Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Páscoa da paz

A Páscoa da paz

16/04/2022 Padre Wagner Ferreira da Silva

Um diagnóstico sobre o drama da guerra nunca será completo sem um olhar de fé.

A Páscoa da paz

O mundo convive com o drama de uma guerra em curso, com repercussões dolorosas sobretudo para o povo ucraniano. No entanto, como disse o Papa Francisco, na audiência geral, no último dia 23 de março: “Não há vitória numa guerra: tudo é derrotado. Que o Senhor nos envie o seu Espírito a fim de nos fazer compreender que a guerra é uma derrota para a humanidade, para nos fazer compreender que a guerra deve ser derrotada”.

A história da humanidade, mesmo sendo marcada por diversos fenômenos de evolução, como por exemplo a tecnológica, parece demonstrar certa involução moral. Ou seja, depois da humanidade ter sofrido duas grandes guerras mundiais, alguns líderes mundiais demonstram indiferença aos sofrimentos de seus semelhantes. Nas guerras e nos conflitos armados em curso, em diversas partes do mundo, interesses egoístas são colocados acima da promoção do bem comum, da justiça social e da paz entre os povos.

Um diagnóstico sobre o drama da guerra nunca será completo sem um olhar de fé, e, por isso, é justo recorrermos ao ensinamento da Bíblia Sagrada quando, em sua epístola, o apóstolo São Tiago apresenta algumas questões: “De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, precisamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?” (Tg 4,1). Por trás de todo conflito, manifesta-se o mistério do pecado, a vontade de impor a própria vontade sobre os outros, a vontade de eliminar os outros porque os considero obstáculos para alcançar os próprios objetivos egoístas.

Estamos para entrar no tempo litúrgico da Páscoa, onde ouviremos trechos dos Evangelhos que narram as aparições de Jesus Ressuscitado. Gostaria de destacar o momento quando os discípulos se encontravam trancados em um lugar, pois estavam com medo, e ali Jesus se coloca no meio deles e diz: “A paz esteja convosco”. O Shalom de Deus é um dos primeiros dons do Senhor Ressuscitado, pois, tendo ele vencido o reino do pecado e da morte, por meio de sua Páscoa (passagem da morte à vida), Ele mesmo tem o poder de libertar o coração humano do medo, da inveja, do ódio, do egoísmo e de tudo aquilo que não é digno do ser humano.

Em nome da família Canção Nova, desejo a todos uma Páscoa rica da paz do Cristo Ressuscitado. Que abramos as portas do nosso coração para que a paz de Cristo nos transforme em promotores da paz, do perdão e da reconciliação, de modo que nossas famílias, nossas cidades, nossos países sejam lugares onde nos amemos como verdadeiros irmãos.

* Padre Wagner Ferreira da Silva é Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias e Vice-presidente da Comunidade Canção Nova.

Para mais informações sobre Páscoa clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias