Principais erros na gestão de mercados
Principais erros na gestão de mercados
Ao gerenciar um negócio é comum que alguns erros aconteçam no início, mas uma boa administração é fator fundamental para tomar decisões estratégicas com foco na melhoria de prestação de serviços ao consumidor.
Comprar produtos no atacado de qualidade por bons preços, fazer ações de marketing e estudar o consumidor são alguns dos caminhos que solucionam os principais erros na gestão de mercados.
Conforme pesquisa do SEBRAE o setor de mini mercados é considerado o segundo segmento com maior número de empresas. No total, são 416 mil estabelecimentos cadastrados, responsáveis por 6% do PIB do país.
Alguns dados da pesquisa também revelam um pouco da forma com que esses comerciantes trabalha. O estudo revelou que 83,60% das empresas compram frios no atacado e outras 50,20% com frutas, legumes e verduras no atacado.
Confira alguns dos principais erros na gestão de mercados e saiba como evitá-los:
Não Fazer Merchandising
Ter uma comunicação com o cliente é indispensável nos dias atuais. Tanto no comércio varejista, quanto atacadista. Nos mini mercados, 42,90% dos empresários não mantém nenhum tipo de comunicação com seus clientes. Outros 36% utilizam mídias impressas para divulgar a promoção da semana, como ofertas de refrigerantes e promoção de alimentos.
Estar presente das mídias sociais digitais é muito importante para a construção de sua marca, além de ser uma forma eficaz de divulgar promoções e oportunidades.
Capacitação de Atendimento ao Cliente
Negligenciar a necessidade de capacitação na prática de atendimento ao cliente também é outro erro muito comum. Atender com simpatia e profissionalismo é um diferencial e a essa pode ser sua estratégia para fidelizar clientes. Portanto, saiba que não basta oferecer ótimas promoções de alimentos. É preciso atender bem.
Não analisar horários de pico
Horários de entrada da escola, finais de semana e outras ocasiões podem fazer com que seja necessário contratar mais funcionários, alinhar escalas e até mesmo aumentar a quantidade de determinado produto em estoque.
Não analisar ou levar em consideração horários de pico pode impactar seu caixa com a formação de grandes filas e faltas de produtos, por exemplo. Seja analítico e redirecione a rota.
Não fazer promoções
Promover liquidações é uma forma de atrair clientes e também de evitar perdas de mercadorias que acarretam em prejuízos. Muitos gestores ignoram datas de validade e deixam passar oportunidades de oferecer promoções de hortifruti, por exemplo.
Comprar com parceiros errados
Quem está acostumado a comprar no atacado, sabe que essa é uma tarefa nada fácil. Encontrar distribuidores de bebidas que cumpram com o prazo de entrega, fornecedores de alimentos e bebidas que tenham boa qualidade de produtos exige experiência e tempo de atuação no setor.
O que poucos gestores conhecem no entanto, são as novas plataformas de compras no atacado. Os sites de cotação de preços unem os melhores fornecedores no atacado em um só lugar. É possível receber cotação de carnes e aves e até de alimentos no atacado online, de maneira mais rápida que o convencional.
Comprar produtos no atacado online é mais seguro, pois você faz negócio com fornecedores de confiança e ainda pode escolher mais do que uma opção de pagamento. Aproveite.