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Como a alimentação pode amenizar os sintomas da TPM?

Como a alimentação pode amenizar os sintomas da TPM?

08/04/2009 Divulgação

Ansiedade, dor muscular, dor de cabeça, tontura, depressão, inchaço, ganho de peso, irritabilidade, mamas doloridas, hostilidade, instabilidade emocional, choro fácil, ondas de calor, esquecimento, insônia, pânico, fadiga, gases, desejo alimentar alterado, queda de motivação...

Esses são apenas alguns dos 150 sintomas listados que a mulher pode sentir durante a tensão pré-menstrual (TPM), síndrome que se manifesta de quatorze a dois dias antes da menstruação e desaparece com a chegada do fluxo. "Não bastassem as alterações físicas e emocionais, há as comportamentais, como confusão, indecisão e tendência a ficar estabanada. Os sintomas variam de uma pessoa para outra e podem ser diferentes no mês seguinte. Hoje, felizmente, é consenso entre os profissionais de saúde que os sintomas se referem a uma síndrome, que atinge o sexo feminino de forma diferente e merece atenção", explica o geriatra Eduardo Gomes, especialista em terapia ortomolecular, diretor da rede de Clínicas Anna Aslan. De acordo com Eduardo Gomes, hoje, para tratar a TPM, existem muitas opções terapêuticas.

"De acordo com o estilo de vida e as condições de saúde de cada paciente, podemos definir a melhor opção terapêutica para cada mulher. Muitas vezes, a acupuntura auxilia a paciente a enfrentar este período. Em outros casos, podemos prescrever uma suplementação vitamínica - vitamina A, B6 ou E, de acordo com o caso - ou mesmo o uso de alguns calmantes", diz o médico. O tratamento da TPM varia de mulher para mulher, mas, um dos grandes aliados para tornar esse período menos estressante é a alimentação.

"Uma dieta equilibrada, com a quantidade adequada de carboidratos complexos, fornecidos em pequenas porções durante o dia, aumenta os níveis de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, hormônio responsável, dentre outras funções, pela regulação do humor. Além disso, consumir alimentos ricos em magnésio, em vitamina B6 e em cálcio também ajudam a melhorar os sintomas da TPM", defende Juliana Schmitt, nutricionista da rede de clínicas Anna Aslan da unidade de Porto Alegre.



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