Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Estrangeiros, judeus, negros – Como pensar diante do racismo?

Estrangeiros, judeus, negros – Como pensar diante do racismo?

24/08/2017 Leide Lessa

Eu estava no bonde e li esta frase em um muro: “Estrangeiro, vá embora!” Bem, estava em alemão: “Ausländer raus!”

Estrangeiros, judeus, negros – Como pensar diante do racismo?

Eu tinha 18 anos, e estava estudando na Áustria.

Três anos depois, fui aos Estados Unidos. Na faculdade, fiz um curso de redação no qual eu era a única estrangeira. Logo no início, o professor pediu aos alunos que se juntassem em grupos. Como não conhecia ninguém, fiquei sozinha. Mas alguns minutos depois, uma jovem de cor me chamou para se juntar ao seu grupo. Todas as demais também eram negras.

Por essas e outras razões, sei que viver no exterior não é fácil. Por exemplo, hoje o Chile e o Brasil recebem haitianos e venezuelanos que deixam seu país em busca de trabalho e comida; mas são discriminados e vivem em condições precárias.

Há alguns meses, a história de um haitiano que vive no Chile e sofreu discriminação no metrô de Santiago tornou-se rapidamente conhecida nas redes sociais.

Mas, não só os estrangeiros enfrentam dificuldades. Milhões de pessoas são discriminadas em seus próprios países por sua descendência, cor de pele ou religião.

Por exemplo, nos últimos dias, o mundo ficou chocado com a demonstração de pessoas que apoiam a supremacia da raça branca, em Charlottesville, Virgínia, EUA, e pelos ataques terroristas em Barcelona, Espanha.

Em contraste com as notícias desconcertantes, a mensagem que recebeu mais “curtidas” na história do Twitter foram as palavras de Nelson Mandela que o ex-presidente Obama compartilhou. O parágrafo completo diz: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

Quão simples e profunda é essa declaração! As manifestações de ódio que vemos não são naturais, mas o amor é natural. Quando você fala com seu coração cheio de amor, você só pode tocar o coração do outro. Um coração cheio de amor não se deixa contaminar pelo ódio. A origem do amor é divina, por isso é natural. A capacidade de amar é inata em todos.

A grande questão, porém, é: Como podemos ver mais desse amor para diminuir e mesmo eliminar o ódio que a discriminação produz?

Precisamos protestar mentalmente contra o ódio e aceitar que só o amor é natural e onipotente.

A teóloga e pensadora Mary Baker Eddy explica isso de forma clara e ampla: “Um só Deus infinito [o Amor], o bem, unifica homens e nações; estabelece a fraternidade dos homens; põe fim às guerras; cumpre o preceito das Escrituras: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’; Aniquila ... tudo o que está errado nos códigos sociais, civis, criminais, políticos e religiosos; estabelece a igualdade dos sexos...”

Sentir-se amado pelo Amor divino também elimina a amargura ou o sentimento de inferioridade, como eu também o experimentei. Somos todos iguais. Ser motivados pelo Amor, nos faz respeitar o próximo, espalhar o bem e viver em fraternidade.

Esperemos que, como o pólen, esse Amor alcance os corações férteis e produza muitos frutos de paz, igualdade e justiça.

* Leide Lessa é professora e conferencista de Ciência Cristãs e, como parte do Comitê de Publicação, escreve reflexões sobre a vida e a espiritualidade. E-Mail: [email protected].



Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo