Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para eliminar as manchas de pele

5 dicas para eliminar as manchas de pele

19/09/2018 5 Estrelas

As manchas são verdadeiras inimigas de uma pele saudável.

Provocadas pela alteração na produção de melanina, infecções, exposição ao sol, distúrbios hormonais e marcas de acne, elas podem surgir no rosto, pescoço, colo e braços.

Para resolver esse tipo de problema, existem alguns métodos potentes que pode amenizar ou até mesmo evitá-las. Segundo a esteticista Daniela Talarico, do Zahra Spa & Estética, as manchas podem ser pequenas e irregulares e de diversas cores que podem marcar a maçã do rosto, buço e testa, sendo causadas por vários fatores.

“Com o passar do tempo, as manchas começam a aparecer e deixar a pele irregular. Por isso, o ideal é manter os cuidados diários e o uso do protetor solar diariamente e reaplicá-lo a cada três horas para que seu efeito seja eficaz”, explica a esteticista.

Os produtos mais indicados para tratar as manchas são os clareadores. Eles dificultam a formação de novos pigmentos e devem ser aplicados em toda a área afetada, com movimentos bastante suaves e leves para não agredir a pele. “Entre os clareadores, destacam-se a hidroquinona, o ácido retinóico, o ácido tranexâmico e o ácido azelaico, princípios ativos que podem ser usados em cremes, géis e loções para uso domiciliar, em concentrações indicadas pelo médico”, destaca a Dra. Flávia Maklouf, dermatologista do Zahra Spa & Estética.

Quando uma mancha de pele é perigosa? É preciso prestar atenção nas manchas que começam a apresentar variações na coloração e tamanhos. “Essas alterações apontam sinal de perigo para a pele, não hesite procurar ajuda médica se você notar essas mudanças no formato de pintas ou manchas” orienta Daniela Talarico.

Tem como evitar? A melhor forma de evitar as manchas é usar diariamente o protetor solar.  O ideal é passar o protetor solar todos os dias pelo menos duas vezes ao dia, desse modo sua pele estará protegida evitando futuras manchas. Maquiagens em excesso também podem ocasionar algumas irritações na pele, inclusive manchas marrons próximas ao olho.

Tome cuidado e previna-se. No verão a incidência dos raios solares são mais fortes e intensas, aumentando a probabilidade de doenças de pele. Não deixe de usar protetor solar e reaplica-lo depois de duas horas. Chapéus, óculos escuros, bonés também podem ajudar a pele se proteger do sol.

Aposte no combate as manchas

“Existem vários tipos de tratamentos para tratar as manchas, o mais indicado é que se consulte um dermatologista para que ele analise e indifique o melhor tratamento. Dependendo da gravidade, elas podem ser tratadas com cremes clareadores, ácidos, peelings ou laser”, afirma Dra. Flávia Maklouf. Veja cinco tratamentos potentes que eliminam as manchas em poucas sessões. Se você está incomodada, não perca mais tempo e dê um jeito de se livrar delas:

1-Peeling de Cristal: Age diretamente na textura da pele, auxilia na renovação celular, atenua linhas de expressão e nas manchas. O peeling de cristal é uma técnica moderna que permite a correção de imperfeições faciais. “O peeling de cristal composto de hidróxido de alumínios remove as células mortas da área onde está a mancha e regenera a pele. O resultado estético obtido é uma pele macia e lisa”, ressalta a dermatologista.

2- Peeling Vulcanice: Os ácidos vulcânicos provêm da extração da lava sedimentada proporcionando uma eficácia imediata no tratamento despigmentante. Após o tratamento, será possível eliminar as manchas cutâneas, recuperar a textura da pele e devolver sua luminosidade.

3- Laser CO2 Fracionado: O laser de Co2 fracionado é um ótimo substituto do peeling químico. O tratamento consiste em um laser que tem alta afinidade pela água da pele e ao ser utilizado promove sua vaporização com consequente cicatrização e estímulo à formação de colágeno, que diminuem cicatrizes traumáticas, estrias e manchas na pele, além de promover o rejuvenescimento facial.

4-Peeling de Diamante: É um tratamento de renovação celular que devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade da pele, melhora a acne, sendo menos agressivo que alguns peelings químicos. “O peeling de diamante apesar de superficial, é uma maneira saudável para tratar de forma não invasiva todos os tipos de pele. O tratamento provoca uma descamação leve, além disso, não possui os efeitos indesejáveis dos peelings tradicionais, como a pigmentação pós-inflamatórias que ocorre com a maioria dos outros tratamentos”, afirma a esteticista.

5- Peeling Químico: O peeling melhora a textura da pele, diminui manchas e marcas superficiais, reduzindo significativamente a velocidade do processo de envelhecimento. O tratamento promove uma escamação da pele, através de agentes químicos e provoca uma regeneração da pele.

Cuide da sua pele

Uma pele bem cuidada e hidratada pode ajudar você a viver livre das manchas, além dos tratamentos, conheça algumas dicas de cuidados da esteticista Daniela Talarico para você manter a sua pele limpa, hidratada e sem manchas:

- Use sempre filtro solar;

- Cuide da sua pele, deixando-a equilibrada. Por isso, faça limpezas de pele com frequência;

- Mantenha uma alimentação balanceada e procure se alimentar bem;

- Não use produtos muito fortes ou agressivos na pele;

- Beba bastante água

- Use hidratantes com frequência. Na hora de aplicar os cremes na sua pele, faça sempre movimentos suaves para evitar lesões.

Fonte- Daniela Talarico, Esteticista do Zahra Spa & Estética.



Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas


Cartas de baralho na cultura pop: as representações mais icônicas em filmes, livros e músicas

No universo vibrante e pulsante da cultura pop, as cartas de baralho se estabeleceram como símbolos emblemáticos, narrando histórias de suspense, drama, romance e aventura.

Autor: 5 estrelas


Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Saiba qual o primeiro sinal de uma traição no relacionamento e quais as reações de uma pessoa que trai.

Autor: 5 estrelas

Qual o primeiro sinal de uma traição? Saiba mais!

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri

Uma das coisas que ficam gravadas na minha memória é o cheiro, de uma pessoa, de um momento, de um lugar!

Autor: Caroline Demolin - Personal Stylist e Consultora de Moda

Descubra uma perfumaria com os aromas de Capri