Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cinco dicas para o bem-estar dos bebês

Cinco dicas para o bem-estar dos bebês

08/05/2019 Da Redação

Pediatra dá dicas do que não deve ser feito pelos pais de primeira viagem

Cinco dicas para o bem-estar dos bebês

O Dia das Mães será comemorado neste domingo, 12 de maio, e para as mamães de primeira viagem, além da emoção de celebrar a data, paira muitas dúvidas, medos, e incertezas, sobre a criação dos filhos. Nos primeiros meses de vida de bebê, seguir alguns rituais, aplicar técnicas de conforto e bem-estar, é importante para manter a qualidade de vida e a saúde do recém-nascido em ordem.

Para o médico pediatra do Rio de Janeiro José Roberto Fernandes Júnior, que trabalha há 16 anos com bebês e crianças, estão entre os fatores mais importantes para criação dos filhos está o sono; a alimentação, o ambiente e a rotina.

Para o pediatra, dormir é de extremamente importância para o bom desenvolvimento das crianças, porque, na hora do sono, o corpo faz uma regulação hormonal e libera os hormônios do crescimento.

Confira cinco dicas do médico:

Ambiente
Sabe aquele ambiente tranquilo e confortável que te convida para dormir? Os bebês também adoram. Então, esteja atenta a temperatura agradável, luminosidade adequada pra não estimular o bebê na hora que ele precisa relaxar. Uma boa música de ninar suave pode ajudar, alem dos cheirinhos calmantes.

Rotina
Algumas pesquisas recentes afirmam que, de fato, organizar uma rotina na vida do bebê contribui muito que ele tenha uma boa noite de sono; então não vamos perder tempo, organize a vida do seu pequeno colocando ele para dormir sempre no mesmo horário, ele terá uma melhor continuidade no sono e a mamãe terá uma melhora significante no humor, porém, essa regularidade no sono do bebê só será efetiva a partir do quinto mês, que é quando ele passa a produzir a melatonina-hormônio que induz ao sono.

Alimentação
Após a refeição, o organismo se dedica a digestão, por isso, sentimos aquela leve sonolência, ainda mais se for uma refeição mais pesada. Com o bebê não é diferente, porém, não é recomendado que coloque ele para dormir logo após a refeição, principalmente se houver ingestão de alimentos sólidos, pois o peso da comida poderá causar mal estar e aumentar o risco de haver regurgitação do leite, ou alimentos, e posterior aspiração.

Não acostume seu bebê a dormir no colo
Acostumar o bebê a adormecer no colo, irá condicioná-lo a estar confortável com seu embalar, seu calor, e seu cheiro, eu sei que colo de mãe é maravilhoso, mas acredite que essa prática não fará bem para nenhum dos dois. Então aproveite essa dica: faça o bebê mamar e arrotar, aguarde um tempo para que possa então colocá-lo no berço de maneira confortável para que possa adormecer no seu local de dormir. Isso fará muito bem para o desenvolvimento dele.

Não é recomendado que o bebê durma na cama dos pais
Ensine seu bebê desde sempre a se sentir seguro sozinho. Em alguns artigos e palestras pude obter mais informações que me fazem acreditar que o aconchego constante dos pais durante toda a noite pode atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos. Tornando-os emocionalmente mais dependentes, além de inseguros, e frágeis. Com certeza não é isso que queremos para os nossos pequenos, então não caiam nessa cilada.



Jovens forever

Uma “alma jovem” é aquela que nunca perde sua capacidade de acreditar, ter esperança, recomeçar, sonhar e amar.


Filósofo dá 10 dicas para combater a solidão

Fabiano de Abreu tem teoria publicada no Impala, um dos maiores veículos de comunicação de Portugal.

Filósofo dá 10 dicas para combater a solidão

Envelhecimento exige mudanças no lar

Assim como a casa deve ser preparada para a chegada de um bebê, também os idosos precisam de modificações que aumentem sua segurança.

Envelhecimento exige mudanças no lar

Jantar Beneficente no Restaurante Soriano

O objetivo é arrecadar fundos para ajudar no tratamento da jovem Sara Essaradi contra a leucemia.


Medo de voar não precisa mais limitar suas férias

A abordagem terapêutica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde atua no tratamento eficaz de medos e fobias.

Medo de voar não precisa mais limitar suas férias

O que 62 cursos não me ensinaram sobre gestão

Parece muito surreal o título desse artigo, certo?


3 erros que os pais cometem ao se referir aos filhos

É importante os pais aprimorarem a consciência do discurso usado com os filhos.

3 erros que os pais cometem ao se referir aos filhos

Como os pais devem lidar com o acesso das crianças à internet

É importante haver um melhor gerenciamento do tempo em relação à tecnologia."

Como os pais devem lidar com o acesso das crianças à internet

O ponto comum entre nutrição e felicidade

Um fator fundamental para a promoção e a manutenção da felicidade está relacionado a um padrão alimentar saudável e equilibrado.


5 ações que vão deixar você mais resiliente

Resiliente, na física, é o tipo de material que sofre pressões e consegue voltar ao seu estado original, sem apresentar danos.

5 ações que vão deixar você mais resiliente

LBV promove ação emergencial em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade

Iniciativa vai entregar cestas de alimentos e cobertores em várias regiões do país

LBV promove ação emergencial em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade

Saneamento básico no Brasil

A infraestrutura que não chega ao esgoto.