Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como manter as finanças pessoais sempre no positivo?

Como manter as finanças pessoais sempre no positivo?

24/06/2021 5 Estrelas

A organização financeira é uma grande aliada quando o assunto é manter-se no positivo e não ter dores de cabeça com as contas no final do mês, não é mesmo?

Como manter as finanças pessoais sempre no positivo?

Nos dias de hoje, o pior caminho que se pode tomar é o de não querer administrar a parte financeira e somente levar a vida como se não houvesse o amanhã. Esse é um erro cometido frequentemente principalmente entre pessoas com pouco conhecimento sobre educação financeira.

Quanto a isso, é preciso que você assuma o controle das suas finanças, percebendo exatamente para onde está indo o seu dinheiro e gerenciando esses gastos, além de observar aquilo que pode ser cortado e os itens que são realmente necessários. Para isso:

Acompanhe seus gastos

A maioria das pessoas não fazem planilhas de controle de gastos, com receitas e despesas mensais. Contudo isso é um erro! Eu sei que o processo de listar todas as suas contas pode ser um pouco trabalhoso, porém o trabalho que você vai ter vale a pena quando o assunto é a sua tranquilidade financeira.

Por isso, a primeira atitude que você deve tomar para manter suas finanças pessoais sempre no positivo é criar algum mecanismo que permita-o visualizar o dinheiro que entra e em quais itens específicos você está gastando.

Sua planilha de controle financeiro deve ser sua companheira durante todo o mês, pois é ela que vai te orientar a respeito daquilo que você precisa pagar e também do dinheiro que você tem disponível. Durante o mês você deve ir atualizando-a conforme vai pagando suas contas e outras despesas mensais.

Limite seus gastos extras

Uma parte crítica da relação das suas despesas e receitas diz respeito ao que você faz com o dinheiro que sobra depois de tudo pago. Caso esteja sobrando dinheiro ao final do mês, você pode sim, e até deve usá-lo com diversão e entretenimento, porém existe um limite.

Você não pode ter a ideia de que todo o dinheiro que sobra ao final do mês pode ser gasto com despesas extras somente porque você receberá um próximo salário no início do mês, por exemplo. Fazer isso pode ser perigoso, pois ao surgir alguma despesa urgente e inesperada, pode ser que você não tenha dinheiro o suficiente para arcar com ela. Portanto, limite seus gastos extras e sempre salve algum dinheiro em um fundo de reserva para situações emergenciais.

Limite os parcelamentos no cartão de crédito

Um grande erro cometido por pessoas que não possuem controle financeiro é o de sempre optar por parcelar suas compras, até mesmo compras de supermercado. Na verdade, isso cria uma falsa ilusão de que você está pagando menos por aquele produto e até mesmo que você possui mais dinheiro do que realmente tem.

Apesar de em um primeiro momento o dinheiro continuar na sua conta, as parcelas daquilo que foi adquirido virão. E de parcela em parcela, não havendo controle, você pode cair em uma enrascada e em determinado mês não conseguir arcar com todas as suas despesas.

A não ser que você conte com cartões de confiança, como o cartão magazine luiza ou o cartão marisa, para pagar suas contas. Opte sempre por sempre pagá-las em débito ou débito automático.

Não compre por impulso

Pode ser que você veja um produto que chame sua atenção e por impulso acabe adquirindo aquilo sem nem mesmo refletir sobre. Provavelmente você já passou por isso. Depois de algum tempo você percebe que aquilo que foi comprado não era tão necessário e que o dinheiro gasto realmente vai fazer falta no seu orçamento mensal.

Portanto sempre reflita a respeito de novas compras, considerando se aquele item é realmente necessário dentro do contexto em que você está inserido. Pense se o benefício prático trazido por aquele item valerá o dinheiro gasto com ele. E principalmente sempre consulte a sua planilha de gastos, que citamos no início do artigo, para saber se você não irá comprometer seu orçamento.

Mantenha uma conta com reservas

Salvar uma quantidade de dinheiro mensalmente na poupança pode ser bastante propositivo no sentido de controlar sua vida financeira. Poupar dinheiro é um hábito muito saudável e que irá te dar tranquilidade para planejar seus gastos. Lembra que falamos que nem tudo o que você ganha em um mês precisa ser gasto naquele mesmo mês?

Portanto crie o hábito de poupar e sinta o prazer de ter uma reserva que você poderá contar para qualquer situação, até mesmo para realizar aquela sua viagem dos sonhos nas férias.

Conte com um empréstimo

Perdeu o controle da sua vida financeira e está negativado, mas não sabe como se organizar para resolver isso? Contrate um empréstimo home equity e desfrute das suas vantagens.

Em empresas como a CashMe você conta com taxas inferiores a 1% e pode realizar seu pagamento em até 180 meses. Além disso, ela oferece também a opção de simulação de empréstimo para que você já conheça o valor de suas parcelas antes mesmo de assinar toda uma papelada.

Para mais informações sobre Administração Financeira clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Como personalizar seu currículo para o trabalho para o qual você está se candidatando

Os profissionais de hoje possuem diversas habilidades e talentos que podem beneficiar o ambiente de trabalho.

Como personalizar seu currículo para o trabalho para o qual você está se candidatando

Huawei store Portugal – um show de produtos para você

Quem não conhece a Huawei, não é verdade? Uma empresa de renome internacional, e que te oferece o que há de melhor em tecnologia.


“Baú de Histórias” beneficia 240 crianças em Belo Oriente com contação de histórias e bibliotecas móveis

Com patrocínio da JSL, as ações foram realizadas em 12 e 13 de maio, na Escola Municipal Antonio Firmino, em Belo Oriente (MG).

“Baú de Histórias” beneficia 240 crianças em Belo Oriente com contação de histórias e bibliotecas móveis

Qual é o melhor presente do dia das mães?

O mês de maio é reconhecido como o mês das mães em vários lugares do mundo.

Qual é o melhor presente do dia das mães?

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Pode Mushe (XMU) vencer Decentraland e The Sandbox?

O token Mushe (XMU) criará forte competição para o Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND).

Pode Mushe (XMU) vencer Decentraland e The Sandbox?

Conheça os benefícios da internet a cabo, fibra óptica e via satélite

Desde a criação da internet banda larga, muitas tecnologias começaram a ser desenvolvidas e inseridas no mercado nacional e internacional.


Você é um torcedor de futebol fanático? Descubra agora se possui esses hábitos!

Confira a seguir se você tem os hábitos que te classificam como torcedor fanático de futebol!

Você é um torcedor de futebol fanático? Descubra agora se possui esses hábitos!

Receita de Escondidinho de “Frango Vegetal”

Preparar um prato à base de vegetais é contemplar paladares diversos.

Receita de Escondidinho de “Frango Vegetal”

Entenda o que é a homologação de divórcio estrangeiro no Brasil

Muitas questões que envolvem leis e o mundo do direito são complexas de se entender.

Entenda o que é a homologação de divórcio estrangeiro no Brasil

Para evitar manipulação de resultados, CBF amplia parceria com Sportradar até 2024

A Sportradar é líder mundial em prevenção, detecção e inteligência no combate à manipulação de resultados.


Como limpar panela queimada: com detergente, sal e muito mais!

Quem nunca deixou a panela queimar sem querer? Hoje te ensinamos a limpar panela queimada e deixá-la como nova!

Como limpar panela queimada: com detergente, sal e muito mais!