Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aumento da fraude digital durante pandemia é tema do Serasa

Aumento da fraude digital durante pandemia é tema do Serasa

20/01/2021 Divulgação

Episódio traz entrevistas com especialistas da área para falar ainda sobre tentativas de golpes usando PIX e ações sociais

Em sua primeira edição de 2021, o Serasa Experian Podcast aborda um tema que tem preocupado empresas e consumidores desde o início da pandemia de Covid-19: com o aumento de transações digitais, as fraudes cresceram e impactam os negócios de todo o país. Por isso, dois especialistas no tema foram convidados a dar orientações para se prevenir de golpes e quais recursos utilizar. Além disso, eles trazem informações sobre PIX e o que levar em consideração ao doar recursos para ações beneficentes no ambiente online.

Caio Rocha, que é gerente executivo de produtos de identidade e fraude, e Rafael Garcia, gerente executivo de prevenção a fraudes, ambos da Serasa Experian, comentam que as empresas precisam se atualizar constantemente, já que os fraudadores também buscam novas formas de aplicar golpes. Eles ainda ressaltam os cuidados que consumidores devem ter para proteger seus dados, como buscar empresas de confiança e não clicar em links desconhecidos.

Os especialistas destacam que, atualmente, é praticamente impossível um negócio depender apenas de análises manuais nas transações. “Precisamos ter rapidez nas ações de monitoramento dos dados por meio da tecnologia. As companhias precisam buscar processos de automação dos casos, uma vez que um motor de risco ajustado de acordo com o perfil dos clientes ajuda a mitigar fraudes e traz ganhos operacionais”, comenta Garcia.

Isso é particularmente importante para o PIX, por exemplo, nova forma de transferir valores que está chamando a atenção dos golpistas. Os especialistas contam ainda como se prevenir, o que fazer em casos de chaves não reconhecidas pelos usuários e o que esperar das evoluções da solução.

Sobre as expectativas para 2021, os especialistas comentam que o maior desafio está na mudança da verificação de identidade do ambiente físico para o eletrônico, combinada à experiência do consumidor durante a transação. Segundo Rocha, “o questionamento é como ser o mais transparente possível, pedindo os dados necessários para a ação, ao mesmo tempo que fornece conveniência ao usuário. O balanço entre essas duas pontas terá muito destaque neste ano”

O Serasa Experian Podcast pode ser acessado em  
https://www.serasaexperian.com.br/podcast 

Além do site da empresa, é possível  ouvi-lo nas principais plataformas de podcast como SpotifyApple PodcastsDeezerGoogle Podcasts e Pocket Cast.

Fonte: Edelman



Saúde recebe 1,2 milhão de doses de Astrazeneca

Imunizantes foram entregues nesta sexta (3) ao PNI.


Variante Ômicron: Brasil dá resposta rápida em vigilância e monitoramento

Ministério da Saúde está atento e acompanha cenário epidemiológico.


Fhemig abre novas vagas temporárias para BH e Patos de Minas

Fundação busca recreador educacional, médicos e técnico em contabilidade.


Brasil registra a maior queda na média móvel de óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia

Com queda de 31,24% nos últimos 14 dias, média móvel de óbitos pela doença segue na faixa de 200 por sete dias consecutivos.


Mais 1 milhão de doses da Pfizer desembarcaram no país neste domingo

O Brasil recebeu mais um voo com vacinas Covid-19.


Mais de 230 milhões de doses já foram aplicadas nos braços dos brasileiros

144,3 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina Covid-19 e outras 86 milhões concluíram o esquema vacinal.


Ministério da Saúde distribui mais de 22 milhões de vacinas Covid-19 em sete dias

Com a conclusão do envio para primeira dose da população adulta, vacinas são destinadas para novas etapas da campanha e para completar o ciclo vacinal da população.


70 milhões de brasileiros já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina

Número representa quase 44% da população adulta do país.


O Brasil está entre os quatro países que mais vacinam a população

Ampla adesão da população ao programa de imunizações ajuda o Governo Federal a colocar fim no caráter pandêmico da Covid-19; número soma as doses 1 e 2 das vacinas.


Brasil registra menor média móvel de mortes pela Covid-19 desde 5 de janeiro

Índice está em queda desde junho deste ano; mais de 81% da população adulta já receberam a primeira dose da vacina.


Brasil atinge mais de 190 milhões de doses de vacinas Covid-19 aplicadas

Números somam as primeiras, segundas e doses únicas já no braço da população brasileira.


Mais de 1 milhão de adolescentes de 12 a 17 anos já foram vacinados contra a Covid

Orientação é que a imunização dos adolescentes só seja iniciada depois que os municípios aplicarem a primeira dose em toda a população adulta.