Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Conheça os benefícios do abacaxi

Conheça os benefícios do abacaxi

06/01/2020 Da Redação

Fruta rica em Vitamina C, atua como anti-inflamatório, reduz os riscos de trombose e doenças cardíacas.

Conheça os benefícios do abacaxi

Sobre o abacaxi

O abacaxi é uma fruta que possui fontes de vitaminas A, B e C, fibras e açúcares. Também é rica em sais minerais como o cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio.

Ela tem uma enzima muito importante para o nosso organismo, a bromelina que reduz inflamações e ajuda na digestão, por isso em restaurantes, churrascarias, eles servem o abacaxi no final das refeições.

Essa enzima está sempre presente em diversos medicamentos, e tem outras funções como antitumoral, aceleramento da cicatrização de ferimentos e ajuda no tratamento de problemas no pulmão.

É uma fruta com aroma doce e sabor ácido, mas sua acidez pode ser diminuída com o seu aquecimento. Os abacaxis com espinhos em suas folhas têm a tendência de serem menos cítricos.

Para saber se o abacaxi realmente está bom para consumo as folhas da coroa tem que se soltar facilmente ao serem puxadas.

Além de ser própria para consumo em sua forma natural (sem casca), ela é geralmente utilizada para sucos, geleias, bolos e até mesmo acompanhamento para comidas salgadas, como carne suína.

Benefícios do Abacaxi

Auxilia no emagrecimento

Cerca de 100g da fruta possui 52 calorias, que junto a sua quantidade de água pode ter efeito diurético. Sua função emagrecedora é devido à perda de líquidos e não gorduras. Mas de acordo com a nutricionista Cintya Bassi, se consumi-la em troca de doces, ela ajuda ainda mais no emagrecimento, além de ajudar na regulação do apetite.

Alivia artrite

Devido a sua enzima anti-inflamatória, ela não cura e nem previne a artrite, mas auxilia na melhoria da dor.

Previne o câncer

A enzima, especificamente, já é utilizada para o tratamento do câncer, mas em uma quantidade bem superior à encontrada na fruta, contudo o abacaxi pode ser um grande potencial para a prevenção de tumores.

Imunidade: O abacaxi tem em sua composição vitamina C que ajuda a dar forças para o sistema imunológico, que cria anticorpos para combater outras doenças.

Visão

A coloração amarelada do abacaxi é fruto da vitamina A, que tem uma importante função na manutenção da qualidade da vista e prevenindo doenças oculares.

Auxilia na circulação do sangue

Dentre tantas funções da bromelina, uma delas é a anticoagulante, na qual evita que coágulos de sangue se formem nas artérias e veias.

Saúde da pele

Como dito antes, a fruta apresenta vitamina C, correspondente a um nutriente chamado antioxidante, que previne o envelhecimento da pele.

Colágeno

Retinol é um nutriente facilmente encontrado na vitamina A do abacaxi e de outras frutas, que estimula a produção de colágeno, prevenindo marcas na pele, como as de acnes.

Ossos

Por sua presença de manganês, essa fruta auxilia no bom funcionamento dos ossos, prevenindo osteoporose e sendo melhor que medicamentos para a reposição do mineral.

Dentes

A vitamina C proporciona proteção da gengiva, deixando os dentes fortes, saudáveis e por apresentar acidez, deixa os dentes mais brancos.

Ótima aliada do cérebro

O abacaxi promove melhora da memória, renovação celular, e previne doenças como Alzheimer, torna a pessoa mais atenta e mais concentrada, tudo graças aos neurotransmissores presentes nessa fruta.

Menstruação

Por ser agente anti-inflamatório, como citado anteriormente, estudos realizados nos Estados Unidos com mulheres jovens percebeu-se que o manganês presente aumenta o fluxo menstrual e diminui cólicas e desconfortos.

Mitos sobre o abacaxi

Infelizmente o abacaxi não pode ser consumido por todas as pessoas, da forma como é normalmente apresentado.

De acordo com médico nutrólogo Danny César Jumes, pessoas que já possuem a tendência a ter alguma alergia, seja por fruta ou por pólen, devem tomar cuidado.

Para quem tem problemas com refluxo e úlceras, também não é uma boa indicação. Se caso, a pessoa estiver fazendo tratamento com anticoagulante é recomendado a espera do final desse tratamento para consumi-lo.

Em caso de consumo mesmo com algumas dessas contraindicações, é aconselhável ir ao hospital mais próximo e consultar o seu médico.

Apesar de ser uma fruta rica em sais minerais e vitaminas, ela não é uma refeição completa, e deve ser seguida com outros alimentos e uma dieta balanceada.

Tudo em excesso faz mal, e com o abacaxi não é diferente. Não exagere devido a sua acidez que pode causar até mesmo machucados bucais, como a afta.

Escolha sempre comer ele em modo natural para obter mais vitaminas e sais. No suco, ao ser triturado ele perde um pouco sua ação, e em calda seu teor de açúcar é alto para diabéticos e dietas emagrecedoras.

O abacaxi para gestantes e bebês

O abacaxi, para as gestantes, trazem inúmeros benefícios para a gravidez como:

1. Função adstringente;

2. Diminuição dos inchaços nas pernas e dores no corpo;

3. Acaba com os enjoos;

4. Melhora o funcionamento renal;

5. O suco de abacaxi para grávidas fornecem mais fibras, evitando prisão de ventre;

6. Proteínas, cálcio e magnésio presentes no abacaxi que auxiliam na hora do parto;

7. Evita o aumento do peso na gravidez.

Apesar das vantagens deve se atentar a alguns alerta, por ser muito ácido algumas gestantes podem desenvolver problemas no estômago e feridas bucais.

Evite o exagero, é recomendado nesse caso apenas três xícaras de abacaxi por semana, se ultrapassar isso o bebê pode ter parto prematuro, pois a bromelina auxilia no relaxamento do músculo uterino.

É importante que haja um calendário de alimentos, para a futura mamãe não esquecer do que ela comeu e se atentar aos próximos alimentos e refeições.

Deve haver cuidado no consumo do abacaxi na amamentação, pois tudo o que é consumido pela mãe, devido ao leite, acaba passando para o filho, inclusive o cítrico da fruta.

Por isso, para não prejudicar o bebê é recomendado que se coma o abacaxi depois de ter amamentado, assim, terá um bom tempo antes da próxima amamentação. No caso do consumo antes, há risco da criança desenvolver alergia a fruta.

O abacaxi é uma fruta de muita facilidade alérgica em crianças e até adultos, que podem causar problemas intestinais, dermatite, coriza e vermelhidão, e no caso de ocorrer algum desses sintomas é necessário a procura de um médico.

É importante uma boa hidratação com o consumo, pois assim a água ajudará na circulação mais depressa do abacaxi, evitando que haja o contato, de grande quantidade das suas propriedades, com o leite.

Abacaxi para bebês

Apesar de parecer uma boa opção, por ser natural, a fruta não deve ser consumida por bebês até que completem um ano de idade, devido aos seus componentes cítricos que podem desenvolver possíveis alergias.

No caso do suco da fruta também não é recomendado, pois, quando é triturado ou liquidificado, o abacaxi perde boa parte dos seus nutrientes e vitaminas, sobrando apenas uma quantidade considerável do açúcar.

Esse açúcar no momento pode parecer inofensivo, mas torna a criança mais propensa a diabetes quando estiver mais velha.

Casca do abacaxi

A casca do abacaxi possui os mesmo nutrientes da parte comestível, porém ela tem uma quantidade mais significativa. Não é de costume ingeri-la, mas não é necessário seu descarte. A casca pode ser usado para o chá da casca do abacaxi.

O chá reduz o apetite, é termogênico e diurético, ajuda na desintoxicação e ajuda a emagrecer, evitando a retenção de líquidos, e ainda ajuda o bom funcionamento do intestino. Abaixo vão estar os 22 benefícios mais importantes desse chá:

1. Melhora a saúde do coração

2. Evita cataratas

3. Previne o câncer

4. Impede o ataque de asma

5. É um anti envelhecimento

6. Aumenta a fertilidade

7. Melhora a digestão

8. Melhora a pele, cabelos e unhas

9. Previne doenças ósseas

10. Fonte de cobre

11. Melhora a imunidade

12. Evita dores nas articulações

13. Ajuda na coagulação do sangue

14. É antioxidante

15. Aumenta o fluxo do sangue

16. Previne resfriado, gripe e tosse

17. Ajuda na saúde dentária

18. Combate a acne

19. Previne aterosclerose

20. Hidrata e desintoxica o corpo

21. Melhora o funcionamento do intestino

22. Colesterol controlado

Para a produção do chá, basta descascar a fruta, e colocar a casca na água fervendo por 10 minutos. Ela pode ser consumida quente ou fria, e no caso da última opção, pode ser uma boa escolha em vez de refrigerantes ou sucos industrializados.

A casca também é utilizada na produção de xaropes para problemas respiratórios e alívio da tosse, e pode ser servido com cravo e canela, gengibre ou hortelã, maçã, limão, entre outros.

Quer se manter atualizado sobre dicas de saúde e bem estar?

Acompanhe o blog da Compare Seguros, corretora com mais de 10 anos de experiência no mercado de planos de saúde empresariais, seguro auto, planos de saúde para pets e muito mais.

Fonte: Compare Plano de Saude



Tendências locais e globais no ramo alimentício em 2020

Sucesso de empreendimentos depende da observação e adaptação de velhos hábitos para ações alinhadas a boas políticas de responsabilidade social.


Cartilhas informam sobre consumo culinário de flores e plantas não convencionais

Hortaliças famosas nos antigos quintais voltam à cena gastronômica e caem no gosto da população.

Cartilhas informam sobre consumo culinário de flores e plantas não convencionais

Quer aprender a fazer Madeleine, famoso bolinho francês de limão?

Preparada em aproximadamente 60 minutos, a Madeleine é uma excelente opção para o café da tarde com amigos e familiares.

Quer aprender a fazer Madeleine, famoso bolinho francês de limão?

Um jantar completo: prato principal e sobremesa

Que tal surpreender quem você ama com receitas de dar água na boca?

Um jantar completo: prato principal e sobremesa

Prepare seu próprio sorvete em casa!

É sempre bom ter aquela receitinha fácil anotada para preparar, ainda mais se for refrescante.

Prepare seu próprio sorvete em casa!

Gosta de suco de frutas?

O suco pode ser transformado em algo mais nutritivo a partir de algumas misturas.

Gosta de suco de frutas?

Startup conecta pequeno agricultor de alimentos orgânicos ao consumidor

A plataforma facilita a compra de itens frescos de forma planejada, reforça conexão entre consumidor e produtores e evita desperdício.

Startup conecta pequeno agricultor de alimentos orgânicos ao consumidor

Um “Brigadeiro Zero Açúcar” para todas as festas

Uma opção também como fonte de renda para quem deseja comercializar o docinho.

Um “Brigadeiro Zero Açúcar” para todas as festas

Um pudim para comer de joelhos

Uma receita prática, diferente e com ingredientes que você tem em casa.

Um pudim para comer de joelhos

Como montar lancheira escolar saudável de forma prática e fácil

Confira as dicas extraídas do livro “Lancheira Saudável”, publicado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Como montar lancheira escolar saudável de forma prática e fácil

Receitinha fácil: pudim de pão no micro-ondas

Aproveite os “pães dormidos” para preparar esse doce saboroso, deixando o seu dia e de todos ao seu redor mais especial.

Receitinha fácil: pudim de pão no micro-ondas

As dúvidas mais frequentes sobre a cerveja e curiosidades sobre a bebida

Existem várias dúvidas que costumam surgir, que vai desde qual é a temperatura ideal até o consumo após a data de validade.

As dúvidas mais frequentes sobre a cerveja e curiosidades sobre a bebida