Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cirurgia plástica íntima devolve autoestima às mulheres

Cirurgia plástica íntima devolve autoestima às mulheres

12/12/2012 Divulgação

Afinal, muitas mulheres sentem vergonha de usar roupas justas por terem problemas na região íntima.

“Há pacientes que queixam de hipertrofia (crescimento excessivo) dos pequenos lábios vaginais. Além de, ser um grande incômodo estético e emocional, o problema altera a sensibilidade diminuindo o prazer e causando dor durante as relações sexuais”, explica o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira , da Clínica Bertolini.

E o problema pode e deve ser solucionado com este tipo de cirurgia. Pois, o desconforto costuma afetar diretamente a qualidade de vida e a saúde da mulher. As mulheres que optam pela cirurgia plástica íntima buscam bem estar. Entre as cirurgias mais comuns destacam-se o excesso de tamanho dos pequenos ou dos grandes lábios vaginais, flacidez, monte de Vênus volumoso e escurecimento da mucosa vaginal. Para facilitar o entendimento, o especialista explica as cirurgias plásticas mais solicitadas pelas mulheres:

Aumento dos grandes lábios vaginais: É recomendado para quem quer diminuir o tamanho dos grandes lábios. Geralmente, sua causa é genética e o uso de anabolizantes para ganhar massa muscular também pode interferir nesse crescimento.

Redução dos pequenos lábios vaginais: Também conhecida como ninfoplastia e indicada para reduzir os pequenos lábios quando seu tamanho acarreta desconforto ou constrangimento pela genitália. Considera-se grande quando excede 4 cm de comprimento da sua base ao ponto mais distante.

Monte de Vênus Volumoso: Está localizado na parte de cima do púbis, onde ficam os pelos. O acúmulo de gordura nessa região deixa um aspecto estético indesejado. “Para solucionar, a lipoaspiração na região pubiana é a mais indicada. O procedimento é feito por meio de anestesia local, raquianestesia ou geral, com duração de 30 minutos e a paciente geralmente recebe alta no mesmo dia”, afirma o médico. E após 48 horas a paciente pode voltar às suas atividades normalmente.

Murchamento vaginal: Durante a cirurgia, é enxertado biomateriais (bioplastia) ou gordura da própria paciente para restaurar o volume dos lábios. O procedimento é feito com anestesia local e tem duração de 30 minutos. A paciente é liberada após a cirurgia, sem necessidade de internação hospitalar. O resultado é notado após sete dias.

Escurecimento da mucosa vaginal: Consiste na retirada de uma pequena quantidade da mucosa dos lábios na região escurecida. O procedimento dura em torno de 30 minutos e a paciente recebe alta logo após a cirurgia.

Alargamento vaginal pós-parto normal: A correção é feita por meio de uma cirurgia no períneo anterior fazendo um estreitamento do canal e da entrada vaginal. A cirurgia tem a finalidade de melhorar a relação sexual. A recuperação é de 48 horas.

Pré e pós-operatório: Antes de se submeter a qualquer cirurgia plástica íntima, a mulher deve consultar um ginecologista para verificar o problema e se há possibilidade de correção. Após esse processo, a paciente deve procurar um cirurgião plástico. No pós-operatório, a mulher deverá manter-se em repouso e colocar gelo no local para diminuir o inchaço. O uso de analgésicos também pode ser indicado para aliviar a dor no pós-operatório.

Já as atividades físicas e as relações sexuais devem ser evitadas nos primeiros 21 dias. “A cirurgia plástica íntima é um procedimento simples e suas complicações são raras. Porém, em alguns casos, podem ocorrer hematomas, infecções e abertura dos pontos”, alerta o especialista. Portanto, essa é uma decisão importante. “A cirurgia não pode ser vista como modismo, mas sim uma questão de necessidade que pode interferir na qualidade de vida da paciente”, finaliza Pereira.

Fonte- Médico Dr. Luiz Eduardo Mendonça Pereira



Cautela e sensatez para o Carnaval

Fevereiro se aproxima e, com ele, o Carnaval - a maior festa popular de nosso país, que arrasta milhões de brasileiros e estrangeiros para as ruas.

Cautela e sensatez para o Carnaval

Saiba como cuidar dos idosos no verão

No época mais quente do ano, os cuidados com os idosos devem ser redobrados.

Saiba como cuidar dos idosos no verão

A sua criança tem TOD ou é apenas birra?

A maioria de nós acha que entende o comportamento humano, até que o filho entra nas nossas vidas.

A sua criança tem TOD ou é apenas birra?

7 dicas para fazer um detox e diminuir sua ansiedade

Essas são estratégias simples que podem ser adotadas por qualquer pessoa, mas não substituem a avaliação médica.

7 dicas para fazer um detox e diminuir sua ansiedade

Quando a mente está em paz, o corpo acompanha

Desde o isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus, é grande o número de pessoas que procuram formas de passar o tempo e manter a saúde física e mental em dia.

Quando a mente está em paz, o corpo acompanha

Férias: hora de se divertir

Se tem um tempo que é muito esperado pelas crianças, esse tempo é o das férias.

Férias: hora de se divertir

A pandemia nos fez mais solidários?

Crises costumam ser impulsionadoras da solidariedade.

A pandemia nos fez mais solidários?

Conheça algumas dicas para o cultivo de orquídeas

Flores são capazes de sobreviver por vários anos a partir de cuidados no plantio, adubação e irrigação.

Conheça algumas dicas para o cultivo de orquídeas

Três passos para trazer paz à sua rotina

Podemos viver a vida com mais paz tendo o autoconhecimento. Confira!

Três passos para trazer paz à sua rotina

Férias, pausa e renovação: como aproveitar?

O ano de 2021 trouxe, para grande parte das pessoas, um sentimento de esgotamento maior do que em anos anteriores.

Férias, pausa e renovação: como aproveitar?

Pilates ajuda no combate dos problemas musculoesqueléticos da menopausa

Doenças que afetam o sistema musculoesquelético se tornaram um assunto de saúde pública.

Pilates ajuda no combate dos problemas musculoesqueléticos da menopausa

Não permita que as metas estabelecidas para o novo ano se transformem em frustrações

A definição de propósitos e a busca por conquistar objetivos, são ações benéficas que contribuem para o aumento da autoestima.

Não permita que as metas estabelecidas para o novo ano se transformem em frustrações