Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dez curiosidades sobre o hambúrguer

Dez curiosidades sobre o hambúrguer

27/05/2016 Divulgação

Neste sábado, 28 de maio é celebrado o dia internacional do hambúrguer

Dez curiosidades sobre o hambúrguer

Você sabia que o hambúrguer tem um dia internacional? Talvez essa não seja a única coisa que você não saiba sobre o hambúrguer.

Confira algumas curiosidades:

- Por que hambúrguer
O nome do lanche tem origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturadacomcebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.

- Hambúrguer foi criado na Mongólia
Segundo historiadores, o hambúrguer no século XIII na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo.

- O hambúrguer mais caro do mundo
O hambúrguer mais caro do mundo custa em torno de $5.000 dólares, aproximadamente R$14.500. O sanduíche é vendido pelo JuicysFoodsandOvationsFoodservices for JuicysOutlaw Grill, nos Estados Unidos.

- Chegada no Brasil
O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, com as primeiras lanchonetes, e faz sucesso até hoje.

- O lanche é cheio de armadilhas
Segundo a nutricionista, Patrícia Cruz, por apresentar um teor de gordura e sódio elevado, ascarnes escolhidas para confeccionar o hambúrguer geralmente são as mais ricas em gordura. Além disso, algumas receitas, no momento da moagem da carne, adicionam um percentual de gordura, para deixar a carne mais suculenta no momento do preparo.

- Hambúrguer não é pecado
Apesar do alto teor calórico com um teor maior de gordura Patrícia Cruz recomenda o consumo do lanche. “Devemos consumi-lo em um uma frequência mais baixa. Mas em hipótese nenhuma é pecado se deliciar com esse lanche. Na hora de comprá-lo podemos pedir salada para acompanhá-lo. Se estamos cuidando do peso, podemos pedir sem muito recheio, por exemplo, sem maionese, com menos queijo.” A especialista também indica que ele deve apresentar proteínas, carboidratos e vegetais sempre que possível.

- Hambúrguer é nutritivo
O pão é fonte de carboidrato, a carne mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. A alface, tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas, a nutricionista reforça que mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, é importante não esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.

- Quantidade ideal de hambúrguer
Para Patrícia, devido o lanche ter um alto teor de gordura, deve-se manter o consumo do sanduíche1 vez por mês. Substituindo uma refeição almoço ou jantar, sem a batata frita. Para beber,os sucos de frutas devem ser preferência.

- Hambúrguer mais saudável
Patrícia recomenda optar por hambúrgueres de carnes mais magras (frango, salmão, fraldinha, alcatra) e trocar o pão de hambúrguer tradicional por uma versão integral.

Também é ideal usar queijos mais magros (mussarela light, mussarela de búfala, queijo branco) e aumentar as saladas (alface, tomate,pepino, cenoura ralada, cogumelos, abobrinha e berinjela grelhada) dentro do pão. Além disso, trocar a maionese comum por uma versão light e não abusar no ketchup e mostarda ajuda a manter uma versão mais saudável do lanche.

A nutricionista também indica fazer do sanduíche uma refeição e nunca lanche intermediário, acompanhado com suco de fruta natural ede uma salada de entrada.



Açúcar não é o vilão. O vilão é o excesso

Açúcares têm um papel importante no organismo como fonte de energia, mas seu consumo de forma exagerada pode trazer consequências.

Açúcar não é o vilão. O vilão é o excesso

Marfrig investe na produção de cordeiro da Patagônia

Unidade da companhia localizada em ilha remota no extremo sul do Chile abate 180.00 animais por ano.


Como não errar nas compras para sua cozinha

Um ambiente que reúne a família e onde passamos boa parte do tempo é a cozinha.

Como não errar nas compras para sua cozinha

Petit Gateau com shake é muito mais delicioso!

Dizem que o primeiro Petit Gateau surgiu de um erro. Seja como for, a sobremesa caiu nas graças dos brasileiros.

Petit Gateau com shake é muito mais delicioso!

Mousse de Champagne: uma nova forma de brindar seu Ano-Novo

Este é mousse leva poucos ingredientes e tem um preparo super-rápido e traz prosperidades para o início do ano com a tradicional romã da sorte.

Mousse de Champagne: uma nova forma de brindar seu Ano-Novo

Três receitas para encerrar o ano e começar 2022

Paras as festas de fim de ano e também para começar 2022, a Gomes da Costa sugere três receitas deliciosas com atum: Biscoitinhos de Natal, Trufas e Bolo de Reis (bolo típico português, que tradicionalmente se come dia 06 de janeiro).

Três receitas para encerrar o ano e começar 2022

Salada da fartura com pernil e lentilha

O prato da prosperidade para o Réveillon!

Salada da fartura com pernil e lentilha

Lanche de Pernil: aproveite as sobras de Natal de um jeito saboroso!

Que tal aproveitar a sobra do pernil da Noite de Natal e fazer aquele lanche?

Lanche de Pernil: aproveite as sobras de Natal de um jeito saboroso!

Receitas de drinks para a Ceia de Natal

Coquetéis refrescantes e fáceis de fazer com os run os Malibu e Havana e o aperitivo francês Lillet para acompanhar das entradas à sobremesa.

Receitas de drinks para a Ceia de Natal

Uma sobremesa diferente e refrescante para o Natal

As receitas de Natal são sempre lembradas pelo uso do chocolate.

Uma sobremesa diferente e refrescante para o Natal

Musse natalina de coco

O Natal está cada vez mais próximo e nada melhor do que uma deliciosa sobremesa para reunir a família, depois do almoço ou da ceia.

Musse natalina de coco

Arroz saboroso com pesto e brócolis

Prato é simples, saudável e pode ser servido tanto no almoço quanto no jantar.

Arroz saboroso com pesto e brócolis