Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O importante papel da compaixão nos cuidados da saúde

O importante papel da compaixão nos cuidados da saúde

19/06/2017 Tim Mitchinson

“Um diamante é apenas um pedaço de carvão que suportou o estresse excepcionalmente bem”.

O importante papel da compaixão nos cuidados da saúde

No início da minha prática da cura espiritual, fui visitar um homem que morava temporariamente em um motel, porque não tinha moradia. Ele estava sofrendo de extrema angústia mental e medo intenso. Conversei um pouco com ele, compartilhando ideias que eu esperava o acalmassem e confortassem, mas ele só ficou irracionalmente zangado comigo e, quando entrei no carro para sair, ele bateu a porta do carro com força na minha perna.

Enquanto empurrava com força a porta do carro, ele disse: “Vou empurrar esta porta até quebrar sua perna”. Eu apenas fiquei quieto. Logo, ele desistiu. Saí do carro e sentei-me com ele no estacionamento e ele falou comigo por mais de uma hora. Fiquei escutando e, em seguida, oramos juntos. Ele se acalmou e disse que só precisava de alguém para ouvi-lo e orar com ele. Quando fui embora, ele já estava bem melhor. Logo depois, encontrou um apartamento pelo qual ele podia pagar e viveu lá muito bem por um bom tempo. Com essa experiência, aprendi a importância da compaixão na ajuda que prestamos aos outros.

Compaixão foi o tema da conferência deste ano, intitulada: “Cuidar do Espírito Humano”, realizada em Chicago. Patrocinada pela Rede de Capelania na Área da Saúde, os palestrantes deste ano focaram o importante papel que a compaixão desempenha no cuidado ao paciente. Realizada no Sheraton Grand Hotel, a conferência contou com a participação de 300 capelães de hospitais, casas de repouso e asilos, de enfermeiros e assistentes sociais, como também, via vídeo conferência, teve a participação de profissionais do mundo inteiro, desde a Holanda e Alemanha, até a Etiópia e Quênia.

De acordo com a Rede de Capelania na Área da Saúde, 87% dos pacientes consideram a espiritualidade importante em sua vida; além disso, segundo outra pesquisa, 72% dos pacientes declararam que receberam pouco ou nenhum apoio espiritual por parte da equipe médica. Para remediar isso, o Dr. Harold Koenig, médico da Universidade Duke, afirma que os pacientes necessitam de cuidado espiritual genérico por parte de médicos, enfermeiros, assistentes sociais etc., e também de especialistas em cuidado espiritual: capelães com certificado (aqueles que completaram o mestrado em Teologia ou seu equivalente em uma área relevante para a capelania profissional).

De acordo com a Rede de Capelania: “Capelães acreditados buscam oferecer cuidado espiritual a pacientes de todas as tradições religiosas, assim como aos que não têm nenhuma religião. Uma norma ética explícita da capelania profissional é que os capelães acreditados procurem conectar o paciente, a família do paciente ou alguém da equipe médica, ao seu referencial espiritual, não impondo nem fazendo proselitismo de qualquer tradição específica, religiosa ou espiritual”.

Os palestrantes na conferência deste ano enfatizaram a compaixão e seu grande valor na ajuda a pacientes hospitalizados ou doentes terminais. Vários palestrantes definiram a compaixão como a capacidade de não somente atender à experiência dos outros, mas também de prestar ajuda. Shane Sinclair, PhD, coordenador de cuidados espirituais no Centro Tom Baker de Câncer, na Universidade de Calgary, disse: “Compaixão é um verbo: tentar compreender o outro e agir de acordo com essa compreensão”.

Ele também observou que aquele que manifesta a compaixão é beneficiado na mesma proporção. Ele disse: “Quando você ajuda outras pessoas, está ajudando a si mesmo. Há bem poucas evidências de que você possa vir a esgotar toda a sua compaixão”. A principal palestrante e professora de budismo, Roshi Joan Jiko Halifax, concordou. Pioneira no campo do cuidado a pacientes terminais, Halifax disse: “A fadiga provém da distração; a atenção nos proporciona poder e descanso”. Vários palestrantes enfatizaram que o esgotamento profissional pode ser vencido por meio do envolvimento compassivo com os pacientes e suas famílias.

Tanto Sinclair quanto Halifax observaram que ouvir o paciente é vital no cuidado compassivo. Eles, assim como outros palestrantes, notaram que os pacientes não querem piedade e que a piedade os derruba. Em vez disso, o que eles desejam ter ao lado, nesse momento, é alguém que realmente ouça os seus temores, preocupações e dores emocionais.

A necessidade de cuidar de si mesmo, por parte dos prestadores de cuidados profissionais, inclusive capelães, enfermeiros e assistentes sociais, foi abordada em sessões de debate em grupo. Embora reconhecendo que o serviço prestado nos hospitais e aos doentes terminais pode ser um trabalho árduo, Debra Mattison, professora-assistente de clínica na escola de serviço social da Universidade de Michigan, declarou: “Em vez de dizer que nosso trabalho é árduo, e realmente é, lembrem-se de que é um trabalho sagrado”. Ela observou que é importante para capelães e assistentes sociais, bem como para enfermeiros, compreender que seu trabalho é uma fonte de energia para eles mesmos e para os outros. Muitos no grupo acenaram com a cabeça, concordando.

Os participantes me contaram como eles descobriram que a compaixão é um redutor de estresse; que seu trabalho é uma jornada espiritual com o paciente e sua família; e que a compaixão traz à luz naturalmente um grande senso de amor, de cuidado, de dignidade e graça e isso é sentido pelo paciente e pelos membros de sua família.

Mattison pediu aos participantes para preencherem o espaço em branco ao lado da pergunta: Eu gostaria de ter um (nome da profissão) como eu? Pergunte-se, por exemplo, eu gostaria de ter ao meu lado um capelão, uma enfermeira ou um assistente social como eu? Daí a importância de tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.

Depois de participar dessa conferência, lembrei-me da frase: “Um diamante é apenas um pedaço de carvão que suportou o estresse excepcionalmente bem”. Fiquei muito feliz por conhecer esses maravilhosos e dedicados capelães, enfermeiros e assistentes sociais, cada um deles um brilhante exemplo da Regra Áurea ensinada por Jesus: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.”

* Thomas Mitchinson escreve sobre a relação entre o pensamento, a espiritualidade e a saúde; integra o Comitê de Publicação da Ciência Cristã para Illinois, EUA. Email: [email protected]

Artigo publicado originalmente em Peoria Journal-Star, @pjstar.



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional