Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cientistas Cristãos se reúnem em Boston durante a Assembleia Anual

Cientistas Cristãos se reúnem em Boston durante a Assembleia Anual

06/06/2016 Richard Evans

O tema deste ano é: A Igreja que cura e salva o mundo,

Eles ponderaram sobre uma pergunta como muitas igrejas cristãs tradicionais também o fazem: pode a igreja ser relevante hoje em dia?

A perspectiva da Ciência Cristã sobre essa questão, como em tudo o mais, segue o lado oposto à narrativa popular. “Há uma fome universal para a vivenciar o sincero poder salvador de Deus", disse Margaret Rogers, presidente do Conselho de Diretores, composto por cinco membros, d’A Igreja de Cristo, Cientista, cuja sede mundial é em Boston. Ela disse que “a demanda é para uma igreja, ardente do amor isento de ego e ativamente envolvida com a autêntica cura cristã para a humanidade.”

Para a maioria dos Cientistas Cristãos, isso não necessariamente significa melhor divulgação ou novos programas. Significa penetrar mais profundamente no que sentem que trazem ao mundo: a cura espiritual, com base nos ensinamentos de Cristo Jesus, que se espera seja tanto compassiva em espírito como eficaz nos resultados. “Nós oramos”, explicou outro diretor, Allison W. Phinney, “porque a oração nos alinha com a maneira como as coisas realmente funcionam. Ela nos permite ver e sentir mais do imenso bem e do Amor divino que está presente exatamente aqui para a humanidade e para nós”.

Fundada há 137 anos por Mary Baker Eddy, a Igreja da Ciência Cristã é uma denominação cristã com base na Bíblia. Embora relativamente pequena em número, suas igrejas filiais estão presentes em mais de 60 países e tem produzido um grande impacto sobre o pensamento Cristão, por sua compreensão de que o bem, que caracteriza a Deus, traz não só a salvação do pecado, mas a cura da doença e do sofrimento.

A diversidade do grupo é vista entre alguns dos novos dignitários anunciados na reunião. A nova presidente da Igreja é Annu Matthai, de Bangalore, Índia. O novo Primeiro Leitor, que conduz o culto dominical e reuniões de testemunho às quartas-feiras na Igreja Mãe em Boston, é Louis E. Benjamin de Hillcrest, KwaZulu-Natal, África do Sul. A nova Segunda Leitora é Diane Uttley Marrapodi, de Forest Hill, Maryland, EUA. Muitos membros da Igreja viajaram para Boston para participarem da Assembleia Anual, enquanto outros a assistiram ao vivo online.

O tema deste ano, “A Igreja que cura e salva o mundo”, tem sua origem na percepção de Mary Baker Eddy de que o Cristianismo original de Cristo Jesus tem uma profunda relevância para o mundo e seu futuro, e que Igreja deve ser uma força prática para o bem na vida cotidiana, trazendo esperança e progresso espiritual para a humanidade. Um pequeno símbolo disso é a renovação prevista da praça de Ciência Cristã no bairro do Back Bay, em Boston. Os espaços exteriores em volta dA Igreja Mãe serão atualizados para melhor beneficiar a comunidade como um oásis ambientalmente sustentável no meio da cidade. Um compromisso da Igreja a longo prazo tem sido a publicação do jornal internacional The Christian Science Monitor, que fornece notícias online e em impressas, diária e semanalmente; notícias que têm a intenção de, ao invés de instigar o sensacionalismo, trazer luz para as questões importantes do dia a dia.

Os membros informaram sobre as atividades em suas regiões, bem como forneceram exemplos de cura. Cientistas Cristãos de todo o mundo, incluindo de várias cidades do Brasil, participaram da Assembleia deste ano.

* Richard Evans, Gerente, Comitês de Publicação da Ciência Cristã



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional