Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fortalecendo a saúde mental através da meditação

Fortalecendo a saúde mental através da meditação

02/02/2022 Joana D'Arc Filetto

Nos dias atuais, parece ser natural ficar ansioso, estressado, irritado, depressivo, exausto.

Fortalecendo a saúde mental através da meditação

Porém não é! Se fosse natural e normal não sentiríamos tão incomodados e com interesse em nos livrar rapidamente destes estados.

Podemos aceitá-los como comuns, por acontecerem com frequência em nossa vida diária devido à pressão que experimentamos cotidianamente, seja no ambiente familiar, no ambiente de trabalho, nos relacionamentos, no trânsito, na fila do mercado etc.

Quando esta pressão é maior do que nossa resistência em suportá-la, experimentamos tensão, exaustão, cansaço, dor, fadiga, adoecemos física, mental e emocionalmente.

Não temos como controlar os fatores externos que nos pressionam, mas podemos e devemos sim, fortalecer nossa capacidade interna de lidar com eles, ou seja, aumentar nossas defesas, nossa resistência interna e mantermos nosso estado interno saudável e equilibrado.

A meditação torna-se um aliado nesse processo de fortalecimento de nossas defesas internas e de nossos humores. Existem várias maneiras de praticar a meditação, como por exemplo, a meditação Raja Yoga.

Meditação é um processo interno de autoconhecimento e descoberta do potencial interno, inato de cada ser. É um processo natural e simples de criar e sustentar pensamentos positivos, elevados e puros que nos levam a uma experiência profunda de paz, silêncio, amor, felicidade, pureza, equilíbrio e poder com base no conhecimento espiritual.

Meditar não significa desligarmos do mundo, ficarmos alheios aos acontecimentos, mas sim continuarmos a interagir com cada pessoa e em cada situação de uma maneira apreciativa e com uma consciência e atitude positivas. Isso é importante para restabelecermos o equilíbrio entre nosso mundo interno - pensamento, sentimentos, emoções, experiências, escolhas, tomadas de decisões, e o mundo externo - ação, movimento, forma, cores.

Podemos dizer que a meditação é uma conversa interna amorosa com o eu (ser) e com Ser supremo (Deus). É um estado de consciência das qualidades internas e originais do ser paz, amor, felicidade.

Para desenvolver este estado de consciência, basta apenas nos lembrarmos de quem originalmente somos.

Ao longo de nossa existência nos distanciamos e nos esquecemos de quem somos; esquecemos de nossa verdadeira identidade e, então passamos a absorver as qualidades adquiridas de acordo com nossos papéis, relacionamentos, responsabilidades, rotinas, hábitos, crenças, habilidades, status, posses, criando uma camada que nos separa de nossa verdadeira identidade, o ser original e eterno que sou. Enquanto nossa consciência estiver limitada a estes aspectos adquiridos não conseguimos acessar nossas verdadeiras qualidades, nosso verdadeiro potencial interno.

A meditação ajuda-nos a quebrar a camada das qualidades adquiridas e ativar nossas qualidades internas que por sua vez, formam as virtudes necessárias para uma resposta positiva frente às situações de pressão, stress, conflitos etc.

Portanto, ao praticarmos meditação nos tornamos, conscientes de nosso estado eterno e original, restauramos nossas qualidades originais, restabelecemos o equilíbrio, fortalecemos nossa resistência interna, diminuímos a pressão e, consequentemente a tensão sobre nós.

Passos para meditar:

1) Encontre um local calmo e relaxe. Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira.

2) Reduza a intensidade da iluminação e coloque uma música suave de fundo, para criar um ambiente adequado. Mantenha seus olhos abertos, porém gentilmente descansados, focalizando sua atenção em um ponto a sua frente.

3) Retorne a sua consciência para sua mente e vá além dos sons e movimentos a sua volta. Não é necessário parar de pensar, apenas torne-se um observador do fluxo de pensamentos que surgem.

4) Sinta que, gradualmente, a velocidade de seus pensamentos se reduz e você começa a fazer uma conexão com a essência de silêncio e paz interior.

5) Crie o pensamento "eu sou um ser de paz" e visualize a sua imagem pacífica na tela de sua mente. Um semblante suave e o sorriso natural.

6) Permaneça nessa consciência por alguns momentos. Não lute contra outros tipos de pensamentos que possam surgir; ou contra memórias de situações do passado. Apenas os deixe passar, suavemente, pela tela de sua mente.

7) Reconheça e aprecie os sentimentos puros que surgem de seu coração, pelo eu, pela vida, pela natureza e por Deus.

8) Encerre a sua meditação ao fechar os olhos e criar um momento de silêncio interno.

Boa experiência e lembre-se: "... a vida é mais do que somente sobreviver e superar obstáculos. É uma experiência de amor e muito significado." (Anthony Strano).

* Joana D'Arc Filetto - Psicóloga e professora de meditação há 30 anos. Coordenadora da Brahma Kumaris em Piracicaba/SP.

Para mais informações sobre Saúde Mental clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A nova era da Telemedicina no Brasil

Alguns números atestam que as consultas virtuais estão sendo utilizadas cada vez mais no país.

A nova era da Telemedicina no Brasil

Para onde foram os nutrientes que estavam aqui?

A maioria das culturas vegetais são produzidas com a ajuda de solos fertilizados. O alto uso de fertilizantes nitrogenados tende a reduzir o teor de vitamina C em muitas frutas e hortaliças.


Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia. A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos.

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Por muito tempo o hábito de roncar tem sido visto como motivo de chacota ou algo corriqueiro.

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Qual é o melhor presente do dia das mães?

O mês de maio é reconhecido como o mês das mães em vários lugares do mundo.

Qual é o melhor presente do dia das mães?

A felicidade faz parte do trabalho

“Trabalhe com o que ama e não precisará trabalhar um único dia em sua vida.”

A felicidade faz parte do trabalho

Cinco hábitos que prejudicam as mãos e como mudá-los

O WhatsAppinite, por exemplo é uma tendinite causada pelo uso excessivo do celular.

Cinco hábitos que prejudicam as mãos e como mudá-los

Saiba como escolher os melhores vinhos para sua comemoração

Reunir as pessoas mais queridas, escolher a playlist, caprichar na decoração e acertar no cardápio e arrasar na escolha dos vinhos.

Saiba como escolher os melhores vinhos para sua comemoração

Criança precisa de rotina

Para os pais que acreditam que o filho precisa ter tudo o que eles não tiveram, melhor rever o conceito.

Criança precisa de rotina

Raciocínio rápido e boa memória de longo prazo podem ser sinais de superinteligência

Conheça cinco sinais que podem indicar altas habilidades/superdotação, de acordo com a Associação Mensa Brasil.

Raciocínio rápido e boa memória de longo prazo podem ser sinais de superinteligência

A Páscoa da paz

Um diagnóstico sobre o drama da guerra nunca será completo sem um olhar de fé.

A Páscoa da paz

Atitudes têm mais poder do que palavras

Falar até papagaio fala, já dizia o dito popular.

Atitudes têm mais poder do que palavras