Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A hora é agora

A hora é agora

24/05/2017 Leide Lessa

É importante aceitar mentalmente que agora é a “hora das mulheres”.

A hora é agora

Eu estava almoçando no belo jardim de um restaurante, quando uma senhora perguntou se poderia sentar-se à minha mesa. Disse que sim e continuei trabalhando e almoçando. Mas senti que tínhamos de conversar, mesmo sem saber como ela reagiria. Era a primeira vez que falaria com uma pessoa estranha na cidade suíça de Biel. Para minha surpresa, conversamos por mais de uma hora! Trocamos muitas idéias políticas, mas principalmente espirituais.

Nossa conversa me fez lembrar do que aconteceu com Nabila Rifo, de Coyhauque, Chile, vítima de tentativa de femicídio, lesões e estupro violento. O que aconteceu com Nabila tocou os corações de muitos e “chocou o país”, pela ação tão brutal de seu parceiro, devido ao uso de álcool.

Infelizmente, muitos não sabem que casos como esse ocorrem em vários lugares, e mulheres e crianças sofrem em silêncio, talvez pelo sentimento inconcebível de que talvez mereçam tal castigo, ou porque amem o violador, ou por medo, ou por vergonha de denunciar o agressor e serem expostas ao público.

Tais casos são esquecidos em um mundo desconhecido e disfarçado pelas aparências. Mas, mesmo quando não há justiça humana, ou seja, a punição necessária para o agressor, as vítimas podem encontrar uma solução: a cura mental e emocional para seguir adiante. Isso foi exatamente o que aconteceu com a senhora que conheci em Biel.

Ao trocar idéias sobre a espiritualidade e sua importância para encontrar equilíbrio e paz interior, aquela senhora me contou que era cristã, acreditava em Deus e em algumas partes da Bíblia. O pai, sob a influência de álcool, maltratava muito a ela e a seus irmãos quando pequenos. A mãe não os defendia. Pelo contrário, como o marido a agredia, ela também batia nos filhos.

“Como posso pensar de honrar pais como esses? Não é impossível?” Ela se referia ao Quinto Mandamento bíblico. Expliquei-lhe que a Ciência Cristã ensina que Deus é nosso Pai-Mãe, por isso, pensamos em honrar a Deus. Ela sorriu e disse: “Ah, com isso eu concordo e posso fazê-lo.”

Continuou contando-me a sua história. Quando se tornou maior de idade, saiu de casa, mas o pesadelo da vida com os pais continuava com ela. Até que um dia, talvez por ler algo ou por uma simples mensagem de Deus, veio-lhe o pensamento: “Enquanto você continuar revivendo o passado, estará presa a seus pais. Viva o agora e liberte-se do passado!”

Assim, conseguiu sentir-se livre, e desde essa época, vive o agora; não o passado; não o futuro. Ela teve uma vida normal, com filhos que cresceram saudáveis e estão bem. Seus irmãos também tiveram uma vida bem sucedida, sem dramas.

Ela vive com gratidão e alegria, sentindo que nada pode impedir o seu desenvolvimento.

Todos podemos ter essa atitude em relação à vida.

“Chegou a hora da mulher, com toda a sua doçura e suavidade, bem como com reformas morais e religiosas.” (Não e Sim, p.45:19).

É importante aceitar mentalmente que agora é a “hora das mulheres”. Assim, colaboramos para que mulheres e crianças não sofram como Nabila ou como a senhora que conheci. Elas podem superar as cicatrizes do passado e o sofrimento proveniente do abuso; podem seguir em frente e ajudar a formar um mundo mais justo, igualitário e não-violento.

Deus é o verdadeiro Pai e Mãe de todos nós, homens, mulheres, jovens e crianças; todos criados com a capacidade de viver em harmonia e de controlar impulsos; de expressar sabedoria, respeito e igualdade em tudo o que fazemos.

* Leide Lessa é conferencista e professora de Ciência Cristã. Escreve reflexões sobre a espiritualidade e a vida. E-Mail: [email protected] Twitter: @LeideLessa



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos