Trecho da Ferrovia Norte-Sul começa a operar

Ferrovia que liga Palmas (TO) e Anápolis (GO) está prevista para terminar em março deste ano.


Da Redação

21/02/2014 - 15:00

O trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul que liga os municípios de Palmas (TO) e Anápolis (GO) começa a ser usado para o transporte de 4.125 dormentes de concreto – cerca de 2 mil toneladas – a serem usados na própria obra.

Com isso, a expectativa é acelerar ainda mais os trabalhos de implantação, que se encontram na fase de acabamento, de forma a cumprir os prazos previstos para as etapas de teste e de operação.

A conclusão do trecho Palmas-Anápolis está prevista para o final de março de 2014. De acordo com a estatal, os pátios logísticos da ferrovia estarão operáveis a partir de março em Gurupi (TO), e, em junho, no de Anápolis.

O uso comercial ocorrerá a partir da entrega da ferrovia ao novo concessionário, depois de um período destinado a operações assistidas. Entre as cargas que deverão ser transportadas pela ferrovia, quando em operação, estão grãos, minérios e combustíveis.

O piloto do novo modelo de concessões para o trecho tem previsão de ser entregue ainda no primeiro semestre de 2014. Inicialmente, caberá à Valec fazer a operação provisória da via.

A concessão do trecho será feita pelo Programa de Investimento em Logística (PIL) definido pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes. De acordo com a Valec, a viagem de teste não apresentou problemas.

Quando finalizada, a Norte-Sul terá uma extensão de 4,15 mil quilômetros, atravessando Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trecho entre Palmas e Açailândia (MA) já está operando.

Foram concluídos os estudos técnicos para a continuação da obra até o Porto de Vila do Conde, em Belém. A previsão é que, em 2014, a ferrovia tenha 2,25 mil km, quando entrará em operação o trecho mais ao sul, que a prolongará até Estrela d'Oeste (SP). A obra vem sendo planejada pelo governo federal desde o governo Sarney (1985-1990).

Onde fica Palmas (TO)?




Rio promove Fórum de Mobilidade por Bicicleta

O biciRio está em sua quinta edição e vai reunir representantes de diversas partes do mundo.

TAM substitui papel por tablets

A empresa irá substituir manuais de voo e será a pioneira no Brasil na utilização do equipamento para auxiliar os pilotos da frota.

Caminhões roubados são achados pelo rastreador

Os quatro caminhões foram recuperados dentro de um galpão no Distrito Municipal de Campinas.

Confira 9 dicas para economizar seu combustível!

A economia de gasolina está ligada ao modo de dirigir.

Indenizações por morte no trânsito diminuem 5%

Já a indenização por invalidez cresceu 20% de acordo com a seguradora responsável pelo pagamento de tais coberturas.

Confira orientações para evitar roubos de carro

Roubos de carro estão entre os crimes mais comum em todo o mundo.

Cinco dicas para cuidar do carro antes de cair na estrada

Mesmo com todas as precauções, é necessário tomar alguns cuidados com o carro utilizado durante as viagens.

Saiba quais são as melhores situações para alugar um carro

Para quem usa o transporte público no dia a dia e deseja ter um carro apenas para passeio, o aluguel talvez seja a melhor alternativa.

Sono e distrações ao volante podem ser fatais

Além do sono, outros comportamentos ao volante provocam distração e desatenção e colocam motoristas em situação de risco.

Dez motivos para fazer um seguro para seu carro

Antes de comprar um veiculo, porém, é necessário planejamento, uma vez que os gastos vão além do valor bruto do carro.




Copyright © 2015 Todos os direitos reservados