Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Decoração do quarto

Decoração do quarto

03/09/2020 Divulgação

Uma decoração passa pela escolha das cores, mobiliário e iluminação.

Decoração do quarto

As remodelações de quartos estão fortemente ligadas à decoração deste espaço. A forma como a remodelação se desenvolve requer um pensamento integrado, não só com a posição da cama, armários, eventual zona de TV e ainda a entrada de luz natural.

A remodelação de interiores de quartos, enquanto trabalhos de construção civil, passam pelo tratamento das paredes com a pintura das mesmas, a substituição de pavimentos e rodapés e ainda a nova rede elétrica que deverá estar em sintonia com o projeto lumínico para a decoração.

Nestes espaços a carpintaria e marcenaria têm em mãos um grande desafio. A integração de uma cabeceira de cama com as mesas de apoio é sempre um importante ponto de detalhe do projeto.

Os projetos de arquitetura de interiores devem promover a pormenorização destes elementos para que se possa estar na presença de um planeamento integrado e que funcione no final. 

Cores a utilizar

Predominantemente as cores do quarto tendem a ser claras e neutras na sua base e apontamentos de cores vivas ou de padrões. As cores claras criam a sensação de amplitude, e muitos dos quartos em apartamentos das cidades não têm áreas muito generosas, privilegiarão este aspeto de amplitude visual.

Cortinados no quarto

As cortinas servem para proteger o espaço interior em termos de privacidade e filtrar a luz natural.

Os estilos dos cortinados é tema para um artigo só, mas a gama de escolha vai desde os mas tradicionais onde a peça têxtil é importante, aos mais modernos até chegarmos aos blackouts. O veludo é um tipo de tecido

As cortinas podem ter as dimensões desde o topo até ao pavimento, ou sendo janela poderão apenas ter o tamanho do próprio vão. A altura total confere mais elegância ao espaço. 

Estes poderão ser neutros e semi-opacos ou ser totalmente opacos, com cores ou com desenhos geométricos.

Mobiliário

 A decoração interior fará deste espaço um local propício ao relaxamento e descanso. Um quarto não fica composto sem o seu mobiliário dito básico, como a cama, o armário, a cómoda, as mesas de cabeceira e uma poltrona ou cadeirão, sempre que o espaço assim o permita.

A colocação de prateleiras e estantes é também uma excelente ideia quando existe no quarto um cantinho para leitura, e estas conjuntamente com a poltrona farão um espaço diferenciado no quarto que transmite conforto e tranquilidade.

Iluminação

As luzes nos quartos devem ser mais de ambiência, fora os pontos de trabalho que possam existir, como secretárias de computador ou mesmo os cantinhos de leitura.

A temperatura de cor da luz tem uma escala (kelvin k), que vai desde uma luz ténue de vela até à luminosidade de céu aberto. A luz ambiente para um quarto, um branco quente, deve rondar os 2500k-3000k, enquanto que a luz de trabalho, um branco frio, já deve ir para os 4000k-4500k.

A visão humana adapta-se a estas diferenças, contudo a luz artificial quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a sua tonalidade.

As remodelações de quartos quando integram estas nuances de luz, conseguem transmitir confortos para a diferenciação de espaços, no que respeita ao uso dos mesmos.



Você controla seu celular ou é ele que te controla?

No ano de 2020, cada brasileiro que possui smartphone passou, em média, 4,8 horas por dia utilizando o seu aparelho, segundo o novo relatório anual da App Annie.

Você controla seu celular ou é ele que te controla?

O chá e seus efeitos benéficos

Quem nunca tomou algum medicamento medicamento sem receita médica?

O chá e seus efeitos benéficos

Direitos de crianças e adolescentes em meio à pandemia

As políticas públicas e a atuação das instituições que trabalham para garantir os direitos da criança e do adolescente, tema debatido há vários anos no meio público, ganharam um novo sentido durante a pandemia.

Direitos de crianças e adolescentes em meio à pandemia

Estamos mais intolerantes?

No Dia da Compreensão Mundial, psicóloga destaca que característica pode ser adquirida desde a infância.

Estamos mais intolerantes?

Como a chegada da primavera influencia na fertilidade masculina

Estudo mostra que durante a primavera os homens ficam mais férteis.

Como a chegada da primavera influencia na fertilidade masculina

O mistério da dor e da esperança de Maria

Quem não se impressiona com a manifestação do amor dedicado de uma mãe ao cuidar de um filho doente, acamado, necessitado de consolo e amparo?

O mistério da dor e da esperança de Maria

Oração aos insensatos

Começo dizendo que, na verdade, nem sei orar.

Oração aos insensatos

“Um Brasil que se alimenta e outro que não”

Famílias que nada tem e sofrem para sobreviver em meio à pandemia com o desemprego e a alta nos preços dos alimentos.


Métodos para estudar e entender a Bíblia

É necessário tratar de algumas questões ligadas à exegese e hermenêutica bíblicas.

Métodos para estudar e entender a Bíblia

Sete erros de postura cometidos nos serviços domésticos

Em tempos de pandemia, organizar, limpar e cozinhar tem sido atividades rotineiras para muitas pessoas.

Sete erros de postura cometidos nos serviços domésticos

Nove dicas para conquistar o coração do seu filho

Especialista em assuntos ligados à parentalidade e adoção, Mike Berry mostra o caminho para que pais, mãe e filhos se reconectem.

Nove dicas para conquistar o coração do seu filho

9 dicas para prevenir acidentes de crianças

Os acidentes normalmente ocorrem quando elas adquirem a habilidade de agir, engatinhar e pegar objetos.

9 dicas para prevenir acidentes de crianças