Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O ponto comum entre nutrição e felicidade

O ponto comum entre nutrição e felicidade

01/07/2019 Bianca Naves

Um fator fundamental para a promoção e a manutenção da felicidade está relacionado a um padrão alimentar saudável e equilibrado.

A busca constante pela felicidade é um tema sempre atual e de extrema importância, embora os elementos para o seu alcance ainda sejam nebulosos e relativos, de acordo com a perspectiva individual. Para alguns, a felicidade está nas pequenas coisas da vida; para outros, ela está na conquista de um determinado cargo profissional. Mas por que estamos sempre em busca da felicidade? Como ela se traduz? E por que a ausência de felicidade se reflete tanto em nossos hábitos alimentares?

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou recentemente o Relatório da Felicidade, que leva em conta variáveis como Produto Interno Bruto, assistência social e expectativa de vida de cada país para determinar em que países do mundo as pessoas são mais felizes. Neste ano, o Brasil perdeu quatro posições, passando do 28º lugar para o 32º em relação à última edição. Países como Noruega, Dinamarca e Finlândia ocupam os primeiros lugares do ranking há anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu e enfatizou a felicidade como um fator importante dentro do conceito de saúde mental, relacionado ao equilíbrio entre o estado emocional positivo – que gera sentimentos de bem-estar, prazer, percepção de sucesso e compreensão coerente e lúcida do mundo – e o estado emocional negativo – relacionado à tristeza, ao medo, à raiva ou ao nojo.

Apesar de não haver uma receita para alcançar a felicidade plena, é possível considerar algumas lições importantes, como permitir-se “ser” humano e sentir todas as emoções da vida, aprender a lidar com o estresse, e permanecer ativo por meio de atividades físicas e cotidianas que possam gerar prazer. Investir em relações afetivas e praticar a gratidão também são atitudes que promovem um maior bem-estar.

Outro fator fundamental para a promoção e a manutenção da felicidade está relacionado a um padrão alimentar saudável e equilibrado, sem privações ou restrições, mas com oferta de todos os grupos alimentares, que permita a qualquer indivíduo estar bem nutrido. Uma alimentação balanceada é um dos caminhos para a satisfação pessoal, a sensação de bem-estar e a disposição, que tende a manter de forma duradoura a vitalidade e um sistema imunológico equilibrado.

É imprescindível destacar que nenhum alimento sozinho é capaz de proporcionar alegria. Porém, corresponder a sinais emitidos pelo cérebro, como os de fome, vontade e até de memórias afetivas (como o bolo de chocolate ou o arroz e feijão da avó) são, sim, capazes de influenciar no aumento momentâneo de prazer, promovendo a sensação de felicidade.

Independentemente de qualquer atitude em especial, é importante priorizar o planejamento dessas condutas para que haja constância na escolha de hábitos de vida saudável. As estratégias fundamentais para manter o bem-estar consistem em atitudes rotineiras e equilibradas, sempre em consonância com hábitos alimentares balanceados. Essa harmonia pode ajudar uma pessoa a atingir a felicidade.

REFERÊNCIAS:

MARTINEZ, D; MACHADO, C; COSTA, A. C. P. Felicidade e Gratidão. In:  GÓIS, A. F. T. et al. Médicos na Cozinha. Ed. dos Editores. São Paulo, 2019.

SHARAR, B. T. Felicidade. Em <www.harvard.edu>.

*Bianca Naves é nutricionista especialista em Nutrição em Cardiologia e Nutrição Esportiva pela USP. Sócia proprietária da Clínica NutriOffice em SP, também é colaboradora do programa jornalístico “Hoje em Dia” transmitido pela Record.

Fonte: cdn Comunicação



Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Com a facilidade dos aplicativos, empresa de serviços e tecnologia lança solução para passageiros com mobilidade reduzida. Iniciativa.

Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

A atividade física auxilia na coordenação motora, resistência e agilidade. Mistura golpes de Muay Thai, Boxe e Kickboxing com treinamento funcional.

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Especialista dá dicas de como pequenas mudanças de hábitos podem beneficiar a sua saúde.

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Os dias começam com uma longa lista de afazeres. Acordar antes de todos em casa, preparar o café da manhã, acordar os filhos e prepará-los para a escola, garantir que tudo esteja em seu devido lugar, e só assim, sair para trabalhar e enfrentar o mundo.

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Como me tornar mais criativo?

Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Como me tornar mais criativo?

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, afirmam que o composto resveratrol, presente na uva, tem efeito relaxante.

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Caminhos para o sucesso e felicidade

“A felicidade não depende do que você tem ou quem você é. Só depende do que você pensa”.


Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Saiba por que alguns alimentos são benéficos para o sistema digestivo e quais devem ser evitados.

Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Brincar na rua, pular corda, soltar pião, jogar bolinha de gude, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa.... Ah, as brincadeiras da infância! Que tempo bom!

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Carreira de sucesso e boa qualidade de vida

4 dicas para conciliar carreira de sucesso e boa qualidade de vida.


Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

A preocupação com pele e cabelo representa grande parte das compra no mercado de beleza no Brasil.

Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

Gosto musical depende da estrutura do cérebro

Pesquisa científica mostra que a emoção causada por diferentes estilos musicais varia de acordo com a composição cerebral

Gosto musical depende da estrutura do cérebro