Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

15/05/2018 Mariana Vieira

Um desafio de três dias com poucos exercícios práticos e rápidos.

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

 Todas as semanas recebo dezenas de pessoas que sofrem com os sintomas da ansiedade, que podem variar de falta de ar, palpitações, dor de cabeça, sentir a região da testa ou o topo da cabeça quentes, dificuldade para pegar no sono, acordar muitas vezes durante a noite, cansaço excessivo, entre tantos outros.

Diante desse cenário crescente, o meu objetivo com esse artigo, assim como em todos os atendimentos que realizo, é mostrar que podemos equilibrar as nossas emoções de maneira simples. Sim, de maneira SIMPLES! É como banho. Ninguém fica se culpando ao final de um dia por ter ficado sujo ou suado. Apenas fazemos o que tem que ser feito, que nesse caso é tomar um bom banho. Agora quando o assunto é ansiedade, devemos tratar igual. Pare de se culpar por estar ansioso e comece fazendo o que tem que ser feito!

Por isso, proponho um desafio de três dias com poucos exercícios práticos e rápidos. Então vamos lá, durante três dias você vai:

1º - Beber, no mínimo, 500 ml a mais de água – E, água é água, ok?

Seo seu primeiro pensamento foi: "Nossa, tudo isso?" Lembre-se que uma latinha de refrigerante ou suco tem quase essa mesma quantidade e muitas vezes você bebe em menos de uma hora do seu almoço. Vamos deixar as desculpas de lado!

2º - Durante o seu dia, comece a perceber os momentos em que está com os pensamentos no futuro – e esses pensamentos costumam ser parecidos com: "E se tal pessoa falasse tal coisa eu iria ... " ou "Quando chegar tal momento eu vou...". Ao se dar conta que está assim, dê um passo para trás se imaginando voltando para o presente. Literalmente um passo para trás, mas com consciência de estar se trazendo para o presente e perceba que ao fazer isso, você sentirá um bem-estar muito forte em todo o seu corpo. Em lugares que você não tenha espaço físico para dar o passo para trás (como dirigindo, ou em um transporte muito cheio) apenas se concentre e se imagine dando esse passo.

3º - Ao se levantar e antes de se deitar, sente-se na cama e puxe o ar pelo nariz durante quatro segundos e solte pela boca pelo mesmo tempo. Na expiração, ouça o som do ar saindo pela boca. Repita esse processo pelo menos três vezes pela manhã e a mesma quantidade pela noite.

4º - Busque em algum aplicativo ou no próprio Youtube um áudio que seja de relaxamento para controle de ansiedade e ouça pelo menos uma vez por dia. Há muitas opções disponíveis e tenho certeza que uma delas irá lhe agradar.

Posso lhe garantir que se você fizer esses rápidos e eficientes exercícios se sentirá muito melhor até mesmo antes do final do terceiro dia. E, caso queira permanecer bem, basta continuar! Ao fazer isto, você estará mostrando para a sua estrutura psicológica a forma como deseja viver a partir de agora e em pouco tempo, estará vivendo com a ansiedade controlada de forma totalmente automática. Vamos lá? O momento de viver bem é agora!

* Mariana Vieira - Hipnoterapeuta clínica, com certificações internacionais pela ABH – The American BoardofHypnotherapy e Instituto Milton H. Erickson (USA).

Fonte: Roma - Instituto de Desenvolvimento Humano



A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.


O Influenza também está no nosso foco

Falar em vacinação nos dias de hoje nos tende a remeter quase que exclusivamente ao combate à Covid-19.

O Influenza também está no nosso foco

A nova era da Telemedicina no Brasil

Alguns números atestam que as consultas virtuais estão sendo utilizadas cada vez mais no país.

A nova era da Telemedicina no Brasil

Para onde foram os nutrientes que estavam aqui?

A maioria das culturas vegetais são produzidas com a ajuda de solos fertilizados. O alto uso de fertilizantes nitrogenados tende a reduzir o teor de vitamina C em muitas frutas e hortaliças.


Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia. A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos.

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Por muito tempo o hábito de roncar tem sido visto como motivo de chacota ou algo corriqueiro.

Pesadelo na hora do sono: apneia atinge 70 milhões de brasileiros

Qual é o melhor presente do dia das mães?

O mês de maio é reconhecido como o mês das mães em vários lugares do mundo.

Qual é o melhor presente do dia das mães?

A felicidade faz parte do trabalho

“Trabalhe com o que ama e não precisará trabalhar um único dia em sua vida.”

A felicidade faz parte do trabalho