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Dormir mais no final de semana recupera as noites perdidas?

Dormir mais no final de semana recupera as noites perdidas?

14/11/2019 Divulgação

Mudar hábitos é mais eficaz do que ficar mais tempo na cama no sábado e domingo.

Dormir mais no final de semana recupera as noites perdidas?

Qual é a prioridade que você dá para o seu sono? Em meio a uma rotina cada vez mais corrida e cheia de tarefas as pessoas podem trocar as horas de repouso para trabalhar um pouco mais, estudar uma nova matéria e para o lazer, afinal, que mal pode fazer assistir só mais um episódio da sua série favorita?

Dados levantados pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN), com o apoio do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), revelaram que cerca de 60% das pessoas dormem menos do que o recomendado no Brasil.

Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, o ideal é que um jovem adulto durma de 7 a 8 horas por dia. "O sono faz parte do ritmo biológico de cada pessoa. Um repouso insuficiente atrapalha a reparação adequada do organismo e prejudica a curto e a longo prazo o bem-estar das pessoas", explica.

De acordo com a especialista a privação de sono afeta de forma negativa a saúde do corpo e da mente. "A curto prazo, ela pode causar problemas cognitivos, mau humor, cansaço e acentua a produção de cortisol, um dos hormônios relacionados ao estresse", explica.

Dormir pouco também aumenta o risco de doenças, porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder às ameaças com eficiência. Obesidade, diabetes e hipertensão também podem ser desencadeadas pela falta de sono em longo prazo.

Dormir mais no final de semana compensa o sono perdido?
Uma pesquisa encomendada pela Royal Philips revelou que 52% dos brasileiros dizem recuperar o sono perdido durante o final de semana. Porém essa não é uma solução adequada para esse problema das horas perdidas. "É durante o repouso que o organismo realiza o processo de regeneração celular, equilibra a produção de alguns hormônios e restaura as energias essenciais para o funcionamento do corpo e da mente para o dia", destaca Renata.

O estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, reforça esse ponto. Pesquisadores sugerem que usar o final de semana não é uma estratégia eficaz para prevenir a desregulação metabólica e mudanças no relógio biológico, causadas pelas poucas horas de sono. Além de não impedir o ganho de peso e reduzir a sensibilidade à insulina.

Fonte: Dezoito comunicação



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