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Dicas para se exercitar no verão

Dicas para se exercitar no verão

05/11/2018 Divulgação

Especialista alerta para os cuidados que as pessoas devem tomar ao praticar um exercício no calor.

Dicas para se exercitar no verão

No verão costumamos mudar algumas rotinas para tentar aliviar o calor e não chegar a um nível de exaustão do nosso corpo. Um hábito que algumas pessoas ajustam para esse tempo quente são os que se referem aos exercícios físicos.

O ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas, Dr. Rogério Vidal, alerta para alguns cuidados que as pessoas devem ter em relação aos exercícios no verão.

”Questões como a hidratação, roupa adequada, período para a prática de exercícios ao ar livre são fundamentais para que a pessoa não sofra com desidratação ou até mesmo desmaios. Os cuidados são essenciais para que a pessoa não tenha nenhum problema com essa estação na hora de praticar um exercício”.

Uma pesquisa recente mostrou que 46% dos brasileiros não praticam atividade física suficiente. Porém, o ortopedista diz que o calor não pode ser um impedimento para quem quer iniciar ou que já pratica exercício.

“Nesse tempo quente atividades ao ar livre como caminhada, bicicleta, natação e até uma dança, podem ser alternativas, nunca se esquecendo da hidratação e de repor a energia. Orientação médica é sempre fundamental”.

Outro ponto fundamental segundo Dr. Rogério Vidal são os alongamentos antes e depois do exercício.

Confira algumas dicas do especialista para evitar problemas ao se exercitar durante o verão:

- Realize alongamentos antes e depois da atividade física. Muitas pessoas no verão acham que já estão aquecidas e não se alongam, mas é uma parte fundamental;

- Opte por atividades ao ar livre (caminhadas, bicicleta, patins, futebol). Natação e danças também são opções;

- Respire corretamente. O verão pode dar uma sensação de falta de ar, então tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca;

- Use roupas adequadas para o exercício, de preferência as que absorvam o suor e sequem mais rápido;

- Se fizer exercício ao ar livre priorize um período entre 10h e 16h e com uso de protetor;

- Avaliação médica é fundamental para que você tenha os exercícios corretos indicados para o seu perfil;



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