Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Colocar-se ao lado de quem sofre

Colocar-se ao lado de quem sofre

16/02/2022 Padre Leandro Couto

Todos os anos no dia 11 de fevereiro, data dedicada à Memória de Nossa Senhora de Lourdes no calendário católico, é celebrado o Dia Mundial do Doente.

Colocar-se ao lado de quem sofre

De forma particular, essa data tem ganhado destaque, pois é o momento propício para voltarmos nossa atenção de forma especial para os enfermos. Com a realidade sanitária que a humanidade tem vivido, muitas famílias foram assoladas pelo vírus da Covid-19, o mundo parou, os hospitais voltaram a ficar sobrecarregados, equipes médicas ficando doentes, seja pela Covid-19, ou por estafa (burnout).

De forma geral, as pessoas continuam sofrendo, em todo o mundo, os efeitos da pandemia. Se antes da pandemia já sofriam com diversas doenças físicas e mentais, agora sofrem mais ainda, pois além do impacto provocado na saúde mental, as outras doenças não deixaram de existir. Muitas vezes, por medo, ou até falta de infraestrutura hospitalar, milhares de pessoas deixam de receber os seus tratamentos de forma adequada.

Ao celebrar o dia do doente, somos chamados a nos solidarizarmos com eles, e rezarmos por eles. Este 30º Dia Mundial do Doente tem como tema: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36), com o lema: “Colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade”.

Em sua mensagem, o Papa Francisco nos lembra: “O doente é sempre mais importante do que a sua doença, e por isso qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos”. O Sumo Pontífice também destaca: “A misericórdia é, por excelência, o nome de Deus, que expressa a sua natureza não como um sentimento ocasional, mas como força presente em tudo o que Ele faz... Ele cuida de nós com a força de um pai e com a ternura de uma mãe, sempre desejoso de nos dar vida nova no Espírito Santo”.

Em outro trecho, Francisco afirma: “A proximidade aos enfermos e o seu cuidado pastoral não competem apenas a alguns ministros especificamente nomeados.” A visita aos enfermos “é um convite feito por Cristo a todos os seus discípulos.” O papa recorda as palavras de Jesus: “Estive doente e me visitastes” ( Mt 25, 36).

Ao lermos os apelos do Santo Padre, podemos fazer uma ligação com as mensagens de Nossa Senhora à santa Bernadete. De forma bem resumida, em Lourdes - França, Nossa Senhora nos pede o essencial para a nossa felicidade: oração pela conversão dos pecadores, conversão e penitência. Na 9ª aparição em Lourdes, Nossa Senhora pediu à Jovem Bernadete “para beber da água da fonte e se lavar. Como não havia nenhuma fonte na gruta, ela foi em direção ao rio, mas Nossa Senhora chamou-a e lhe pediu para voltar e apontou o local à sua frente”. Bernadete foi até o local indicado e cavou o chão com suas mãos e ali começou a brotar uma fonte de água que até hoje jorra de forma abundante. Muitos recorreram a ela para se banharem e, ainda hoje, são relatadas e comprovadas muitas curas. Pessoas desenganadas receberam a cura, cegos que voltaram a enxergar, paralíticos que voltaram a andar.

Hoje somos chamados à oração e à contemplação, para um verdadeiro encontro com Deus, pois, sem oração não seremos capazes de experimentar o amor misericordioso de nosso Pai. E sem essa experiência, não seremos capazes de enxergar a dor do outro e ter compaixão. Não seremos capazes de rezar por eles, e muito menos visitá-los ou cuidar.

Nossa Senhora de Lourdes continua intercedendo pelos doentes que a ela recorrem com amor e devoção. Por isso, peçamos à Virgem de Lourdes que interceda por nós e por nossos enfermos, para que jorre de nossos corações a água da misericórdia de Deus.

Desejosos do amor de Deus, amemos aqueles que mais necessitam: os doentes em nossa casa, na comunidade, ou solitários em um leito de hospital.

* Padre Leandro Couto é autor do “Devocionário Nossa Senhora de Lourdes”, lançado pela Editora Canção Nova.

Para mais informações sobre Humanidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos