Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que as três cidades mais inteligentes do País têm em comum?

O que as três cidades mais inteligentes do País têm em comum?

12/11/2019 Divulgação

Entenda porque Campinas, São Paulo e Curitiba merecem esse título.

O que as três cidades mais inteligentes do País têm em comum?

Cidades inteligentes estão ganhando cada vez mais visibilidade no País. A preocupação em unir gestão municipal com tecnologia para melhorar a infraestrutura e qualidade de vida virou, inclusive, pauta do Senado: recentemente, foi solicitada uma audiência pública para discutir a implantação de cidades inteligentes no Brasil e apurar os programas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para esse fim.

A última edição do Ranking Connected Smart Cities, de 2019, avaliou 700 cidades brasileiras, levando em consideração 70 indicadores distribuídos nos eixos de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Campinas (SP) conquistou o primeiro lugar geral, seguida por São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente.

A maior cidade do interior paulista destaca-se, principalmente, no quesito economia, com independência do setor público, uma vez que 94,5% dos empregos formais não estão na administração pública. Também, em tecnologia e inovação: Campinas conta com cinco parques tecnológicos e cinco incubadoras de empresas, e apresenta 4,9% de crescimento do número de entidades de tecnologia, mesmo em período de crise econômica.

Na capital paranaense, a tecnologia da informação e comunicação também é muito explorada. Os aplicativos desenvolvidos pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), como Saúde Já, Curitiba 156, Curitiba App e Nota Curitibana, aproximam a população da gestão pública e aumentam a participação cidadã. 

Os 2,82 km de modais de transporte coletivo de massa e 3,87 km de ciclovia para cada 100 mil habitantes fazem da grande São Paulo uma referência em mobilidade urbana. Apesar de famosa pelo trânsito, a cidade chama a atenção por oferecer opções mais amigáveis ecologicamente. Além disso, o transporte rodoviário interestadual tem ramificação para quase 700 destinos. 

Campinas também figura entre as cidades com maior índice de mobilidade: está aumentando os investimentos em veículos elétricos e na mobilidade sustentável. O município conta com mais de dez ônibus e três táxis elétricos, além de ter dez eletropostos, que são pontos de recarga para veículos elétricos.

No quesito urbanismo, o destaque vai para Curitiba. A cidade possui 100% de atendimento urbano de água e de esgoto, e toda a população (urbana) vive em área de médio e alto adensamento. O investimento da capital paranaense em urbanismo chega a R$ 602,60 por habitante.

Fonte: ICI – Instituto das Cidades Inteligentes



Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

No sentido tradicional, ao consultar o dicionário Aurélio, família significa: “1.

Muito além do laço de sangue: família sob a ótica dos sentimentos

Torta Mousse de Morango Zero Açúcar

Elaborada com o Adoçante Tanto Quanto Lowçucar, a sobremesa super cremosa é uma opção que irá agradar os paladares mais exigentes.

Torta Mousse de Morango    Zero Açúcar

Estudos comprovam que cigarro eletrônico causam danos à saúde

Entidades médicas esperam decisão da Anvisa sobre os dispositivos.

Estudos comprovam que cigarro eletrônico causam danos à saúde

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Rico em potássio, fibras e carboidratos ele garante uma refeição saborosa e nutritiva.

Pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A cirurgia é um recurso muito importante e deve ser considerada para alguns pacientes.

Terapia de estimulação cerebral profunda pode reduzir até 80% dos tremores causados pelo Parkinson

A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.