Tradicional caipirinha é foco de inovação em feira
Tradicional caipirinha é foco de inovação em feira
Produção industrial da Caipirinha Brunholi é destaque da Feira do Empreendedor, em São Paulo.

Cachaça, limão, açúcar e mais nada. Esta é a receita de sucesso, e inovadora, da Caipirinha Brunholi, que será um dos destaques do Boteco de Sucesso Sebrae, como exemplo de inovação durante a Feira do Empreendedor, que acontece em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de abril, no Pavilhão de Exposições Anhembi.
Analisando a receita do produto, não é possível enxergar uma inovação. Afinal, caipirinha é isso mesmo: cachaça, limão e açúcar. Mas, ao lembrar de bebidas que chegaram ao mercado como caipirinhas industrializadas, que foram rejeitadas pelo paladar dos consumidores pelo sabor artificial, entendemos que a inovação não está ligada aos ingredientes, mas sim, ao processo desenvolvido pelo engenheiro químico e sócio da marca, Paulo Brunholi, para estabilizar o sabor.
“Tudo começou com a linha de licores fabricados em nosso complexo, o Villa Brunholi. Um deles era um licor de cachaça com limão. A semelhança com o sabor da caipirinha nos fez enxergar que era possível entregar ao mercado uma caipirinha pura, sem sabor artificial utilizando os ingredientes naturais”, conta o empresário.
O processo de desenvolvimento não foi simples, já que o limão oxida facilmente, e em poucos minutos é possível sentir o amargor. Mas a certeza de não recorrer ao sabor artificial da fruta moveu Paulo em uma imersão de testes, pesquisas e estudos para conquistar não apenas o sabor perfeito e equilibrado, mas também, uma cor clara, uma bebida transparente, que deixasse ao consumidor a certeza de ter em mãos uma caipirinha autêntica.
“O grande desafio para a produção da caipirinha foi a estabilização do limão, se você cortar um limão e demorar 40 minutos para fazer a caipirinha, já vai sentir o amargor. Conseguimos, por meio de muitos testes e estudos, um processo onde não há oxidação, sendo assim, ela continua sempre fresca, igual a caipirinha feita na hora”, finaliza Brunholi.