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Frutas, legumes e verduras que combatem o stress

Frutas, legumes e verduras que combatem o stress

11/07/2014 Da Redação

Aliados para uma dieta equilibrada que ajude a manter longe o mal do século.

Com o corre-corre diário, uma alimentação equilibrada é sempre a melhor forma de manter o corpo em forma e também proteger o organismo de doenças.

A nutricionista Valéria Coelho, da Clínica Thaís Guerreiro, dá algumas dicas para quem quer deixar o stress de fora da rotina.

Como o stress aumenta a produção de radicais livres, é preciso uma dieta antioxidante. Os alimentos ricos em antioxidantes são as frutas e verduras que devem ser consumidas diariamente.

Entre as frutas mais indicadas temos:

Laranja: rica em vitamina C (importante antioxidante), vitaminas do complexo B e cálcio. É um ótimo relaxante muscular, além de ajudar no funcionamento intestinal (quando se consome o bagaço), o que ajuda a melhorar a absorção de outros nutrientes;

Chá de Maracujá (com suas folhas): também tem vitamina C, mas no seu caso tem também os flavonóides que ajudam a “acalmar” o sistema nervoso central;

Castanha do Pará: rica em selênio, poderoso antioxidante, que atua principalmente contra stress.

Entre os legumes e as verduras temos:

Alface (talo): é calmante natural por conter lactucina;

Brócolis: rico em ácido fólico que é muito importante para ajudar no bom funcionamento das células. Além de ajudar na prevenção da depressão (que muitas vezes pode ser consequência do stress);

Couve – rica em fibras, ferro, cálcio e antioxidantes. Ajuda a combater o stress e outras doenças, pois contribui no fortalecimento do sistema imunológico.

Essas são somente algumas sugestões e vale deixar claro que variar os alimentos diariamente é muito importante para aumentar o aporte de nutrientes para o organismo, mantendo-o saudável e em equilíbrio.



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