Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como superar pensamentos de suicídio?

Como superar pensamentos de suicídio?

21/09/2016 Leide Lessa

“Não importa o que lhe dizem. As palavras e ideias podem mudar o mundo.”

Como superar pensamentos de suicídio?

Fui ao cinema assistir esse filme assim que chegou no Brasil, pois a poesia, o ensino aos jovens e o desafio às ideias conservadoras me encantam! Eu ainda estava na faculdade, estudando literatura e idiomas.

Hoje, mais do que nunca, sinto e acredito no poder das palavras e das ideias para mudar o mundo para melhor e, certamente, para proporcionar uma melhor saúde mental, emocional e física.

Também sei que a saúde emocional é afetada, quando se busca um sonho sem o apoio da família, como foi o caso de Robin Williams, cujo pai executivo não acreditava que Robin sobreviveria como ator. Outras vezes, não é fácil superar os pensamentos depressivos que dizem: “Você que não é bom o suficiente”; “você não merece viver”.

Quando surgiu a notícia de que Robin Williams havia se suicidado, possivelmente muitos se perguntaram: "Como alguém tão bem sucedido pôde sentir-se tão deprimido?"

Bem, quase 1 milhão de pessoas por ano tentam se suicidar, e a Organização Mundial de Saúde diz que a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, 5% da população mundial. Portanto, alguém ao nosso lado pode estar sofrendo de depressão e nem nos damos conta.

Muitos não conseguem controlar os pensamentos negativos e recorrem às drogas ou ao álcool, esperando sentir-se melhor ou esquecer-se dos "problemas". Entretanto, quando se tornam viciados, com muita dificuldade superam o vício, especialmente se não conhecem o mais eficiente de todos os recursos: o Amor divino.

Só esse Amor que ama incondicionalmente, que fala à consciência para salvar, consolar e curar, pode guiar uma pessoa a encontrar uma vida com propósito, livre de pensamentos ruins.

Falo por experiência. Vivi tudo isso. Durante minha adolescência e juventude, aparentemente eu não tinha problemas: tinha casa, família, boas notas, trabalho, dinheiro suficiente... Mas, os pensamentos suicidas, que vinham como resultado de autocondenação e baixa autoestima, não me deixavam.

Agora, porém, sei porque não me suicidei: "Aquele que ... domina suas crenças mortais, a animalidade e o ódio, rejubila-se com a prova da cura – o senso doce e seguro de que Deus é o Amor", explica Mary Baker Eddy em seu livro Ciência e Saúde. Aceitar que Deus é o Amor e, portanto, ama e protege todos os Seus filhos, ajudou-me a dominar os pensamentos ilógicos e irracionais de suicídio e, finalmente, trouxe-me a cura completa.

Entender que Deus é o Amor e ama a todos indistintamente também é um motivo para buscar o bem de forma altruísta. Hoje procuro estar atenta às pessoas que precisam de um gesto amigo, de um sorriso e do conhecimento de que Deus as ama. Afinal, as palavras e ideias podem realmente mudar o mundo de alguém para melhor.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve reflexões sob uma perspectiva espiritual.



Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

No sentido tradicional, ao consultar o dicionário Aurélio, família significa: “1.

Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

Torta Mousse de Morango Zero Açúcar

Elaborada com o Adoçante Tanto Quanto Lowçucar, a sobremesa super cremosa é uma opção que irá agradar os paladares mais exigentes.

Torta Mousse de Morango    Zero Açúcar

Estudos comprovam que cigarro eletrônico causam danos à saúde

Entidades médicas esperam decisão da Anvisa sobre os dispositivos.

Estudos comprovam que cigarro eletrônico causam danos à saúde

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Rico em potássio, fibras e carboidratos ele garante uma refeição saborosa e nutritiva.

Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

Ações para estimular a vacinação ocorrem em todo o estado, pois coberturas contra o sarampo e a gripe continuam baixas.

Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson