Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Fatores motivacionais entre o CrossFit e a musculação

Fatores motivacionais entre o CrossFit e a musculação

26/09/2019 Da Redação

Motivação intrínseca ao exercício conduz a uma liberação do estresse.

Fatores motivacionais entre o CrossFit e a musculação

A musculação é reconhecida por melhorar parâmetros de saúde fisiológicos e psicológicos. Apesar do desenvolvimento de intervenções e estratégias para iniciar o exercício resistido seja parte vital da promoção à saúde, tem sido evidenciado que os indivíduos devam continuar fisicamente ativos durante toda a sua vida, promovendo assim o envolvimento a longo prazo.

Pesquisas apontam que 50% dos adultos irão descontinuar um programa de exercício dentro dos primeiros seis meses. Então, é importante entender os objetivos que levam a prática dos exercícios resistidos. Os motivos são predominantemente intrínsecos (satisfação inerente proporcionada como: revitalização, prazer e desafio) ou extrínsecos (alcançar resultados, reconhecimento social, afiliação, competição e aparência).

Assim, é notado que a motivação intrínseca ao exercício conduz a uma liberação do estresse, e está relacionada positivamente a níveis gerais de bem-estar e felicidade do indivíduo. Por sua vez, metas intrínsecas estão associadas à adesão a exercícios que promovam resultados saudáveis, enquanto a extrínseca aumenta o nível de estresse e está vinculada a desempenho. Além disso, a motivação não é fixa, e os praticantes podem progredir entre os motivos, por meio dos quais o comportamento se torna mais coerente com o seu senso de si e com outros valores.

Fatores de motivação e prazer no exercício são pesquisados em uma variedade de programas de exercícios em grupo e individuais. No entanto, geralmente tem sido direcionada para o desenvolvimento muscular com a comparação entre os gêneros. Certamente os dados são valiosos na identificação de possíveis benefícios específicos a saúde. No entanto, como a variedade de modalidades de exercício de força disponíveis continua crescendo, mais informações são necessárias para entender os motivos por trás da escolha, incluindo formas mais recentes de exercício.

O CrossFit é uma forma de exercício que atualmente tem um fundo de pesquisa esparsa no que diz respeito aos motivos que levaram os participantes a escolherem a modalidade. É reconhecido como um programa de alta intensidade que combina elementos de mobilidade, técnica e força, e tem visto uma crescente popularidade nos últimos anos. O CrossFit geralmente incorpora levantamento de peso olímpico e elementos da ginástica usando suportes de mão. Uma grande parte dos treinos do CrossFit também consiste no “Treinamento do dia”, onde são realizados por um melhor tempo (contrarrelógio) ou realizados no estilo “tantas rodadas quanto possível” e são completados em um ambiente de grupo, com alguns exercícios sendo realizados como uma carga de trabalho compartilhada.

A natureza social do CrossFit, além do anual “CrossFit Games”, que inclui treinos nacionais de qualificação e competições regionais, é o que levou o CrossFit a ser descrito como o “Esporte da Aptidão”. Tem um forte aspecto em equipe, como afiliação e os praticantes podem ter resultado em um curto espaço de tempo. Em comparação com muitas outras classes do grupo de exercícios resistidos, no qual, embora os treinos sejam concluídos em um ambiente social, os programas CrossFit permitem que indivíduos iniciantes e avançados se exercitem juntos competitivamente e socialmente. Isso sugere que a natureza do CrossFit está enraizada na modalidade do treinamento, execução dos movimentos, independentemente de os participantes competirem além de suas instalações locais.

Ambientes de exercícios diferentes já foram citados anteriormente como um importante fator contribuinte para o exercício de iniciação e adesão. Além disso, a falta de apoio social é uma razão fundamental para o abandono. De acordo com a teoria da motivação social de Allen, os ambientes esportivos oferecem a oportunidade para os indivíduos satisfazerem três objetivos sociais: afiliação, reconhecimento e status. Então, o CrossFit comparado a musculação com relação a fatores motivacionais se mostra divertido e voltado a vencer desafios, já a musculação se pauta em motivos relacionados a saúde. São necessárias pesquisas futuras para melhor compreensão dos motivos que levam as pessoas a escolherem a modalidade mais adequada e ser benéfica para auxiliar no aumento de sua adesão.

Texto: Fábio Barreto Maia da Silva - professor do Curso de Educação Física da Anhanguera de Niterói.



Dietas milagrosas não preparam o seu corpo para o Carnaval

Médico faz um alerta sobre os cuidados com a saúde.

Dietas milagrosas não preparam o seu corpo para o Carnaval

Como trabalhar nosso estoque de energia

Nossa energia é como uma montanha-russa. Em alguns dias, ela está em alta. Em outros, bem baixa.


Hipnose é um sistema de cura sem dor para quase todos os problemas

Você sabia que a forma como você pensa ou age tem origem 95% em seu subconsciente e apenas 5% no seu consciente?

Hipnose é um sistema de cura sem dor para quase todos os problemas

Conheça os diferentes tipos de pele dos bebês

Os bebês podem ter derme normal, sensível ou seca.

Conheça os diferentes tipos de pele dos bebês

Por que ler para seu filho?

Vemos muitas campanhas sobre leitura para crianças.

Por que ler para seu filho?

Idosos conquistam mais qualidade de vida com Pilates

A técnica melhora a força física, proporcionando muito mais disposição para quem chegou na terceira idade.

Idosos conquistam mais qualidade de vida com Pilates

38% das mortes por acidentes com crianças acontecem durante as férias

Segundo análise da ONG Criança Segura, durante as férias, trânsito, afogamento e queimadura são os acidentes de maior ocorrência.

38% das mortes por acidentes com crianças acontecem durante as férias

Como tratar e proteger os cabelos no verão

Exposição excessiva ao sol desencadeia o aumento da oleosidade e porosidade dos fios.

Como tratar e proteger os cabelos no verão

Não quer ganhar peso com as festas de fim de ano?

Juliana Vieira dá dicas para uma ceia mais saudável nos festejos.

Não quer ganhar peso com as festas de fim de ano?

Sete dicas para quem vai correr a São Silvestre

Alimentação leve, hidratação e o uso de meias de compressão são aconselhados para evitar problemas durante a prova.

Sete dicas para quem vai correr a São Silvestre

Cuidados na hora de presentear os filhos neste Natal

50% dos brasileiros afirmam que as crianças influenciam na decisão de compra.

Cuidados na hora de presentear os filhos neste Natal

Dicas nutricionais para quem deseja se tornar vegano

Os cuidados para quem deseja abolir a proteína animal da dieta.

Dicas nutricionais para quem deseja se tornar vegano