Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comfort food tem ganhado cada vez mais espaço

Comfort food tem ganhado cada vez mais espaço

24/07/2018 Liana Baggio Ometto

Sabor de nostalgia: o café em todas as fases da vida.

Comfort food tem ganhado cada vez mais espaço

Muito mais do que alimentar nossos corpos, comidas e bebidas são capazes de criar vínculos afetivos que ficarão guardados para sempre em nossas memórias.

É por esse motivo que o conceito de comfort food, comida que desperta conforto, bem estar e ativa nossas lembranças, tem ganhado cada vez mais espaço. Nesse sentido, o café é tido como uma das bebidas mais importantes ao longo da nossa vida, já que nos acompanha da infância até a velhice.

Ainda quando crianças, muitos recebem dos pais a oferta de um café com leite bem quentinho antes de ir para escola. Mais do que um alimento, é uma demonstração carinho. Na hora do recreio, muitas escolas também oferecem café como forma de alimentar e deixar as crianças mais alertas para os aprendizados. Nas tardes frias, o café com bolo também cai perfeitamente como forma de aconchegar e aquecer o corpo e o coração.

Mais tarde, na juventude, é comum tomarmos xícaras e mais xícaras de café a fim de ficarmos mais tempo acordados, debruçados sobre os livros. Na véspera das provas de fim de semestre ou do tão temido vestibular, é a ele que muitos de nós recorrem. Além de um parceiro da madrugada, o café também nos ajuda a revigorar dos excessos cometidos nas festas e baladas. Depois de beber mais do que se deve, o café bem forte ajuda qualquer um a se recuperar.

Na fase adulta, é a hora dos cafés de negócios. Marcar um café para apresentar aquele projeto para uma pessoa importante sempre gera muita expectativa. Há também os cafés com segundas intenções, aqueles que precedem um romance. Ao final dos jantares importantes, sejam de negócios ou de relacionamento, a presença dele é essencial. Se for um aromatizado, com saber diferenciado, a chance de a memória ficar eternizada é ainda maior.

Não podemos esquecer também da importância do café entre os amigos. Aqueles que o tempo acaba afastando de nós precisam ser reaproximados junto com uma boa xícara de café. Esse pode ser em uma cafeteria, lanchonete ou restaurante. Mas, bom mesmo é quando ele é servido em casa, junto com as famílias que se formaram ao longo do tempo. Enquanto preparam, coado ou em cápsulas, muitas histórias do passado vão sendo trazidas à tona.

Já na terceira idade, depois de experimentar vários sabores e memórias com o café, o degustador tem bem claro as suas preferências. Ele já sabe bem o que gosta, de que forma e principalmente, com quem. Muitas vezes, um café em sua própria companhia representa um grande encontro consigo mesmo. Há os que não abrem mão desse momento de profunda intimidade. Há também os que não dispensam uma boa companhia. Podem ser os amigos, cônjuge, filhos ou netos.

No fim, descobrimos que não importa como. Um bom café sempre estará presente em nossas vidas, registrando boas lembranças. Aquele carinho e proteção que vem desde a infância, estará sempre ali, nos transportando para aquela sensação de puro sabor e prazer. Viveremos bons e maus momentos, mas em todos eles haverá sempre uma boa xícara, bem quentinha para nos recompor e preencher. Ainda bem!

Texto: Liana Baggio Ometto - diretora comercial da Baggio Café



Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

Ações para estimular a vacinação ocorrem em todo o estado, pois coberturas contra o sarampo e a gripe continuam baixas.

Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.


O Influenza também está no nosso foco

Falar em vacinação nos dias de hoje nos tende a remeter quase que exclusivamente ao combate à Covid-19.

O Influenza também está no nosso foco

A nova era da Telemedicina no Brasil

Alguns números atestam que as consultas virtuais estão sendo utilizadas cada vez mais no país.

A nova era da Telemedicina no Brasil

Para onde foram os nutrientes que estavam aqui?

A maioria das culturas vegetais são produzidas com a ajuda de solos fertilizados. O alto uso de fertilizantes nitrogenados tende a reduzir o teor de vitamina C em muitas frutas e hortaliças.


Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia. A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos.

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Por muito tempo o hábito de roncar tem sido visto como motivo de chacota ou algo corriqueiro.

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Qual é o melhor presente do dia das mães?

O mês de maio é reconhecido como o mês das mães em vários lugares do mundo.

Qual é o melhor presente do dia das mães?