Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Felicidade e seus vários benefícios à saúde não são exclusivos

A Felicidade e seus vários benefícios à saúde não são exclusivos

26/08/2015 Eric Nelson

Essa é uma ótima notícia. Mas que talvez não seja boa para aqueles que não são lá muito bons em ficar felizes.

“Recentemente, uma massa crítica de pesquisas tem fornecido o que pode ser o argumento mais básico e irrefutável em favor da felicidade", declarou Kira Newman em seu artigo no site Cal Berkeley’s Greater Good Science Center. “A felicidade e a boa saúde andam de mãos dadas. De fato, estudos científicos têm descoberto que a felicidade pode tornar nossos corações mais saudáveis, nossos sistemas imunológicos mais fortes e as nossas vidas mais longas.”

Essa é uma ótima notícia. Mas que talvez não seja boa para aqueles que não são lá muito bons em ficar felizes.

“Tenho transtorno bipolar e frequentemente me pergunto como os sintomas emocionais que resultam dele podem afetar minha felicidade e saúde em geral", escreve "Tyla" na seção de comentários do artigo. "Estou em séria desvantagem por sofrer de uma doença que me predispõe à infelicidade por causa da depressão e da ansiedade?”

Depende.

Se, como geralmente se acredita, a felicidade fosse um fenômeno principalmente com base em substâncias químicas, então sim, seria lógico admitir que aqueles cujos organismos têm dificuldade para gerar tais substâncias químicas, têm "uma séria desvantagem". Esse é um pensamento bem deprimente.

Mas se, por outro lado, há outra fonte à qual eles podem recorrer para obter felicidade– uma fonte mais segura, mais confiável, menos química e que não tenha base em substâncias químicas – aí ninguém estaria em desvantagem. É aí que quero chegar.

Por mais que tentemos, contudo, não conseguimos simplesmente nos livrar da noção, ou evitar os sofrimentos do que a maioria supõe ser uma existência material. Ainda assim, é uma suposição que merece ser desafiada.

“A felicidade é espiritual, nascida da Verdade e do Amor,” afirma Mary Baker Eddy, uma reformadora religiosa e pensadora, cujos muitos anos de provações e tribulações proporcionaram imenso incentivo para buscar a fonte – e seus benefícios resultantes à saúde – da felicidade. “É desprendida do Ego; por isso, não pode existir sozinha, mas requer que toda a humanidade dela compartilhe.”

Mais que uma mera declaração de fé, a convicção de Eddy de que a felicidade origina-se de algo fora da matéria foi uma declaração profunda de verdade forjada a partir da sua própria experiência de vida – uma verdade que, assim que se tornou melhor compreendida, teve o efeito de melhorar não só a sua própria saúde mas a saúde daqueles que ela incentivou a considerar esse mesmo ponto de vista espiritual.

Claro, há vezes em que adotar tal perspectiva é muito mais fácil na teoria do que na prática, especialmente quando nos vemos tão obcecados pela felicidade alheia – ao que os comentaristas sociais referem-se frequentemente como o "medo de ficar por fora", ou FOMO (Fearofmissing out). Contudo, é somente nessas situações, quando simplesmente estar aberto ao fato de que a felicidade, como uma expressão completamente espiritual, "requer que toda a humanidade dela compartilhe" pode ser especialmente útil para superar quaisquer obstáculos mentais que possam parecer atrapalhar o seu senso de contentamento.

Ainda mais importante do que a revelação de que a "felicidade e a boa saúde andam de mãos dadas" é a compreensão de que a felicidade não é exclusiva. Ninguém está de fora. E no fim das contas, ninguém pode nem deve ser privado de seus muitos benefícios, nem o menor deles que é uma saúde melhor.

* Eric Nelson vive na Califórnia e, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre a relação entre a consciência e a saúde.



Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias