Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como driblar o tédio das crianças no isolamento social

Como driblar o tédio das crianças no isolamento social

09/04/2020 Roberta Ferreira

O tédio começa a tomar conta.

Como driblar o tédio das crianças no isolamento social

Em um cenário de isolamento, que já é realidade desde a terceira semana de março, muitas pessoas já esgotaram as atividades possíveis para se manterem ocupadas. O tédio começa a tomar conta. Para quem tem criança em casa, o cenário se intensifica ainda mais: os pequenos precisam liberar energia e não estão nas escolas.

A chave do sucesso e ao mesmo tempo maior desafio nessa missão é manter a rotina, explica a educadora física Roberta Ferreira, Gestora do Programa Infantil da Cia Athletica Anália Franco. "As rotinas independem do local onde esteja sendo praticado. Antes de qualquer prática, é importante afastar os móveis ou objetos que possam apresentar riscos de acidentes. Sempre recomendamos que a roupa deve ser a mais confortável possível para dar liberdade aos movimentos, manter uma garrafinha de água para se hidratar durante a prática e escolher o horário que não atrapalhe as refeições e jamais treinar em jejum", conta a profissional.

Além de buscar formas interativas de fazer exercícios, a família pode estimular brincadeiras que já fazem parte do universo infantil. "Nós já temos atividades globais incríveis e que funcionam para o desenvolvimento da criança. Para improvisar, pode usar circuitos motores utilizando garrafas pet, sofá, colchão, brinquedos da própria criança, túnel feito de lençóis, brincadeiras de roda cantada, caça ao tesouro, pular corda, amarelinha, voleibol com bexiga, futebol de bola de meia e por aí vai", explica a educadora física.

Família ativa, criança ativa

Além de exercícios físicos, há outras atividades que são fundamentais para o desenvolvimento infantil, que não pode ser interrompido neste momento de confinamento. Incentivar o jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, leituras de histórias, palavras cruzadas e brincadeiras livres podem ser boas opções. "A criança precisa também exercitar o cérebro. Fantasiar, imaginar novas possibilidades para aguçar a criatividade e desenvolver o sistema cognitivo", explica.

Diante de um cenário atípico e em que todos estão em processo de adaptação, é importante observar o comportamento da criança e respeitar o tempo dela. "Impor uma rotina de exercícios não será eficiente para estimular a prática, por isso é importante dar exemplo. Crianças ativas normalmente estão inseridas em famílias ativas", e uma criança ativa que desenvolve hábitos saudáveis provavelmente irá se tornar um adulto ativo. "Independente do cenário que estamos vivendo, o estímulo não deve cessar", conclui.

Cia Athletica oferece aulas online para crianças

Desde a primeira semana de isolamento social, a Cia Athletica tem oferecido aulas online para o público infantil. "A ideia é que as crianças se mantenham ativas com responsabilidade nos exercícios. Famílias devem permanecer dispostas a buscar informações, se adaptarem ao cenário de isolamento e improvisar", explica a educadora física Veridiane Cabral, da Cia Athletica Porto Alegre.

As aulas são oferecidas de segunda a sábado, no perfil do Instagram da Cia Athletica Porto Alegre - @ciaathleticapoa - com variação de modalidades:

Segunda-feira: Pilates para Crianças

Terça-feira: Hora da Brincadeira

Quarta-feira: Funcional Kids

Quinta-feira: Hora da Brincadeira

Sexta-feira: Ritmos Kids

Sábado: Hora da Brincadeira

Pilates para Crianças

A aula é composta por exercícios do Pilates adaptados ao universo infantil. "Procuramos proporcionar atividades lúdicas e divertidas, com uma dinâmica focada em respeitar o tempo da criança.", explica a educadora física Carolina Fernandes, responsável pelas aulas de Pilates para crianças através de lives no Instagram.

Para se adaptar ao comportamento infantil, os exercícios duram menos tempo, mas é baseado no método Pilates clássico. As aulas são gravadas dentro da casa da professora e ela conta com um auxílio: a filha de cinco anos. "Ela me acompanha nas aulas para que eu consiga mostrar os exercícios da melhor forma possível, e eu utilizo o que tenho em casa: brinquedos, bola, almofada. Tudo isso é para que a adaptação em casa seja mais fácil", explica.

Ritmos Kids

A modalidade não exige material algum, basta um espaço coerente com os movimentos da aula. Além de ocupar o tempo da criança, estimula coordenação motora, musicalidade e ajuda a criança a passar pelo isolamento de uma forma mais divertida e lúdica.

"O nosso foco é fazer com que a criança não pare de se exercitar, nem que seja por 30 minutos diários. Neste formato de live, nós acrescentamos à aula, que já é divertida, uma interação que o Instagram proporciona. A aula é para toda a família praticar exercício de uma forma leve e lúdica", explica Veridiane Cabral, responsável pelas aulas de Ritmos Kids da Cia Athletica.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 30 anos e conta com 17 unidades em operação. Entre as unidades mais recentes estão a de Recife, no RioMar Shopping, e a segunda de Ribeirão Preto, no RibeirãoShopping. É a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 25 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 70 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia.

O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. A mais nova é a Unidade do Clube Cultura, em Campinas. Mais informações: www.ciaathletica.com.br.

* Roberta Ferreira, Gestora do Programa Infantil da Cia Athletica Anália Franco

Fonte: 2PRÓ Comunicação



O valor de um abraço

Livro de poesias nasce em homenagem aos milhões de abraços perdidos durante a pandemia de Covid-19.


4 situações para usar a imaginação como ferramenta de transformação

O cérebro não reconhece a diferença entre o pensamento e a realidade.

4 situações para usar a imaginação como ferramenta de transformação

Epidemia do coronavírus acelera epidemia de obesidade infantojuvenil

O ganho de peso entre crianças e adolescentes dá sinais de alerta global há algumas décadas.

Epidemia do coronavírus acelera epidemia de obesidade infantojuvenil

Troco Solidário Havan beneficia mais de 140 instituições

Somente no primeiro semestre de 2022, foram arrecadados mais de R$ 6 milhões nas lojas da rede.


O ego e outras drogas

Acho muito pouco elegante usar a si mesmo como referência ou um autor citar uma frase de sua própria autoria para exemplificar algo.

O ego e outras drogas

Pé chato em crianças a partir dos 7 anos deve ser avaliado por especialistas

Cerca de 4% das crianças não desenvolvem o arco plantar e podem ter problemas nos membros inferiores na vida adulta.

Pé chato em crianças a partir dos 7 anos deve ser avaliado por especialistas

O perigo de quedas e a prevenção de acidentes domésticos com idosos

O aumento da expectativa de vida nos últimos anos aumentou, e como consequência, tivemos um crescimento significativo de idosos.

O perigo de quedas e a prevenção de acidentes domésticos com idosos

Havan contempla mais 16 projetos sociais e culturais por meio de leis de incentivos

No segundo trimestre de 2022, varejista destinou mais de R$ 1,6 milhão aos projetos de lei federal.

Havan contempla mais 16 projetos sociais e culturais por meio de leis de incentivos

Atividades para acalmar crianças autistas

Lidar com as emoções nem sempre é fácil.

Atividades para acalmar crianças autistas

Por que se desconectar da internet?

É comum querermos proteger e privar crianças e adolescentes do uso constante do celular.

Por que se desconectar da internet?

Dia mundial dos avós

Neste domingo, 24 de julho de 2022, comemoramos o II Dia Mundial dos Avós.

Dia mundial dos avós

Joanete pode afetar até 30% das mulheres na fase adulta da vida

O hálux valgo, mais conhecido como “joanete” é uma das deformidades mais comuns dos pés.

Joanete pode afetar até 30% das mulheres na fase adulta da vida