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Oito motivos para incluir castanhas na alimentação

Oito motivos para incluir castanhas na alimentação

10/08/2017 Divulgação

As castanhas ajudam a controlar o peso e a glicemia e a prevenir doenças cardiovasculares.

Oito motivos para incluir castanhas na alimentação

Ricas em proteínas, fibras e antioxidantes, as castanhas são produtos originalmente brasileiros que possuem uma excelente composição nutricional. Podemos incluir nessa lista de gorduras monoinsaturadas, ou as chamadas “gorduras boas”, o amendoim, a castanha-do-pará, de caju, nozes e amêndoas.

De acordo com a nutricionista Klara Rahmann, consultora da Enova Foods, as castanhas podem ser consumidas diariamente, tanto soltas, ao natural, ou junto com uma fruta e/ou iogurte.

Veja as opções abaixo:

1 - Assegura uma das sensações mais importantes para o controle de peso: a saciedade
Por conta da consistência mais dura (o que força maior tempo de mastigação) e a sua composição nutricional rica em gorduras insaturadas, fibras e proteínas, as castanhas são digeridas mais lentamente e estimulam a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.

2 - Melhora o controle de peso e da glicemia
O tipo de gordura (mono e poli-insaturadas) encontrado nas oleaginosas é absorvido mais rapidamente pelo corpo e tem efeito no aumento do metabolismo, o que pode contribuir para o controle de peso. Elas também ajudam a controlar a glicemia, devido à associação entre o alto de teor de fibras, gorduras insaturadas e o baixo teor de carboidratos. Essa combinação estimula a liberação de uma quantidade menor de insulina (hormônio que leva à produção de gordura no corpo) e de forma mais sustentada, ou seja, trazendo menos fome, mais saciedade e, consequentemente, melhor controle da glicemia.

3 - Fortalece os ossos e dentes
Devido ao alto teor de fósforo e magnésio presentes nas castanhas. O fósforo se une ao cálcio para tornar os dentes e ossos mais rígidos quando os níveis de magnésio estão equilibrados.

4 - Melhora a memória, aprendizado e concentração
As castanhas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e ômega-9 que agem no sistema nervoso, limpando as toxinas que levam a morte dos neurônios e contribuindo na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

5 - Fornece uma barreira antioxidante aumentando a imunidade

Substâncias naturalmente antioxidantes como a vitamina E, selênio, zinco e compostos fenólicos que estão presentes nas castanhas são capazes de combater a produção de radicais livres pelo corpo.

6 - Reduz o mau colesterol
As castanhas têm baixo teor de gorduras saturadas e um elevado nível de gorduras insaturadas (as boas). Além disso, a presença de fitosteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol) e antioxidantes também garantem a redução do mau colesterol.

7 - Previne doenças cardiovasculares
Por meio da ação sinérgica dos ácidos graxos e de compostos bioativos presentes nas castanhas, elas possuem ações antioxidante e anti-inflamatória relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque é capaz de reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL).

8 - Reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer

As oleaginosas têm componentes de ação antoproliferativa, como gorduras insaturadas e compostos antioxidantes (vitamina E, quercetina, resveratrol e polifenóis) que ajudam a inibir a proliferação de células cancerosas.



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