Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Igreja pode ser “um lugar de luz”

A Igreja pode ser “um lugar de luz”

04/06/2018 Kevin Ness

Para muitas pessoas atualmente, a frase “meus pensamentos e orações estão com você” se tornou um clichê sem sentido.

margin-right: 10px; margin-bottom: 10px;A Assembleia Anual dos Cientistas Cristãos em 4 de junho ofereceu a opinião de que não necessariamente isso seja verdade.

Os membros reuniram-se tanto na Igreja Mãe de sua denominação, situada em Boston, como pela transmissão mundial ao vivo em vídeo, para ouvir e compartilhar experiências que mostraram o quão significativa a oração fundamentada no amor pode ser na vida das pessoas — e o progresso e a cura que ela pode trazer a um mundo conturbado.

O tema da reunião foi extraído do Novo Testamento: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. “Precisamos não apenas falar sobre o andar, mas andar como falamos”, disse Scott Preller, membro da Diretoria da Ciência Cristã, “assumindo a responsabilidade de como agimos em relação aos outros, para que realmente deixemos que o Espírito, o verdadeiro amor de uns aos outros, nos anime”.

A Diretoria da Ciência Cristã, formada por cinco membros da denominação, concluiu recentemente 17 reuniões regionais em igrejas nos Estados Unidos e na Europa. Mais reuniões estão planejadas na América do Norte e em outros continentes. A Diretoria disse que queria se encontrar pessoalmente com o maior número possível de membros, para ouvir e conversar.

Eles falaram francamente sobre algumas questões difíceis enfrentadas pela igreja, bem como por outras denominações cristãs e pela sociedade em geral. Mas observaram que também encontraram “uma nova vitalidade, algo que aprofundou o envolvimento com os valores centrais”, o que chamaram de uma nova energia e disposição dos membros para trabalhar juntos como igreja “para ser uma força para o bem no mundo”.

De acordo com a presidente da Diretoria para este ano, Robin Hoagland, “vimos repetidas vezes que o mais importante é a verdadeira vida espiritual e o amor genuíno. Ouvimos muito sobre a cura de condições debilitantes ou consideradas incuráveis, o que é uma consequência natural, quando sentimos a realidade do Espírito, o amor de Deus, à mão”.

Um relatório durante a Assembleia Anual citou a apresentação sobre a prática dos Cientistas Cristãos em um Congresso Acadêmico Internacional, na Ásia, sobre religião e cura. “Quais são os objetivos acadêmicos sobre experiências como essas?”, indagou a apresentação, abordando o ceticismo natural que muitos sentem em relação à cura espiritual em uma era de aceleração do avanço tecnológico.

Tal apresentação reconheceu que a prática da cura cristã não pode ser abordada “dogmatica ou cegamente. . . Não é uma decisão que os Cientistas Cristãos impõem aos outros”. Contudo, as experiências de cura dos Cientistas Cristãos . . . podem ter algo para ensinar a todos nós sobre as mais profundas “fontes de cura na vida das pessoas” e “a humanidade que temos em comum e o âmago espiritual ".

A Igreja de Cristo, Cientista, fundada por Mary Baker Eddy em 1879, tem filiais em cerca de 70 países. Durante a reunião, anunciaram que uma nova tradução do livro de Eddy, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, foi concluída em Igbo, uma língua cujos falantes vivem principalmente na Nigéria. Visto que Eddy considerava as Escrituras como “o mapa náutico da vida”, a Bíblia e seu livro são considerados o “Pastor” da igreja.

Os membros desta denominação vêm de uma ampla gama de origens e experiências de vida. O novo presidente da igreja, Keith Wommack, praticista e professor de Ciência Cristã na cidade de Corpus Christi, Texas, viajou por dez anos com uma banda de rock até encontrar-se “dedicando horas à oração e ao estudo espiritual”, e deparar-se com pessoas que lhe pediam ajuda por meio da oração.

“O amor que não busca interesses próprios é o coração da igreja”, disse o diretor Rich Evans. “Isso faz reinar em nós os ensinamentos do mestre cristão, Cristo Jesus, para amar a Deus e a toda a humanidade.”

Como o relato em um workshop relacionado ao encontro descrito — referindo-se à cura de um morador de rua viciado — a igreja se torna “um lugar de luz”, quando a congregação vive o amor que Deus expressa. 



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional