Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como o homem do campo está adotando o tecnologia no seu dia a dia

Como o homem do campo está adotando o tecnologia no seu dia a dia

20/05/2021 Ju Ferreira

Já sabemos que a tecnologia vem tomando o campo das mais diferentes maneiras.

Como o homem do campo está adotando o tecnologia no seu dia a dia

Maquinários sofisticados, inovações na colheita, processo de compra de insumos agrícolas e a comunicação entre o produtor rural e o vendedor têm se destacado por meio de novas soluções - especialmente em tempos de Covid-19.

De fato, a digitalização no agronegócio já é uma tendência consolidada que a cada dia faz mais parte da realidade do produtor brasileiro, seja em serviços técnicos, de gestão ou na compra de insumos e os ganhos em termos de produtividade e sustentabilidade fortalecem este novo contexto.
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o acesso à internet no campo teve um avanço de 1900% nos últimos anos. Hoje, mais de 1,4 milhão de produtores rurais já estão conectados. E, à medida que a conectividade aumenta, o interesse pelas compras digitais, também. Um estudo realizado pela consultoria McKinsey revelou que, para as próximas safras, 46% dos agricultores estão dispostos a fazer seus pedidos digitalmente, mostrando a necessidade de redes de distribuição aderirem às vendas online e o relacionamento digital.

Neste cenário, o WhatsApp ganha destaque, sendo o principal meio para transações digitais, principalmente no que se refere à compra e venda de grãos. Em outras áreas, as plataformas digitais vêm ganhando espaço, mas ainda são fragmentadas. Com as hortaliças, por exemplo, mais da metade dos produtores (52%) não usam o digital para suas compras.

Em termos de digitalização, o estudo ainda mostra que o agricultor brasileiro é mais ligado em tecnologia do que o agricultor norte-americano. Apesar de compras online não significarem necessariamente a utilização de tecnologias digitais no campo, no Brasil a porcentagem dos agricultores que fazem compras online para a fazenda é 12% superior que nos Estados Unidos. Ou seja, o agricultor brasileiro tem interesse em conhecer em como a tecnologia pode auxiliar no campo.

Mas o digital não está presente apenas nesta parte que se refere à compra dos insumos, mas sim ao longo de toda a jornada do agricultor. No que tange a comercialização da produção, por exemplo, o número de agricultores brasileiros dispostos a vender 100% da sua produção on-line dobrou do último ano para cá.

Acredito que o uso de tecnologia no agronegócio ainda é muito heterogêneo entre as culturas e regiões. Os altos custos e falta de infraestrutura são os principais obstáculos para uma maior adoção de tech. É comum, por exemplo, que mesmo adquirindo máquinas com tecnologia agrícola, os produtores não consigam usufruir nem 10% do que elas oferecem. Faltam capacitação e fabricantes engajados para lidar com a complexidade que é a transformação digital deste setor.

A verdade é que o contato pessoal ainda é e sempre será relevante, mas a multicanalidade está aqui para ficar. O aumento do uso das tecnologias digitais não significa a diminuição da mão de obra, que continua sendo essencial para qualquer prática agrícola. Muito pelo contrário: essas soluções vêm para simplificar e qualificar ainda mais as atividades de quem trabalha no campo.

Com isso, o setor agro só tem a crescer. Afinal, a digitalização trouxe um grande impacto positivo para todo o segmento - expandindo oportunidades, abrindo novas frentes e permitindo gerações de serviços antes desconhecidas. Pela expectativa do mercado, o clima está favorável para boas colheitas no campo digital.

* Ju Ferreira, palestrante e mentora, criadora da metodologia Alquimia Pessoal, executiva de uma empresa de TI há 17 anos.

Para mais informações sobre Agronegócio clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Conecte Comunicação



Como a automação permite ao agronegócio superar desafios climáticos

O perfil de risco das alterações climáticas na indústria alimentar e no agronegócio é complexo.

Autor: Fernando Cesar Rocha

Como a automação permite ao agronegócio superar desafios climáticos

De olho no futuro do agro brasileiro

O Brasil passou de importador a um dos principais exportadores mundiais de alimentos em apenas quatro décadas.

Autor: Fábio Torquato

De olho no futuro do agro brasileiro

Tecnologia e inovação no agro: as tendências para o setor em 2024

Utilização de inteligência artificial, e principalmente, a maior redução do impacto de emissões de carbono ao meio ambiente tornam-se aliados ao mercado agrícola.

Autor: Divulgação

Tecnologia e inovação no agro: as tendências para o setor em 2024

Estratégias de marketing na internacionalização de empresas agrícolas

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja, café, açúcar, carne bovina, e uma série de outros produtos agrícolas essenciais.

Autor: Ricardo Martins

Estratégias de marketing na internacionalização de empresas agrícolas

Transformação digital no agro brasileiro: inovações em 2024

As tendências de inovação no agro brasileiro e as tecnologias que impulsionam a eficiência e promovem práticas agrícolas sustentáveis.

Autor: Divulgação

Transformação digital no agro brasileiro: inovações em 2024

Agronegócio: a importância de mais investimentos e crédito para o setor em 2024

Não há dúvidas que a agricultura evoluiu muito, afinal, em 40 anos.

Autor: Henrique Galvani

Agronegócio: a importância de mais investimentos e crédito para o setor em 2024

O agronegócio precisa se preparar para os impactos da mudança climática

A mudança climática está afetando o mundo e a forma como vivemos. Basta acompanharmos as notícias, que podemos ver esses impactos de forma clara e nítida.

Autor: James Hodge

O agronegócio precisa se preparar para os impactos da mudança climática

Reforma tributária e o agronegócio

No panorama econômico brasileiro, o agronegócio ocupa espaço de alta relevância.

Autor: Angelo Ambrizzi

Reforma tributária e o agronegócio

Energia solar é aposta do agronegócio para garantir produtividade e economia

O agronegócio tem sido um forte impulsionador da energia solar no Brasil, visto que encontrou nesta fonte a solução para superar os desafios no suprimento de energia.

Autor: Rodrigo  Marcolino

Energia solar é aposta do agronegócio para garantir produtividade e economia

As biossoluções e as transformações possíveis na agricultura brasileira

A crescente demanda por alimentos coloca pressão sobre a agricultura para aumentar a produção.

Autor: William Yassumoto

As biossoluções e as transformações possíveis na agricultura brasileira

Conectividade no campo e o futuro da indústria de máquinas agrícolas no Brasil

O Brasil é uma nação de vastas terras férteis e um setor agrícola que desempenha um papel crucial em sua economia.

Autor: José Velloso

Conectividade no campo e o futuro da indústria de máquinas agrícolas no Brasil

O inabalável crescimento do agronegócio brasileiro

Num cenário nacional em constante mudança e sob a iminência de um novo governo, as previsões tornam-se complexas e estão repletas de nuances.

Autor: Diogo Luchiari Fructuoso

O inabalável crescimento do agronegócio brasileiro