Tecnologia contribui para gestão de frotas em agronegócios
Tecnologia contribui para gestão de frotas em agronegócios
MiX Telematics cria soluções com eficiência e segurança das operações, bem como redução de custos.
A MiX Telematics, uma das maiores empresas de telemetria veicular do mundo, criou solução adequada para o segmento de agronegócios com foco na gestão do perfil de dirigibilidade do motorista, garantindo desde a segurança e eficiência do transporte dos animais, até a conformidade da distribuição de produtos finais, como cortes congelados.
Além disso a MiX Telematics conta com uma solução complementar exclusiva, chamada MiX GO. Trata-se de aplicativo para smartphone que automatiza “check list”. Um exemplo prático é no momento da retirada do leite, quando é possível sincronizar informações do local, com fotos do produto coletado, observações da qualidade e assinatura do responsável pelo produto (fazenda). As informações são armazenadas no mesmo banco de dados das informações da telemetria, ou seja, do perfil de dirigibilidade do motorista, possibilitando ao gestor da frota tomadas de decisões rápidas e objetivas com foco em qualidade e segurança.
A tecnologia MiX Telematics instalada no veículo associada ao software Web de gestão, mostram ao gestor da frota todo o trajeto do motorista, perfil de condução, excessos e infrações que podem colocar em risco a própria segurança do motorista ou a carga, no caso do leite que pode ser até contaminante dependendo do local de derramamento.
De acordo com Bruno Santos, gerente de Vendas e Marketing, as soluções MiX Telematics trazem segurança à operação, permitindo ao cliente o acompanhamento do seu bem durante o deslocamento. Além disso, dão maior eficiência à operação de transporte, diminuindo gastos acidentes, com consumo de combustível, desgastes excessivos com manutenção e até mesmo controlando a utilização imprópria do veículo, o que pode contaminar o tanque.
Por se tratar de uma solução global, o sistema está em mais de 12 idiomas diferentes, inclusive português brasileiro, inglês e espanhol. Entre os clientes mundias, está a Nestlé, além de outras operações regionalizadas que usam o mesmo sistema. No Brasil, a empresa atende grandes transportadores com alto nível de comprometimento com seu processo, como a Via Láteos, VIC Transportes, Transportadora Canarinho e Serra Verde.
Bruno ainda explica que o transporte do leite especificamente tem problemas de gêneros diferentes, como:
Segurança: o motorista deve dirigir seguindo uma cartilha de segurança da empresa, caso contrário está transportando grandes cargas líquidas que podem levar o veículo a tombamento, caso dirija com excesso de velocidade, acarretando na perda de toda a carga e até mesmo contaminação de mananciais. Para isso a MiX Telematics conta com a possibilidade do monitoramento de áreas de interesse e georeferenciadas, que auxiliam na gestão da condução segura dentro de áreas de risco de tombamento. A solução conta com sensores embarcados que informam a aceleração lateral do veículo numa determinada curva e consequentemente alertas para risco de tombamento.
Eficiência: A coleta do leite geralmente ocorre em área de difícil acesso, com possibilidade de estradas de terra com lama; isso pode acarretar na parada do veículo para aguardar melhora das condições do trajeto e essa espera será com veículo ligado ou desligado? Está consumindo combustível ou não? As soluções da MiX Telematics conseguem apontar essas “perdas operacionais” e melhorar a eficiência do processo, até mesmo diminuir efetivo para fechamento de viagens, pagamento de motoristas etc.
Conformidade: A solução da MiX Telematics permite controlar jornada de trabalho do motorista conforme Lei 13103, evitando gastos com multas, horas extras excessivas, entre outros itens, apontando exatamente e de forma eletrônica e fidedigna quando o motorista estava dirigindo ou em espera aguardando carga ou descarga do leite na fazenda.