Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Esperança em meio ao desastre

Esperança em meio ao desastre

24/11/2017 Thomas Mitchinson

A onipotência tem todo o poder, e reconhecer qualquer outro poder é desonrar a Deus.

Esperança em meio ao desastre

Os furacões, que resultaram em devastação no Texas, na Flórida e nas ilhas caribenhas, também trouxeram à tona o que há de melhor na humanidade, pois milhões de dólares estão sendo doados e pessoas estão desempenhando atos heróicos sem medida.

Enquanto continuamos a observar os efeitos das inundações, sinto-me solidário com todas aquelas pessoas. Tenho visto os efeitos da inundação, mas também tenho constatado que a oração é uma ajuda eficaz, antes, durante e depois de uma tempestade devastadora.

Achei esta declaração de Mary Baker Eddy, a fundadora da Ciência Cristã, muito útil durante ocasiões de medo e preocupação: “Não existe poder a não ser o de Deus. A onipotência tem todo o poder, e reconhecer qualquer outro poder é desonrar a Deus” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 228). A angústia e a preocupação tentam nos persuadir de que Deus talvez esteja ausente e que sejamos impotentes diante de forças destrutivas. Mas reconhecer que Deus está presente e tem todo o poder alivia o medo e o terror, além de infundir-nos sabedoria e coragem.

Jesus deu provas disso. Quando estava no barco com seus discípulos, no meio de uma tempestade, ele acalmou os ventos simplesmente declarando: “Acalma-te, emudece!” (Marcos 4:39). Ele não estava apenas acalmando a tempestade, mas também estava expulsando o terror que os discípulos sentiam. Embora talvez não tenhamos o nível de confiança em Deus que Jesus tinha, o fato espiritual é que qualquer um, em qualquer parte, recebe verdadeiramente a ajuda onipotente, onde quer que esteja. Essa ajuda pode assumir formas diferentes, tais como: proteção, resgate ou uma ideia inspirada de como conter a água.

Houve uma ocasião em que nossa cidade foi atingida por uma tempestade torrencial. Quando acordei, às 2 da madrugada, a água havia enchido a área em frente das janelas do porão e já estava inundando o porão de nossa casa. Enquanto minha esposa usava o aspirador de água no porão e eu do lado de fora procurava tirar a água defronte das janelas, minha filha de oito anos segurava um balde debaixo de uma janela, tentando apanhar a água que entrava.

Enquanto eu carregava os livros, computadores e mobília do escritório para outro quarto no andar de cima, abri o livro com a declaração de Eddy que mencionei acima, sobre a onipotência de Deus. Repeti a frase em voz bem alta, acima do barulho do aspirador e da água que entrava no porão, reconhecendo o poder de Deus.

Ao repetir essa frase, comecei a sentir a autoridade espiritual que havia por trás dela, que passou a significar mais para mim do que a água que entrava no porão. Daí a água parou de entrar. Ainda chovia e continuou a chover por mais quatro horas, mas a água não entrou. Não tivemos nenhuma perda.

Aprendi com essa experiência que nenhum de nós pode ser separado do cuidado amoroso de Deus. Mesmo quando o desastre leva a uma perda de propriedade ou à perda de entes queridos, volver-se ao amor de Deus em humilde oração traz a força, a coragem e a inteligência para prosseguir. Isso leva a uma restauração tanto mental como física, não apenas para viver com o pesar, mas permitindo que Deus o cure.

A oração pode nos proporcionar um senso do domínio, equilíbrio mental, coragem e força, dados por Deus. Essa oração com compreensão não somente conforta, mas restaura o senso completo de bem em nossa vida.

* Thomas Mitchinson escreve sobre a relação entre o pensamento a espiritualidade. Também integra o Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o estado de Illinois, EUA. 



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos