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Como incentivar hábitos saudáveis nas férias das crianças

Como incentivar hábitos saudáveis nas férias das crianças

22/01/2019 Divulgação

Pais devem garantir que seus filhos realizem as principais refeições do dia.

Como incentivar hábitos saudáveis nas férias das crianças

A flexibilização de horários proporcionada pela chegada das férias de verão pode muitas vezes fazer com que tanto adultos quanto seus respectivos filhos se percam quanto aos horários de dormir e se alimentar.

Esse período, que para muitas pessoas pode significar momentos de descanso, brincadeiras e descontração, também dá margem a quebra de hábitos alimentares saudáveis.

O motivo dessa alteração se deve ao fato de que ao acordar mais tarde, algo que é comum neste período, as pessoas acabam adiando o horário das refeições ou mesmo não fazendo algumas delas. Apesar de oferecer pequenas consequências a adultos, tais mudanças são prejudiciais a crianças, já que podem afetar o metabolismo infantil.

De acordo com a nutricionista materno-infantil da Clínica Penchel, Tarciana Teixeira, ainda que seja o período de férias é necessário que os pais garantam que seus filhos realizem as principais refeições do dia e, preferencialmente, nas faixas de horários habituais. “Mesmo que a criança acorde mais tarde, os pais não devem adiantar o almoço e deixar de oferecer o café da manhã”, ressalta.

Tarciana também explica que para não atrapalhar o ritmo dos pequenos nas férias, ainda é interessante que a família não deixe de se reunir à mesa durante as refeições, pois, esse comportamento torna o momento da alimentação mais agradável e evita distrações como computadores, tablets, celulares, e televisores, que desviam a atenção do ato de comer.

“Ao comerem junto dos pais e receberem dos mesmos exemplos de uma boa alimentação, as crianças podem aprender desde cedo a manter uma nutrição regular e balanceada, fazendo com que se tornem adultos mais saudáveis e conscientes. Esse aprendizado irá contribuir para o desenvolvimento físico e criação de bons hábitos de saúde nas crianças, e ainda prevenir problemas recorrentes nas férias, como o aumento da incidência de infecções intestinais, diarreia, enjoos, vômitos e o surgimento de anemias e deficiências vitamínicas e minerais”, orienta.

Algumas dicas importantes de alimentação para crianças nestas férias é a ingestão de cereais, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, pois, isso pode ajudar no processo de saciedade e fornecimento de nutrientes e energia para o corpo. Ainda é fundamental dar preferência ao consumo de preparações e lanches caseiros.

“Para que as crianças desenvolvam o gosto por todas as classes de alimentos, é preciso que os pais sempre introduzam novos sabores aos pratos dos pequenos. Esse tipo de atitude vai contribuir diretamente para a introdução de verduras e legumes na alimentação”, aconselha.



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