Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A harmonia na vida assim como na música

A harmonia na vida assim como na música

18/10/2016 Ana Carla Vicencio

Estudos comprovam que a música produz um efeito direto sobre as células do organismo humano.

A harmonia na vida assim como na música

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Oncobiologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) aponta os efeitos positivos da 5ª Sinfonia de Beethoven e a Atmosphères de György Ligeti para o desaparecimento e a diminuição das células sob análise. O resultado desse estudo pode apresentar um novo método de tratamento para o câncer de mama.

Mary Baker Eddy, uma teóloga norte-americana, despertou-me a curiosidade ao comparar a harmonia presente na música às leis espirituais harmoniosas que regem o homem e o universo. “A harmonia no homem é tão real e imortal como na música”, diz ela, em seu livro Ciência e Saúde. Assim como “o princípio da música nada sabe da discórdia”, o Princípio do homem harmonioso não produz a doença.

Foi o que comprovou Florence Anika Lasnier, quando recebeu o diagnóstico de câncer: “Com dois filhos para criar, eu não podia aceitar esse diagnóstico. Eu desejava estar com eles, para poder criá-los e apoiá-los. Disse a mim mesma que devia haver uma solução e que eu precisava continuar procurando pela inspiração que me diria como curar essa doença. Naquela época, eu estivera praticando meditação por muitos anos. A primeira ideia que me veio à mente foi a de que eu precisava parar de trabalhar e concentrar meu pensamento e minhas energias em encontrar a cura. Não conseguia me imaginar seguindo um tratamento médico convencional, pois, para mim, a resposta não estava ali.

De vez em quando, sentia dor e passava por momentos muito difíceis. Tinha medo de morrer. Lutava mentalmente contra o medo, com todas as minhas forças, mas a luta era exaustiva. Naquela ocasião, percebi também que estava com muita raiva de uma pessoa muito próxima a mim e que esse sentimento era prejudicial ao meu bem-estar. Pouco a pouco fui conseguindo perdoá-la.

Senti a necessidade de procurar ajuda... Entrei em contato com alguém que ... me deu o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, e a informação de contato de um Praticista da Ciência Cristã. Foi então que descobri o efeito prático da oração metafísica.

Comecei a ler Ciência e Saúde. Era como se eu estivesse lendo meus próprios pensamentos, o que eu sempre sentira e não havia conseguido expressar. Sabia que as ideias do livro declaravam a verdade sobre o meu ser. Eu estava saindo de uma prisão mental e compreendendo minha unidade com Deus, o Espírito. As ideias que eu estava obtendo por meio da minha leitura me davam muita força. Graças a esse livro, agora eu sabia que tinha a capacidade de enfrentar e vencer o medo da doença, e de encontrar a cura. Sentia a presença de Deus comigo”.

Com o estudo diário do livro e a ajuda de um profissional da Ciência Cristã, ela compreendeu que o Amor divino cura. Cerca de três meses depois, ela percebeu que estava curada e isso ocorreu há mais dois anos e meio. Essa cura é o fruto de um despertar para a verdade que é acessível a todos.

A experiência de Florence pode representar o enfrentamento de muitas pessoas em circunstâncias parecidas, mas sua disposição e confiança em buscar uma solução, fez com que ela obtivesse a cura física e o entendimento do Princípio da harmonia em sua vida e saúde.

* Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e saúde.



São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças