec fazer a operação provisória da via.

A concessão do trecho será feita pelo Programa de Investimento em Logística (PIL) definido pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes. De acordo com a Valec, a viagem de teste não apresentou problemas.

Quando finalizada, a Norte-Sul terá uma extensão de 4,15 mil quilômetros, atravessando Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trecho entre Palmas e Açailândia (MA) já está operando.

Foram concluídos os estudos técnicos para a continuação da obra até o Porto de Vila do Conde, em Belém. A previsão é que, em 2014, a ferrovia tenha 2,25 mil km, quando entrará em operação o trecho mais ao sul, que a prolongará até Estrela d'Oeste (SP). A obra vem sendo planejada pelo governo federal desde o governo Sarney (1985-1990).

Onde fica Palmas (TO)?




Exposição de carros antigos reúne apaixonados em BH

Vai ser neste domingo, no ViaShopping Barreiro, a segunda edição do ano do Barreiro Opala Clube.


Publicada resolução que reduz alíquotas de importação de veículos

A Camex – Câmara de Comércio Exterior publicou na edição do Diário Oficial da União a resolução 96 que coloca carros elétricos plug in ou elétricos híbridos na lista de exceções tarifárias do Mercosul.


Aeroporto da Pampulha terá novos voos regionais e interestaduais

A Flyways Linhas Aéreas vai começar a operar no dia 28 de dezembro para vários destinos de Minas Gerais.


Com as altas temperaturas, cuide dos pneus antes de pegar a estrada

Por serem os únicos pontos de contato do veículo com o solo, os pneus sentem a alteração da temperatura ambiente.


Gol é o modelo mais procurado e financiado pela Classe C

Dados consolidados entre setembro e outubro mostram quais são as marcas e modelos mais buscados e financiados no mercado de carros usados.


Volks é acusada de manipular também modelos de luxo

Órgão regulador americano diz que veículos da Porsche e da Audi também teriam sido equipados com software que adultera.


O uso de Diesel em veículos leves vai ser reduzido

Embora mais eficientes do ponto de vista energético, o prejuízo devido ao elevado nível de emissões de NOx soma-se à carência de oferta desse combustível produzido no país.


Estrada de acesso ao Parque da Canastra está sendo recuperada

Os trabalhos consistem na recuperação de aproximadamente 10 quilômetros de estradas, contemplando os serviços de readequação do leito estradal, drenagem e sinalização.


Motorista embriagado que matar vai ficar na cadeia mais tempo

Texto do Projeto de Lei aprovado na Câmara dos Deputados estabelece pena de quatro a oito anos para o motorista que pratica homicídio culposo por dirigir alcoolizado.


Trânsito é responsável por 38% das mortes acidentais de crianças

Na semana Nacional do Trânsito a Criança Segura ensina motoristas a serem mais prudentes e as crianças a não perderem a vida no trânsito.





Copyright © 2016 Todos os direitos reservados