Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Riachuelo amplia doações de itens hospitalares e roupas

Riachuelo amplia doações de itens hospitalares e roupas

20/04/2020 Divulgação

Varejista está produzindo e doando o equivalente a R$13 milhões para contribuir no cenário de pandemia e planeja aumentar a quantidade conforme necessidade.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, setores e sociedade foram afetados e impactados pela falta de abastecimento de diversos produtos, incluindo os equipamentos de proteção individual (EPI) essenciais para contenção do vírus. Buscando fornecer uma solução, a Riachuelo direcionou sua cadeia produtiva para produção e doação de 928.203 itens hospitalares - máscaras, jalecos médicos, aventais para pacientes, tocas, toalhas e mantas - e 220 mil peças de roupas, chegando a um total de R﹩ 13 milhões em produtos doados que estão sendo destinados à rede pública, profissionais de saúde e população.

Para contribuir ainda mais, a fabricação dos itens hospitalares está sendo realizada em colaboração com oficinas credenciadas da Riachuelo, que já prestam serviços à varejista, e fazem parte do projeto Pró-Sertão. O objetivo da parceria é fomentar a economia desses microempreendedores que dependem integralmente de produções como essa para subsistência do negócio e da comunidade local. Toda produção é supervisionada e segue as recomendações das autoridades da saúde, operando com quadro mínimo de colaboradores por turno, higienização frequente, álcool em gel e máscaras para todos e distanciamento de 1,5 m entre as estações.

Segundo o CEO da Riachuelo, Oswaldo Nunes, a ação faz parte do papel social da companhia. " Estamos há mais de 70 anos ao lado dos brasileiros, entendemos o nosso papel social e diante do cenário que vivemos nos voltamos a pensar em como agir para o bem-estar coletivo. Fomos a primeira empresa do setor a focar na produção de EPIs e criamos um ecossistema de soluções que minimizam os impactos na saúde e na renda das pessoas em situação de vulnerabilidade social", declara.

Entre os itens de saúde estão 655 mil máscaras de proteção, 28 mil jalecos hospitalares, 12.680 aventais para pacientes, 12.523 toalhas e mantas. Além disso, a Riachuelo separou 220 mil peças de roupas para presentear mulheres que estão na linha de frente de atendimento e de combate ao novo coronavírus, para o Dia das Mães.

As doações estão sendo destinadas à Secretaria Municipal da Saúde dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, Cruz Vermelha Brasileira dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Hospital das Cllínicas (SP), Projeto Free Free (SP) Liga Contra do Câncer (RN) e Central Única das Favelas (CUFA). As entregas acontecem diariamente nos mais diversos estados, atendendo as áreas mais carentes por EPIs.

Outras Medidas 

Todas as lojas físicas da Riachuelo foram fechadas, a companhia também anunciou a suspensão das atividades dos parques fabris em Fortaleza e Natal e opera com quadro mínimo de funcionários e horários reduzidos nos centros de distribuição e centro de atendimento ao cliente.

Também concedeu regime de home office aos colaboradores com a possibilidade de realizar suas atividades de forma remota, disponibilizou transporte fretado devidamente higienizado, reforçou rotinas de limpeza e higienização, afastou funcionários pertencentes ao grupo de risco seguindo as recomendações das autoridades de saúde, antecipou aos colaboradores elegíveis o pagamento da participação nos lucros referente ao ano de 2019 e distribuiu cestas básicas para as equipes em atividade.



Ministério da Saúde distribui mais de 22 milhões de vacinas Covid-19 em sete dias

Com a conclusão do envio para primeira dose da população adulta, vacinas são destinadas para novas etapas da campanha e para completar o ciclo vacinal da população.


70 milhões de brasileiros já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina

Número representa quase 44% da população adulta do país.


O Brasil está entre os quatro países que mais vacinam a população

Ampla adesão da população ao programa de imunizações ajuda o Governo Federal a colocar fim no caráter pandêmico da Covid-19; número soma as doses 1 e 2 das vacinas.


Brasil registra menor média móvel de mortes pela Covid-19 desde 5 de janeiro

Índice está em queda desde junho deste ano; mais de 81% da população adulta já receberam a primeira dose da vacina.


Brasil atinge mais de 190 milhões de doses de vacinas Covid-19 aplicadas

Números somam as primeiras, segundas e doses únicas já no braço da população brasileira.


Mais de 1 milhão de adolescentes de 12 a 17 anos já foram vacinados contra a Covid

Orientação é que a imunização dos adolescentes só seja iniciada depois que os municípios aplicarem a primeira dose em toda a população adulta.


Saúde distribui mais 7 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todo o Brasil

A primeira dose já chegou para mais de 127 milhões de brasileiros, ou seja, 79% da população adulta do país.


Brasil terá produção nacional de vacinas Covid-19 da Pfizer

Anúncio da parceria com a farmacêutica brasileira Eurofarma é mais um passo para reforçar o complexo industrial de saúde no país


Governo Federal doará 486 toneladas de alimentos para pessoas em vulnerabilidade

Ação marcou a comemoração de 93 anos da Polícia Rodoviária Federal e contou com a participação dos Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Justiça e Segurança Pública e do programa Pátria Voluntária.


Brasil atinge 50 milhões de brasileiros com a vacinação completa contra a Covid-19

31,9% do público-alvo de 160 milhões de adultos acima de 18 anos já receberam a duas doses ou dose única da vacina.


Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Coronavac

Mais de 62,8 milhões de doses do imunizante já foram distribuídos desde o começo da campanha.


Brasil ultrapasssa marca de 150 milhões de doses de vacinas Covid-19 aplicadas

Mais de 65% da população acima de 18 anos está com a primeira dose da vacina no braço.