Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Descubra como ser mais otimista e ter uma vida melhor

Descubra como ser mais otimista e ter uma vida melhor

04/11/2014 Bibianna Teodori

Todos querem ter uma vida melhor, ser física e mentalmente saudáveis.

A aptidão mental pode ser definida como uma atitude geral de otimismo, autoconfiança e bom ânimo, que afeta positivamente tudo que fazemos. É muito parecida com a condição física: para alcançá-la, deve ser trabalhada todos os dias até ser incorporada ao caráter e à personalidade.

O processo não é fácil, mas, na prática, esforços persistentes produzirão os resultados. Não é exagero dizer que esse processo mudará toda sua vida. Então, listo abaixo 7 passos para você ser mais otimista e, consequentemente, ter uma vida melhor:

1) Diálogo interno positivo: a maneira como você fala consigo determina o modo como se sente, mais do que qualquer outro fator. Sua vida emocional é determinada pelas palavras que você diz para si e nas quais acredita.

Estamos cercados por um mundo onde parece que só nos preocupamos com eventos negativos. Na mídia, parte dela só aborda histórias trágicas e sensacionalistas. O que ouvimos são pessoas falando de problemas, fofocas, preocupações e incertezas sobre o futuro. Se não for cuidado, sua maneira habitual de pensar pode se tornar negativa. Você começará a ver o aspecto negativo de uma situação antes de ver o positivo, começar a ver o copo meio vazio em vez de meio cheio. Sua mente tem a tendência natural de passar a pensar de modo negativo.

Autoafirmações simples, fixadas internamente à medida que você realiza suas atividades diárias, podem ser surpreendentemente poderosas. Repita, por exemplo, “gosto de mim” ou “adoro meu trabalho!”. Fazendo isso com entusiasmo e convicção, você direciona essa mensagem cada mais fundo em seu subconsciente e sente-se mais capaz e confiante.

2) Imagem positiva: como o seu mundo externo é um reflexo de seu mundo interno, todas as melhorias começam em sua imagens mentais. Visualizações positivas são imagens vividas e claras na mente, condizentes com as experiências que você deseja desfrutar no trabalho. Imagine-se sendo seguro, positivo, determinado e completamente bem sucedido.

Imagine-se morando no tipo de casa em que deseja morar. Veja-se com seu peso ideal e vestindo o tipo de roupa que você mais admira. Veja-se dirigindo o carro de seus sonhos e tirando as férias com as quais sonhou. Encha a mente com imagens de sucesso e riqueza em cada oportunidade. Todas as melhorias na vida e no trabalho começam com uma melhoria em suas imagens mentais.

3) Nutre a mente com alimento mental positivo: atitudes, personalidades, valores e emoções são em grande parte resultado do alimento mental que você fornece para a mente a cada minuto. O corpo físico, a saúde, os níveis de energia, a digestão e a pele são determinados pelo alimento que você consome. E os pensamentos, sentimentos, as atitudes e expectativas também são determinados pelo alimento mental que você ingere. Se você quer ser perfeitamente saudável no aspecto físico, só deve consumir os alimentos mais saudáveis e nutritivos. Se quer ser mentalmente apto e ter uma atitude mental positiva durante todo o dia, também deve fornecer à mente alimentos mentais altamente nutritivos.

Consuma proteínas mentais, e não doces mentais. Incorpore informações e ideias nutritivas, ricas e saudáveis a partir de livros, áudios, vídeos, e não junk food mental de programas de televisão superficiais, programas de rádio tagarelas e páginas de informações inúteis.

4) Relacione-se com pessoas positivas: as pessoas com as quais você se relaciona, tanto pessoalmente como em seus pensamentos, têm um efeito tremendo sobre quem você se torna. Seu objetivo deve ser voar com as águias, relacionar-se com as melhores pessoas que conhece. Você deve conviver com vencedores e, ao mesmo tempo, afastar-se de pessoas que não têm um objetivo na vida.

