Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“De onde vem a voz?”

“De onde vem a voz?”

21/09/2015 Henry Teller

Jesus ensinou a seus seguidores que observassem o que levavam em sua consciência sobre o próximo.

“De onde vem a voz?” é o título do conto escrito pela autora Eudora Welty, que retrata o dia em que o ativista de direitos civis MedgarEvers foi morto em frente a sua casa, durante o verão de 1963.

A história de Welty descreve em detalhes o clima racial no Mississipi e grande partes dos Estados Unidos há 52 anos. Infelizmente, esse ódio irracional ainda existe no país e ao redor do mundo.

O que é a “voz” que faz alguém simplesmente matar pessoas em um cinema ou entrar em uma igreja e atirar em nove pessoas que participam de uma leitura da Bíblia? Há alguma maneira para que possamos afastar essas vozes ou pensamentos maliciosos e as ações que emanam deles? Há, sim. Todos possuem a capacidade de discernir o que está pensando e rejeitar os pensamentos de ódio.

Mesmo em épocas bíblicas as pessoas se questionavam quanto à fonte de discursos de ódio e violência sem motivo. O salmo pergunta: “Por que as nações pagãs planejam revoltas? Por que os povos fazem planos tão tolos?”O apóstolo Paulo, muitas vezes espancado, atirado por pedras, preso e até deixado a ponto de morrer enquanto pregava (ver atos nos capítulos 14, 16, 20 e 21), identificou a fonte desse ódio como a “mente carnal”.

Pensamentos (ou vozes) fluem continuamente na consciência de cada um. Alguns especialistas estimam que uma pessoa tem entre 60.000 a 80.000 pensamentos por dia e cerca de 2.500 a 3.300 por hora. É sábio se perguntar se o que vem à consciência é uma ideia do bem ou uma tentação dessa mente carnal.

Jesus nos deu uma parábola para nos ajudar a fazer isso: “… o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora (Mateus 13). Cabe ao indivíduo discernir cada um dos pensamentos que lhe vêm, distinguir aqueles que são bons dos ruins. Pensamentos bons são levados à consciência pela Mente divina, enquanto pensamentos ruins ou tentações têm suas origens na mente carnal.

Jesus também ensinou a seus seguidores que observassem o que levavam em sua consciência sobre o próximo.

É bom observar o que dizemos sobre os outros. Mary Baker Eddy, Descobridora da Ciência Cristã, também escreveu sobre a importância de observar e orar diariamente para que as influências do mal não penetrem os pensamentos e não deem frutos. Ela reforça a importância de nos mantermos firmes no que é bom e no que provém do Amor divino. Quando fazemos isso, a “voz” é apagada.

Ao ficar alerta ao que cresce em nossa consciência sobre o próximo, tornamos mais aparente a fonte dos nossos pensamentos, sejam eles de fonte divina ou da mente carnal. Como os pensamentos precedem ações, isso se torna um ponto chave para abençoar a nós e àqueles ao nosso redor.

* Henry Teller é Comitê da Ciência Cristã em Mississipi, EUA



Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Com a facilidade dos aplicativos, empresa de serviços e tecnologia lança solução para passageiros com mobilidade reduzida. Iniciativa.

Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

A atividade física auxilia na coordenação motora, resistência e agilidade. Mistura golpes de Muay Thai, Boxe e Kickboxing com treinamento funcional.

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Especialista dá dicas de como pequenas mudanças de hábitos podem beneficiar a sua saúde.

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Os dias começam com uma longa lista de afazeres. Acordar antes de todos em casa, preparar o café da manhã, acordar os filhos e prepará-los para a escola, garantir que tudo esteja em seu devido lugar, e só assim, sair para trabalhar e enfrentar o mundo.

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Como me tornar mais criativo?

Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Como me tornar mais criativo?

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, afirmam que o composto resveratrol, presente na uva, tem efeito relaxante.

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Caminhos para o sucesso e felicidade

“A felicidade não depende do que você tem ou quem você é. Só depende do que você pensa”.


Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Saiba por que alguns alimentos são benéficos para o sistema digestivo e quais devem ser evitados.

Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Brincar na rua, pular corda, soltar pião, jogar bolinha de gude, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa.... Ah, as brincadeiras da infância! Que tempo bom!

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Carreira de sucesso e boa qualidade de vida

4 dicas para conciliar carreira de sucesso e boa qualidade de vida.


Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

A preocupação com pele e cabelo representa grande parte das compra no mercado de beleza no Brasil.

Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

Gosto musical depende da estrutura do cérebro

Pesquisa científica mostra que a emoção causada por diferentes estilos musicais varia de acordo com a composição cerebral

Gosto musical depende da estrutura do cérebro