Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

15/05/2018 Mariana Vieira

Um desafio de três dias com poucos exercícios práticos e rápidos.

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

 Todas as semanas recebo dezenas de pessoas que sofrem com os sintomas da ansiedade, que podem variar de falta de ar, palpitações, dor de cabeça, sentir a região da testa ou o topo da cabeça quentes, dificuldade para pegar no sono, acordar muitas vezes durante a noite, cansaço excessivo, entre tantos outros.

Diante desse cenário crescente, o meu objetivo com esse artigo, assim como em todos os atendimentos que realizo, é mostrar que podemos equilibrar as nossas emoções de maneira simples. Sim, de maneira SIMPLES! É como banho. Ninguém fica se culpando ao final de um dia por ter ficado sujo ou suado. Apenas fazemos o que tem que ser feito, que nesse caso é tomar um bom banho. Agora quando o assunto é ansiedade, devemos tratar igual. Pare de se culpar por estar ansioso e comece fazendo o que tem que ser feito!

Por isso, proponho um desafio de três dias com poucos exercícios práticos e rápidos. Então vamos lá, durante três dias você vai:

1º - Beber, no mínimo, 500 ml a mais de água – E, água é água, ok?

Seo seu primeiro pensamento foi: "Nossa, tudo isso?" Lembre-se que uma latinha de refrigerante ou suco tem quase essa mesma quantidade e muitas vezes você bebe em menos de uma hora do seu almoço. Vamos deixar as desculpas de lado!

2º - Durante o seu dia, comece a perceber os momentos em que está com os pensamentos no futuro – e esses pensamentos costumam ser parecidos com: "E se tal pessoa falasse tal coisa eu iria ... " ou "Quando chegar tal momento eu vou...". Ao se dar conta que está assim, dê um passo para trás se imaginando voltando para o presente. Literalmente um passo para trás, mas com consciência de estar se trazendo para o presente e perceba que ao fazer isso, você sentirá um bem-estar muito forte em todo o seu corpo. Em lugares que você não tenha espaço físico para dar o passo para trás (como dirigindo, ou em um transporte muito cheio) apenas se concentre e se imagine dando esse passo.

3º - Ao se levantar e antes de se deitar, sente-se na cama e puxe o ar pelo nariz durante quatro segundos e solte pela boca pelo mesmo tempo. Na expiração, ouça o som do ar saindo pela boca. Repita esse processo pelo menos três vezes pela manhã e a mesma quantidade pela noite.

4º - Busque em algum aplicativo ou no próprio Youtube um áudio que seja de relaxamento para controle de ansiedade e ouça pelo menos uma vez por dia. Há muitas opções disponíveis e tenho certeza que uma delas irá lhe agradar.

Posso lhe garantir que se você fizer esses rápidos e eficientes exercícios se sentirá muito melhor até mesmo antes do final do terceiro dia. E, caso queira permanecer bem, basta continuar! Ao fazer isto, você estará mostrando para a sua estrutura psicológica a forma como deseja viver a partir de agora e em pouco tempo, estará vivendo com a ansiedade controlada de forma totalmente automática. Vamos lá? O momento de viver bem é agora!

* Mariana Vieira - Hipnoterapeuta clínica, com certificações internacionais pela ABH – The American BoardofHypnotherapy e Instituto Milton H. Erickson (USA).

Fonte: Roma - Instituto de Desenvolvimento Humano



O chá e seus efeitos benéficos

Quem nunca tomou algum medicamento medicamento sem receita médica?

O chá e seus efeitos benéficos

Direitos de crianças e adolescentes em meio à pandemia

As políticas públicas e a atuação das instituições que trabalham para garantir os direitos da criança e do adolescente, tema debatido há vários anos no meio público, ganharam um novo sentido durante a pandemia.

Direitos de crianças e adolescentes em meio à pandemia

Estamos mais intolerantes?

No Dia da Compreensão Mundial, psicóloga destaca que característica pode ser adquirida desde a infância.

Estamos mais intolerantes?

Como a chegada da primavera influencia na fertilidade masculina

Estudo mostra que durante a primavera os homens ficam mais férteis.

Como a chegada da primavera influencia na fertilidade masculina

O mistério da dor e da esperança de Maria

Quem não se impressiona com a manifestação do amor dedicado de uma mãe ao cuidar de um filho doente, acamado, necessitado de consolo e amparo?

O mistério da dor e da esperança de Maria

Oração aos insensatos

Começo dizendo que, na verdade, nem sei orar.

Oração aos insensatos

“Um Brasil que se alimenta e outro que não”

Famílias que nada tem e sofrem para sobreviver em meio à pandemia com o desemprego e a alta nos preços dos alimentos.


Métodos para estudar e entender a Bíblia

É necessário tratar de algumas questões ligadas à exegese e hermenêutica bíblicas.

Métodos para estudar e entender a Bíblia

Sete erros de postura cometidos nos serviços domésticos

Em tempos de pandemia, organizar, limpar e cozinhar tem sido atividades rotineiras para muitas pessoas.

Sete erros de postura cometidos nos serviços domésticos

Nove dicas para conquistar o coração do seu filho

Especialista em assuntos ligados à parentalidade e adoção, Mike Berry mostra o caminho para que pais, mãe e filhos se reconectem.

Nove dicas para conquistar o coração do seu filho

9 dicas para prevenir acidentes de crianças

Os acidentes normalmente ocorrem quando elas adquirem a habilidade de agir, engatinhar e pegar objetos.

9 dicas para prevenir acidentes de crianças

Coisas alegres

Café. Café forte. Passadinho na hora. Fogão de lenha.

Coisas alegres