Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Exercícios para o cérebro ajudam a driblar ansiedade

Exercícios para o cérebro ajudam a driblar ansiedade

09/03/2018 Divulgação

Prática que ajuda a controlar a inquietude e ainda ajuda a desenvolver a memória.

Exercícios para o cérebro ajudam a driblar ansiedade

Um estudo canadense realizado na Universidade de Waterllo, mostra que o controle da ansiedade pode melhorar o funcionamento da memória. Para relaxar, controlar as emoções e ao mesmo tempo estimular esta habilidade, a ginástica para o cérebro pode ser uma grande aliada.

Nós chamamos de ginástica para o cérebro o conjunto de atividades que promovem novidade, variedade e desafio crescente, que fazem com que os neurônios formem novas ligações entre si, ativando as habilidades cognitivas, entre elas, a memória.

“O cérebro é como um músculo do corpo, quanto mais ele é exercitado, melhor é sua performance. E quem pensa que os exercícios para o cérebro são chatos e cansativos, está muito enganado. A prática promove ainda o relaxamento por se tratarem de atividades divertidas e estimulantes”, conta Claudia de Paula, especialista em ginástica para o cérebro do Método SUPERA, uma rede de escolas voltadas para a ginástica para o cérebro.

Uma das ferramentas de ginástica para o cérebro do curso é o ábaco, uma ferramenta oriental para cálculos. Com a sua prática, é possível controlar a ansiedade, desenvolver o raciocínio lógico e a atenção sustentada, que é a porta de entrada para a memorização.

"Ao fazer o ábaco, os pensamentos se dispersam. Quando vou fazer as atividades após as contas, me sinto mais leve. O SUPERA vai além de ajudar nas habilidades, também é uma ótima terapia porque me ajudou a pensar e agir de forma positiva", conta Áurea Parin, 81 anos, aluna do SUPERA Curitiba Santa Felicidade.

Além da prática de exercícios para o cérebro, Claudia indica ainda outras atividades que contribuem para o controle da ansiedade: exercícios físicos, prática de terapia ou de meditação são algumas alternativas que ajudam na administração dos níveis de ansiedade e ajudam a manter uma saúde mental de qualidade.

“Para ter uma vida saudável, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo. Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade”, diz Antônio Carlos Perpétuo, presidente e fundador do Método SUPERA, rede de academia de ginástica para o cérebro.



Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Rico em potássio, fibras e carboidratos ele garante uma refeição saborosa e nutritiva.

Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

Ações para estimular a vacinação ocorrem em todo o estado, pois coberturas contra o sarampo e a gripe continuam baixas.

Minas mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe

A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.


O Influenza também está no nosso foco

Falar em vacinação nos dias de hoje nos tende a remeter quase que exclusivamente ao combate à Covid-19.

O Influenza também está no nosso foco

A nova era da Telemedicina no Brasil

Alguns números atestam que as consultas virtuais estão sendo utilizadas cada vez mais no país.

A nova era da Telemedicina no Brasil

Para onde foram os nutrientes que estavam aqui?

A maioria das culturas vegetais são produzidas com a ajuda de solos fertilizados. O alto uso de fertilizantes nitrogenados tende a reduzir o teor de vitamina C em muitas frutas e hortaliças.