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Os benefícios da alimentação com mantimentos integrais

Os benefícios da alimentação com mantimentos integrais

18/06/2019 Divulgação

Por ser rico em fibras, o alimento integral limpa o organismo e ajuda a retirar a gordura, açúcares e toxinas do corpo

Os benefícios da alimentação com mantimentos integrais

Os alimentos integrais são fontes de diversos nutrientes, tais como, a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais: como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Por ser rico em fibras, o alimento integral limpa o organismo e ajuda a retirar a gordura, açúcares e toxinas do corpo.

Esses mantimentos podem ser incluídos diariamente na dieta ao optar pelo consumo de arroz integral, granola e outros grãos integrais, a exemplo da aveia. De acordo Cristiane Botelho, nutricionista da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade UNIVERITAS/UNG, os alimentos integrais possuem uma grande quantidade de fibras, que absorvem água formando uma espécie de gel no estômago, ficando lá por mais tempo, causando a sensação de saciedade, ou seja, "matam a fome" por mais tempo.

"O consumo do integral faz com que a pessoa sinta menos fome e isso pode ajudar com que o consumo de outros alimentos seja menor. O processo de mastigação ajuda também ajuda a ativar a sensação de saciedade", explica Cristiane, que ressalta. "Para quebrar a fibra do alimento é necessário mastigá-lo mais vezes, facilitando a digestão e maior aproveitamento dos nutrientes", complementa.

Em relação às questões calóricas, os alimentos integrais e os refinados possuem quase o mesmo valor energético. A grande diferença está na composição nutricional entre eles. Os integrais, por não passarem pelo processo de refinamento, mantem suas características originais, preservando sua propriedade nutricional. Enquanto os refinados perdem, durante o processo industrial, boa parte dos nutrientes e fibras que possuem. Contudo, é essencial a ingestão de água, para evitar problemas de constipação.

Benefícios:
Os alimentos integrais, também, ajudam no tratamento ou prevenção de doenças, pois preservam os minerais e vitaminas em sua composição. Pela riqueza em fibras, contribuem para melhorar o bom funcionamento do intestino e do organismo como um todo. O consumo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. Os níveis de açúcares no corpo também são equilibrados, pois a liberação da glicose se torna mais lenta e constante, beneficiando especialmente os portadores de diabetes.  Além disso, por serem ricos em fibras, limpam o organismo, ajudando a retirar a gordura, os açúcares e as substâncias toxicas presentes no corpo e ajudam a baixar os níveis de LDL, também conhecido como colesterol ruim, o que previne doenças cardiovasculares.



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