Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dez perguntas e respostas sobre lactose

Dez perguntas e respostas sobre lactose

28/09/2018 Divulgação

A lactose é vilã? Consumir produtos sem lactose é mais saudável? Especialista explica.

Dez perguntas e respostas sobre lactose

O consumidor está cada vez mais preocupado com a alimentação, mas é preciso cuidado para o correto equilíbrio de todos os nutrientes que o corpo necessita.

Ana Paula Del Arco nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), responde a dez perguntas que ajudam a entender melhor as diferenças entre produtos com e sem lactose.

O que é lactose?
A lactose é um nutriente que fornece energia ao corpo e para fornecer energia, precisa ser absorvida pelo corpo. Contudo, o corpo só consegue absorver partículas bem pequenas de carboidratos (os chamados monossacarídeos). Por isso, a lactose precisa necessariamente ser "quebrada" (digerida) em uma molécula de glicose e uma de galactose (os monossacarídeos), para o corpo poder absorver e obter energia oriunda da lactose.

Como os produtos sem lactose são obtidos?

Um leite ou um lácteo sem lactose é um produto no qual a molécula de lactose (glicose + galactose) já foi previamente "quebrada" na indústria de alimentos, pela ação de uma enzima. Os produtos sem lactose são aqueles que já têm a glicose e a galactose prontos para serem absorvidos pelo corpo.

Consumir a lactose faz mal para a saúde?

A lactose só pode causar desconfortos para aquelas pessoas que têm intolerância à lactose. E foi exatamente para estas pessoas que a indústria desenvolveu como uma alternativa os produtos sem lactose (que na verdade são produtos com a lactose "quebrada"), pois as pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir a molécula da lactose.

O que é a intolerância à lactose?
É a dificuldade de digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Os sintomas são desconfortáveis, mas não são graves como os da alergia à proteína do leite. As pessoas que apresentam a intolerância à lactose, têm uma deficiência na produção da enzima lactase (que digere a lactose no intestino). Os principais sintomas da intolerância à lactose são dor e distensão abdominal, inchaço, gases e diarreia.

O que é a alergia à proteína do leite?

A alergia é uma reação do corpo às proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina). Qualquer quantidade é suficiente para causar a reação alérgica.

Os principais sintomas da APLV (alergia à proteína do leite de vaca), estão relacionados ao sistema digestório, como sangue nas fezes, cólicas, diarreia e constipação, como também sintomas na pele, como dermatite atópica e outras manifestações cutâneas. Uma pessoa com APLV não pode entrar em contato com o leite ou produtos que o contenha, nem passar na pele um creme que contenha leite na composição.

Consumir produtos sem lactose é mais saudável?

Os produtos sem lactose não são mais saudáveis para aqueles que não apresentam intolerância à lactose. Os produtos sem lactose são produtos com a lactose "quebrada", mantendo a mesma composição nutricional dos produtos com lactose. Para aqueles que não apresentam intolerância à lactose, excluir qualquer grupo alimentar da dieta não é uma opção saudável. No caso do grupo dos lácteos, excluí-los da dieta pode prejudicar o atingimento do correto balanço nutricional, principalmente em cálcio.

E para quem tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose?

Quem tem a alergia à proteína do leite não pode consumir produtos que contenham leite de vaca em sua composição. Especificamente, nesse caso, as bebidas vegetais podem aparecer como alternativa. No entanto, é recomendado haver acompanhamento nutricional para assegurar uma dieta equilibrada.

Para quem apresenta intolerância à lactose, ainda é possível consumir lácteos que contenham menor quantidade de lactose, como queijos, iogurtes, ou leite de origem animal sem lactose.

Produtos sem lactose são mais caros?

A indústria de alimentos evoluiu bastante e os alimentos sem lactose já estão difundidos e acessíveis para a maioria da população. É possível encontrar produtos sem lactose ou com teor de lactose reduzido com preços similares aos dos produtos com lactose.

Qual a diferença entre o leite com baixo teor de lactose e o sem lactose?
Alimentos isentos de lactose - Contêm quantidade de lactose igual ou menor a 10(dez) miligramas por 100(cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, de acordo com as instruções de preparo do fabricante.

Alimentos com baixo teor de lactose - Alimentos que apresentam quantidade de lactose maior que 10 (dez) miligramas por 100 (cem) gramas ou mililitros e igual ou menor do que 1 (um) grama por 100 (cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, conforme as instruções de preparo do fabricante.

O leite sem lactose não tem a mesma quantidade de cálcio?
O leite sem lactose tem a mesma quantidade de cálcio que o leite com lactose. A única diferença é que os produtos sem lactose tiveram a lactose previamente "quebrada" (ou digerida). 



Alimento orgânico ou convencional: qual é o melhor?

Por incrível que pareça, a polaridade existente em muitos assuntos do nosso cotidiano também se aplica aos alimentos.

Alimento orgânico ou convencional: qual é o melhor?

8 alimentos para incluir na dieta se você tem dores crônicas

Nutricionista fala sobre o poder dos alimentos para a nossa saúde.

8 alimentos para incluir na dieta se você tem dores crônicas

Descubra os 4 erros mais comuns na cozinha e que são prejudiciais à saúde

Medidas inadequadas podem ser origem para doenças transmitidas por alimentos como a intoxicação alimentar.

Descubra os 4 erros mais comuns na cozinha e que são prejudiciais à saúde

Cacau e chocolate: desigualdade no universo alimentar

Pesquisador da Strong School analisa produção de chocolates em países pobres e ricos.

Cacau e chocolate: desigualdade no universo alimentar

Frutas cítricas em alta, mas exportação pode melhorar

Os produtores de frutas cítricas do Norte de Minas estão sentindo um cheirinho de mercado em alta.

Frutas cítricas em alta, mas exportação pode melhorar

Aprenda a fazer ovos de Páscoa diferentes e para toda a família

Em série de vídeos, marca de laticínios ensina a fazer ovos de acordo com estilo de cada membro da família, como um ovo trufado com caipirinha e em formato do brinquedo Pop It

Aprenda a fazer ovos de Páscoa diferentes e para toda a família

Embrapa lança livro com mais de 140 receitas com o butiá

Contribuíram com receitas 120 pessoas, entre apreciadores de butiá, professores e alunos de cursos de gastronomia e chefs de cozinha.

Embrapa lança livro com mais de 140 receitas com o butiá

Receita de Escondidinho de “Frango Vegetal”

Preparar um prato à base de vegetais é contemplar paladares diversos.

Receita de Escondidinho de “Frango Vegetal”

Chocolateria artesanal projeta crescimento nas vendas de Páscoa

D’Fuhrmann está otimista e espera faturar entre 20 e 25% a mais em relação ao ano passado.

Chocolateria artesanal projeta crescimento nas vendas de Páscoa

Brigadeiro de Banoffe Zero Açúcar

Feito com Adoçante Culinário Lowçucar e Biscoito Maisena Lowçucar Zero Adição de Açúcares produtos práticos e saudáveis.

Brigadeiro de Banoffe Zero Açúcar

Ovos de Páscoa estão até 40% mais caros em 2022

Pesquisa foi feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Ovos de Páscoa estão até 40% mais caros em 2022

Coca-Cola inicia comercialização da cerveja Therezópolis em Minas Gerais

Ação promocional, realizada até o dia 6 de abril, vai distribuir brindes aos consumidores em pontos de venda mineiros.

Coca-Cola inicia comercialização da cerveja Therezópolis em Minas Gerais