Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fortalecendo a saúde mental através da meditação

Fortalecendo a saúde mental através da meditação

02/02/2022 Joana D'Arc Filetto

Nos dias atuais, parece ser natural ficar ansioso, estressado, irritado, depressivo, exausto.

Fortalecendo a saúde mental através da meditação

Porém não é! Se fosse natural e normal não sentiríamos tão incomodados e com interesse em nos livrar rapidamente destes estados.

Podemos aceitá-los como comuns, por acontecerem com frequência em nossa vida diária devido à pressão que experimentamos cotidianamente, seja no ambiente familiar, no ambiente de trabalho, nos relacionamentos, no trânsito, na fila do mercado etc.

Quando esta pressão é maior do que nossa resistência em suportá-la, experimentamos tensão, exaustão, cansaço, dor, fadiga, adoecemos física, mental e emocionalmente.

Não temos como controlar os fatores externos que nos pressionam, mas podemos e devemos sim, fortalecer nossa capacidade interna de lidar com eles, ou seja, aumentar nossas defesas, nossa resistência interna e mantermos nosso estado interno saudável e equilibrado.

A meditação torna-se um aliado nesse processo de fortalecimento de nossas defesas internas e de nossos humores. Existem várias maneiras de praticar a meditação, como por exemplo, a meditação Raja Yoga.

Meditação é um processo interno de autoconhecimento e descoberta do potencial interno, inato de cada ser. É um processo natural e simples de criar e sustentar pensamentos positivos, elevados e puros que nos levam a uma experiência profunda de paz, silêncio, amor, felicidade, pureza, equilíbrio e poder com base no conhecimento espiritual.

Meditar não significa desligarmos do mundo, ficarmos alheios aos acontecimentos, mas sim continuarmos a interagir com cada pessoa e em cada situação de uma maneira apreciativa e com uma consciência e atitude positivas. Isso é importante para restabelecermos o equilíbrio entre nosso mundo interno - pensamento, sentimentos, emoções, experiências, escolhas, tomadas de decisões, e o mundo externo - ação, movimento, forma, cores.

Podemos dizer que a meditação é uma conversa interna amorosa com o eu (ser) e com Ser supremo (Deus). É um estado de consciência das qualidades internas e originais do ser paz, amor, felicidade.

Para desenvolver este estado de consciência, basta apenas nos lembrarmos de quem originalmente somos.

Ao longo de nossa existência nos distanciamos e nos esquecemos de quem somos; esquecemos de nossa verdadeira identidade e, então passamos a absorver as qualidades adquiridas de acordo com nossos papéis, relacionamentos, responsabilidades, rotinas, hábitos, crenças, habilidades, status, posses, criando uma camada que nos separa de nossa verdadeira identidade, o ser original e eterno que sou. Enquanto nossa consciência estiver limitada a estes aspectos adquiridos não conseguimos acessar nossas verdadeiras qualidades, nosso verdadeiro potencial interno.

A meditação ajuda-nos a quebrar a camada das qualidades adquiridas e ativar nossas qualidades internas que por sua vez, formam as virtudes necessárias para uma resposta positiva frente às situações de pressão, stress, conflitos etc.

Portanto, ao praticarmos meditação nos tornamos, conscientes de nosso estado eterno e original, restauramos nossas qualidades originais, restabelecemos o equilíbrio, fortalecemos nossa resistência interna, diminuímos a pressão e, consequentemente a tensão sobre nós.

Passos para meditar:

1) Encontre um local calmo e relaxe. Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira.

2) Reduza a intensidade da iluminação e coloque uma música suave de fundo, para criar um ambiente adequado. Mantenha seus olhos abertos, porém gentilmente descansados, focalizando sua atenção em um ponto a sua frente.

3) Retorne a sua consciência para sua mente e vá além dos sons e movimentos a sua volta. Não é necessário parar de pensar, apenas torne-se um observador do fluxo de pensamentos que surgem.

4) Sinta que, gradualmente, a velocidade de seus pensamentos se reduz e você começa a fazer uma conexão com a essência de silêncio e paz interior.

5) Crie o pensamento "eu sou um ser de paz" e visualize a sua imagem pacífica na tela de sua mente. Um semblante suave e o sorriso natural.

6) Permaneça nessa consciência por alguns momentos. Não lute contra outros tipos de pensamentos que possam surgir; ou contra memórias de situações do passado. Apenas os deixe passar, suavemente, pela tela de sua mente.

7) Reconheça e aprecie os sentimentos puros que surgem de seu coração, pelo eu, pela vida, pela natureza e por Deus.

8) Encerre a sua meditação ao fechar os olhos e criar um momento de silêncio interno.

Boa experiência e lembre-se: "... a vida é mais do que somente sobreviver e superar obstáculos. É uma experiência de amor e muito significado." (Anthony Strano).

* Joana D'Arc Filetto - Psicóloga e professora de meditação há 30 anos. Coordenadora da Brahma Kumaris em Piracicaba/SP.

Para mais informações sobre Saúde Mental clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora