Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A influência e o poder das cores sobre emoções e sentimentos

A influência e o poder das cores sobre emoções e sentimentos

22/12/2021 Andréa Ladislau

As cores falam muito sobre nós e exercem um poder extraordinário sobre nossas emoções e sentimentos.

A influência e o poder das cores sobre emoções e sentimentos

Chamamos essa influência de psicologia das cores. Cada uma delas possui um significado e, consequentemente, causam diferentes emoções entre as pessoas. Por exemplo, no marketing, transmitir a emoção através das cores pode ser decisivo no momento de fazer com que o cliente se sinta estimulado a comprar determinado serviço ou produto.

A Psicologia das Cores é um estudo que demonstra a maneira como o nosso cérebro é capaz de processar essas cores, relacionando-as de forma quase imperceptível a uma emoção ou sentimento. Daí ser tão importante que conheçamos o significado das cores, não só para percebermos quais as paletas que mais nos favorecem, como também para sabermos aplicá-las ao nosso dia-a-dia pessoal e profissional e adequá-las à mensagem visual que desejamos transmitir ao outro e ao mundo.

Esse estudo busca compreender o comportamento humano em relação às cores, analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, na criação de desejos e muito mais.

A grande verdade é que somos seres extremamente visuais. Nossos olhos percebem as cores bem antes de qualquer outro elemento, por isso, entender o que comunicam é essencial! E é essa é o grande segredo das cores, elas influenciam nosso humor e direcionam a energia do dia-a-dia. Visto que, geram estímulos para o que desejamos e para nosso bem-estar.

A Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos. São elas: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria.

Cada uma delas é representada por uma cor. Assim sendo, elas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas e podem estimular o nosso cérebro de muitas maneiras diferentes, por serem muito mais que um fenômeno ótico.

Por exemplo, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.

Seguindo essa linha de raciocínio, pense qual a cor você mais gosta? Qual a cor menos lhe atrai? Vamos ver o que cada uma delas pode significar ou quais as sensações mentais elas podem provocar?

Te proponho me acompanhar nesse universo colorido de dicas para que possa perceber porque determinadas sensações se manifestam quando está em contanto com uma das cores descritas abaixo:

O Amarelo

Remete à luz e ao calor. Pode estimular a fome. Não é à toa que marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo. Sensações: abundância, otimismo, alegria, amizade, cautela.

O vermelho

Representa diferentes emoções como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a fome. Sensações: paixão, emoção, exigência, juventude, perigo, desafio, urgência.

 O Verde

É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à saúde. Sensações: calma, tranquilidade, saúde, vida, cura, dinheiro, crescimento.

O Rosa

O rosa claro transmite a tranquilidade e a inocência. Enquanto, o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução. Sensações: romance, fé, beleza, amor, sensibilidade.

O Laranja

É uma cor alegre, que transmite energia ao público e estimula a criatividade. Sensações: energia, desejo, calor, confiança, alegria.

O Azul

O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder. Esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e confiança. Sensações: credibilidade, confiança, profissionalismo, paz, segurança, força, integridade.

O Roxo

Significa poder, sabedoria e respeito, além de transmitir uma ideia de criatividade. Sensações: cura, proteção, inteligência, imaginação, dignidade, luxo.

Marrom

Passa a ideia de elegância, também tem relação direta com a natureza, representa a cor da madeira e da terra.

Preto

É a mais elegante das cores! Remete à sofisticação, modernidade e luxo. Sensações: sofisticação, poder, formalidade, mistério.

Branco

O branco é a cor mais pura. Ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância. Utilizada para transmitir higiene. Sensações: leveza, esperança, bondade, luz, pureza, simplicidade

Cinza

É uma cor agradável e que passa a sensação de modernidade e profissionalismo. Sensações: equilíbrio, neutralidade, estabilidade, força, autoridade, personalidade.

Ou seja, quer mais equilíbrio aposte no verde. Quer vibrar na criatividade vá de laranja. Quer se conectar com sua espiritualidade, vá de lilás. Quer serenidade aposte no azul. Precisa de energia ou está triste, aposte no branco e evite o preto! 

Por influenciar, psicologicamente, no estado de espírito, as cores podem alterar a motivação e o humor, além de afetar a percepção da dimensão do ambiente. No entanto, um outro aspecto importante na vida do ser humano e que também pode ser influenciado pelas cores é o nosso senso de recordação.

A visualização das cores pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Isso se assemelha ao que acontece com os cheiros. Consequentemente, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação vivida no passado.

Enfim, muitos desconhecem o poder influenciador das cores na energia interior que determina nossas emoções e sensações. Mas estar atento a elas e a seus significados, é fundamental para evitar sentimentos inadequados que podem baixar nossa energia e estimular bons fluídos.

Portanto, o autoconhecimento é uma excelente ferramenta na busca por respostas internas que nos mostrem caminhos de crescimento pessoal, além disso, associar a psicologia das cores como aliada, agrega ainda mais valor ao nosso bem-estar físico e mental.

* Andréa Ladislau - Psicanalista.

Para mais informações sobre as Cores clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.


O Influenza também está no nosso foco

Falar em vacinação nos dias de hoje nos tende a remeter quase que exclusivamente ao combate à Covid-19.

O Influenza também está no nosso foco

A nova era da Telemedicina no Brasil

Alguns números atestam que as consultas virtuais estão sendo utilizadas cada vez mais no país.

A nova era da Telemedicina no Brasil

Para onde foram os nutrientes que estavam aqui?

A maioria das culturas vegetais são produzidas com a ajuda de solos fertilizados. O alto uso de fertilizantes nitrogenados tende a reduzir o teor de vitamina C em muitas frutas e hortaliças.


Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia. A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos.

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Por muito tempo o hábito de roncar tem sido visto como motivo de chacota ou algo corriqueiro.

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Qual é o melhor presente do dia das mães?

O mês de maio é reconhecido como o mês das mães em vários lugares do mundo.

Qual é o melhor presente do dia das mães?

A felicidade faz parte do trabalho

“Trabalhe com o que ama e não precisará trabalhar um único dia em sua vida.”

A felicidade faz parte do trabalho

Cinco hábitos que prejudicam as mãos e como mudá-los

O WhatsAppinite, por exemplo é uma tendinite causada pelo uso excessivo do celular.

Cinco hábitos que prejudicam as mãos e como mudá-los

Saiba como escolher os melhores vinhos para sua comemoração

Reunir as pessoas mais queridas, escolher a playlist, caprichar na decoração e acertar no cardápio e arrasar na escolha dos vinhos.

Saiba como escolher os melhores vinhos para sua comemoração