A família é seu primeiro grupo de referência e exerce uma influência enorme sobre como você pensa sobre si e o mundo em que vive. Se foi criado por pais positivos e apoiadores, que o incentivavam a pensar poderosamente sobre si mesmo e suas possibilidades, na idade adulta você naturalmente buscará e será atraído por outras pessoas semelhantes, com naturalidade.

5) Desenvolvimento positivo: quanto mais novas ideias e informações você incorporar sobre como ser mais eficaz e quanto mais pensar sobre essas ideias, mas vai personificá-las em tudo o que faz. Seu mundo interno será como o mundo externo. Treinamento e desenvolvimento contínuo o tornam mais otimista, lhe dão uma melhor noção de competência e controle, atraem melhores prospectos, clientes, círculo de influência e aprimoram suas crenças em si e em seu futuro.

6) Hábitos de saúde positivos: é necessária uma enorme quantidade de energia física, mental e emocional para que seja possível fazer isso bem todos os dias. Cuide da saúde ao longo de toda sua carreira. Organize as atividades para se certificar de que possui níveis altos de energia e vitalidade a cada minuto. Elimine gorduras de todos os tipos em sua dieta, que comprovadamente são o maior inimigo de uma vida saudável, estando intimamente associadas com uma variedade de doenças degenerativas, assim como a obesidade, hipertensão, problemas cardíacos e sensações gerais de fadiga e depressão. É recomendado exercício regular, beber muita água e descansar muito.

7) Ação positiva: por fim, quanto mais rápido você se move, mais energia tem. Ritmos rápidos são essenciais para o sucesso. Defina seu ritmo de ação e desenvolva uma energia de urgência.

* Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, fundadora da Positive Transformation Coaching e coautora do livro "Coaching na Prática - Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.



Como seria um mundo sem os farmacêuticos?

Imagina como seria os encontros de família aos domingos sem um refrigerante de cola na mesa?

Como seria um mundo sem os farmacêuticos?

Conheça as origens e as soluções para os diversos tipos de olheiras

Hoje existem diversas soluções para tratar as olheiras e amenizar a aparência.

Conheça as origens e as soluções para os diversos tipos de olheiras

Todos devem fazer abdominais, diz personal trainer

Especialista afirma que não existe um número ideal de exercícios para o abdômen.

Todos devem fazer abdominais, diz personal trainer

Pilates reduz ansiedade e cansaço em homens jovens, diz estudo

75% das doenças mentais se desenvolvem por volta dos 24 anos.

Pilates reduz ansiedade e cansaço em homens jovens, diz estudo

Pais e filhos – o poder das emoções

Outro dia li um post compartilhado por um jovem amigo que discursava sobre sua geração, o que me chamou a atenção.

Pais e filhos – o poder das emoções

Toalha de banho pode criar ambiente favorável para contaminações por microrganismos

As toalhas, itens indispensáveis na rotina de higiene diária de banho, podem transformar toda a sensação de limpeza em um problema à saúde.

Toalha de banho pode criar ambiente favorável para contaminações por microrganismos

Vitamina D diminui os riscos de contágio pelo coronavírus

Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser absorvida pela ingestão diária de alimentos ideais para esta finalidade ou por suplementação.

Vitamina D diminui os riscos de contágio pelo coronavírus

Possibilidade de vida em Vênus pode trazer mudanças significativas para a astronomia

Presença de fosfina na atmosfera do planeta indica atividade microbiana ou processos geológicos ainda desconhecidos.

Possibilidade de vida em Vênus pode trazer mudanças significativas para a astronomia

Contato

John consegui fazer algum contato?

Contato

Campanha reforça importância da doação de órgãos

Em Minas, mais de 4,5 mil pessoas esperam na fila para realizar transplante.

Campanha reforça importância da doação de órgãos

A importância das trocas intergeracionais

As interações entre as gerações são de suma importância.

A importância das trocas intergeracionais

Superestimar o gasto calórico é prejudicial ao emagrecimento

Emagrecer é uma questão associada à abordagem matemática, é necessário fazer balanço do gasto calórico positivo e negativo.

Superestimar o gasto calórico é prejudicial ao emagrecimento