Portal O Debate
Grupo WhatsApp

7 erros comuns de quem trabalha com alimentos

7 erros comuns de quem trabalha com alimentos

25/10/2021 Elaine de Araújo

Uma pergunta aos empreendedores da área de alimentação: vocês pesam os seus produtos na hora que eles são entregues?

7 erros comuns de quem trabalha com alimentos

Caso não, pode ser que você já tenha sofrido prejuízo, recebendo uma quantidade menor do que o comprado.

Essa é uma das pegadinhas que podem acontecer no mundo de quem trabalha na área da Alimentação, se não houver uma conferência adequada. São tantos procedimentos básicos que precisam estar alinhados, que nada melhor do que um curso para orientar o empreendedor que já tem o negócio ou aquele que quer começar pelo caminho certo. Dessa forma, vou lançar no dia 26 de outubro o curso Sucesso na Cozinha, com mentorias, com o objetivo de incentivar e motivar as pessoas a empreenderem de forma segura na área de alimentos.

Adquiri muita experiência durante a minha trajetória profissional onde comecei fazendo coxinha na cozinha e hoje sou consultora. Posso afirmar que existem dois tipos de empreendedores. Um é aquele que quer empreender, mas sempre tem uma desculpa (filho pequeno, cozinha é pequena, entre diversos outros motivos). O segundo tipo é aquele que começa sem base alguma, correndo o risco do insucesso.

Por esse propósito trabalho com consultoria, ajudando as pessoas a não perderem dinheiro, nem a esperança.

O primeiro módulo do curso é o básico abrangendo conceitos de administração, formatação de custos, segurança de alimentos, redes sociais, cotação e controle de compra e de recebimento. Mas já posso adiantar os principais erros cometidos pelos empreendedores e como evitá-los para ter sucesso na cozinha:

1. Sociedade – geralmente a sociedade na área de Alimentação é formada por famílias ou amigos, em que todo mundo acha que é patrão. Fuja de sociedade, a família de ambos os lados se envolve. Mas caso precise de um sócio, o casamento perfeito só acontece se definir as regras no início. Por exemplo, você cuida da operação e eu do financeiro, e um nunca pode interferir no serviço do outro;

2. Falta de foco - Se montar uma casa de bolos, dedique-se para fazer o melhor. O foco facilita na estruturação do projeto. Não queria abraçar o mundo, aposte somente nos bolos. Pesquise nas redes sociais, como Instagram e Facebook, a opinião dos moradores daquele bairro sobre quais estabelecimentos faltam no local. Não entre na modinha de montar o que já está em alta;

3. Gastos desnecessários - Na hora de montar sua cozinha, compre apenas os equipamentos necessários apenas após a elaboração do cardápio;

4. Não se abrir para as redes sociais – Esses canais são um mundo de oportunidades para divulgar o seu produto. Você pode apostar em Marketing e Comunicação por meio de reels e fotos, além de interagir com o público. Portanto aposte nas redes;

5. Misturar finanças – Separe o dinheiro de casa, do negócio. Deixe uma reserva até que o negócio amadureça e se torne conhecido. Essa reserva vai bancar os compromissos financeiros fixos e básicos;

6. Já começa grande – Avalie a necessidade de abrir um estabelecimento, que gera muito mais custo ou a opção de começar em casa com serviços de delivery. Caso abra uma loja física não deixe de oferecer o serviço de delivery, uma das modalidades mais utilizadas pelos clientes.

7. Não se atentar ao básico de segurança dos alimentos – Siga o manual de segurança dos alimentos. Ele detalha todas as exigências que os estabelecimentos devem seguir na área da alimentação, desde aquisição, armazenamento, manipulação, preparo, transporte e descarte dos alimentos. Um negócio que não cumpre devidamente esses requisitos corre o risco de levar uma multa ou ser fechado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

* Elaine de Araújo é especialista em Segurança de Alimentos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

Para mais informações sobre Alimentação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Case Comunicação Integrada



Gomes da Costa: barquetes de abobrinha com atum + 2 receitas

Para a sua semana, a Gomes da Costa sugere Barquetes de abobrinha recheadas de atum e também um delicioso Macarrão com atum à minha moda.

Gomes da Costa: barquetes de abobrinha com atum + 2 receitas

Lombo com limão e ervas

Um dos bons motivos para esperarmos o fim de semana com tanta expectativa é para podermos saborear um prato especial junto com as pessoas que mais amamos.

Lombo com limão e ervas

5 dicas nutricionais para aproveitar o cafezinho

Espresso, coado, com leite, gelado, não importa. O café está entre as bebidas mais consumidas no país.

5 dicas nutricionais para aproveitar o cafezinho

Requeijão moreno de Porteirinha está entre os mais saborosos do mundo

Iguaria levou medalha de ouro em concurso internacional de queijo realizado em Araxá.

Requeijão moreno de Porteirinha está entre os mais saborosos do mundo

Sete dúvidas sobre ovos com Ômega 3

Saiba como os ovos são enriquecidos e por que estes nutrientes são importantes para o organismo.

Sete dúvidas sobre ovos com Ômega 3

Raio de sol com sardinha + 2 receitas

Agora, uma saborosa receita de Raio de sol com sardinha e mais duas com atum: salada de palmito e radicchio ao creme de atum e um ensopado mediterrâneo.

Raio de sol com sardinha + 2 receitas

Gomes da Costa: 2 receitas com patê de atum

A Gomes da Costa sugere uma boa dupla: pão sanfona com patê de atum e um divertido Cupcake salgado com patê de atum defumado.

Gomes da Costa: 2 receitas com patê de atum

Muffin de brócolis com atum + 2 receitas

A Gomes da Costa sugere um básico e prático Macarrão com sardinha e abobrinha e, para variar o cardápio, Muffin de brócolis com atum e Toast de atum, no pão italiano, com abacate e cebola roxa.

Muffin de brócolis com atum + 2 receitas

Minas será sede de concurso internacional de queijos

Organização estima que mais de 800 amostras serão avaliadas durante a Expoqueijo Brasil, em Araxá.

Minas será sede de concurso internacional de queijos

Boas práticas para a redução de custos no setor de alimentação

Esses acontecimentos são mais comuns do que se imagina no universo de quem trabalha no ramo da alimentação.

Boas práticas para a redução de custos no setor de alimentação

Você sempre come peixe ou só na Semana Santa?

Você já parou para pensar no seu hábito alimentar?

Você sempre come peixe ou só na Semana Santa?

Aprenda a receita de um delicioso Chesscake!

Além de gostoso, é saudável!

Aprenda a receita de um delicioso Chesscake!