Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manter hábitos saudáveis pode melhorar a qualidade de vida

Manter hábitos saudáveis pode melhorar a qualidade de vida

06/04/2020 Rairtoni Pereira dos Santos Silva

Como disse Jim Rohn, palestrante americano, “Para ter o que nunca teve, faça o que nunca fez”.

Manter hábitos saudáveis pode melhorar a qualidade de vida

E temos de ser honestos, o maior desafio de quem deseja ter uma vida saudável é sair da zona de conforto, pois, tornar a ter o hábito de sair todos os dias e ir à academia fazer o treino do dia exige vontade e disciplina. Ou seja, começar a fazer o que não se faz.

Manter uma vida saudável pode ser ótimo para obtenção e/ou manutenção de uma excelente qualidade de vida. Imagine ter condições de correr sem se cansar, poder praticar esportes sem medo de ficar dolorido no dia seguinte ou ser mais confiante do ponto de vista estético. Essas são coisas que, de uma forma ou de outra, agradam quem as imagina.

Porém, seja qual for a pessoa, é necessário começar devagar. Pense em um carro, ele não chega à velocidade de 100km/h instantaneamente, é necessário a aceleração gradativa para que se alcance tal ritmo de deslocamento. E a mesma coisa acontece com o nosso corpo. Se uma pessoa que nunca treinou na vida resolve iniciar as atividades com um treino digno de atleta olímpico, com certeza ela irá sofrer graves consequências de começar em um ritmo tão elevado.

Então, começar devagar para criar o ritmo é essencial, bem como  treinar todos os dias. E claro, mais a frente é possível pensar em um treino mais efetivo, assim, potencializando os resultados que a pessoa espera de si mesma. Um fator importante é ter metas, com isso há uma organização e um planejamento maior para que a cadência do treino se eleve.

Estudos mostram que pessoas que definem metas tendem a se realizar em torno de 30% a mais do que as que não definem. Logo, essa porcentagem dá uma boa vantagem sobre indivíduos que não têm nada planejado e traçado.

Além da boa saúde, outro motivo pelo qual algumas pessoas querem ter um estilo de vida incluindo a prática do treinamento, é a estética, ou seja, estar de bem com o próprio corpo. Muitas vezes o intuito pode ser usar ou comprar roupas que não servem e, por consequência, receber elogios sobre a evolução, aparência e beleza física que se alcançou com o hábito de treinar.

Organizar os alimentos e materiais de treino é algo que ajuda, porque caso o indivíduo queira treinar pela manhã ele pode adotar atitudes como, dormir cedo, arrumar as roupas necessárias para o treino e deixar o café da manhã pré-preparado. Com essa postura,  ele terá um ótimo ganho de tempo.

Outra atitude que se deve adotar é a de estar decidido. Imagine estar acordado às 5h30, já que para alguns é o melhor horário para poder iniciar o treino e não compromete outras tarefas do dia a dia, logo, é possível pensar, “Hoje o dia vai ser puxado, melhor começar amanhã”. É por isso que estar decidido é muito importante também, porque, o “amanhã” também poderá ser um dia difícil. O segredo aqui é não pensar, mas sim agir, pois o cérebro tende a sempre querer estar na zona de conforto.

Todos esses procedimentos citados acima são dicas valiosas, apesar de simples e óbvias, elas são necessárias de serem apresentadas. Pense bem em quantas coisas triviais e explícitas que deixam de ser percebidas no dia a dia. Creio que a pessoa que firma o compromisso de ter e, acima de tudo, manter uma atitude saudável perante ao dia a dia está prestes a ter  boa qualidade de vida, tanto para ela quanto para os familiares e todos que a amam.

* Rairtoni Pereira dos Santos Silva é Personal Trainer há mais de 10 anos,  ajudando pessoas a serem mais felizes com seus corpos. É autor do livro “5 Atitudes para criar o hábito de se exercitar todos os dias”.

Fonte: Vervi Assessoria



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional