Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Orar na época de declarar impostos

Orar na época de declarar impostos

25/04/2017 Monica Karal

Este mês, os norte-americanos se apressam para declarar o imposto de renda.

Enquanto aprendemos como preencher os formulários e finalizamos todos os números, pode ser tentador ajustar os números para que possamos permanecer com alguns dólares suados a mais, especialmente quando algumas pessoas que recorrem a esses subterfúgios parecem não sofrer nenhuma consequência por seus atos.

Mas um amigo, a quem respeito profundamente, me mostrou outra maneira de tratar esse assunto. Certa vez, ele me contou que se certifica de declarar toda a sua renda pessoal, focalizando especificamente o fato de que pode pagar sua parte justa nos impostos. Ele não tem uma ocupação convencional e sua renda é imprevisível, mas tem uma vida de muita abundância.

Quando ponderei sobre isso, vi que fazia sentido. Ao invés de nos ressentirmos com a “arrecadação de impostos”, podemos, em oração, afirmar que as autoridades eleitas podem expressar a inteligência e a honestidade que lhes pertencem por serem filhos da Mente divina, Deus. Essa é uma maneira eficaz de ajudar a garantir a gestão honesta do dinheiro dos contribuintes. A Bíblia expressa esse reconhecimento da sabedoria orientadora de Deus: “Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com equidade e guias na terra as nações” (Salmos 67:4). Muitas pessoas na Bíblia perceberam constantemente essa influência divina para o bem, conforme veremos nesta passagem: “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza... porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra... tu te exaltaste por chefe sobre todos... na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força” (1 Crônicas 29:11, 12).

Quando olhamos para a vida a partir desse ponto de vista espiritual, fica mais fácil compreender que a orientação de Jesus pode mudar nossa atitude com relação às demandas coletivas, tais como pagar os impostos. Quando precisaram de dinheiro para pagar o imposto, ele instruiu o discípulo Pedro a encontrar o dinheiro na boca de um peixe (ver Mateus 17:27), indicando que é divinamente natural encontrarmos tudo de que necessitamos. A época de declarar o imposto de renda pode ser uma oportunidade para percebermos a provisão de Deus para nós em termos mais espirituais.

Ao invés de pensarmos que nossa renda é incerta, podemos desafiar a maneira limitada de pensar com a confiança de que nosso Pai-Mãe divino, a quem a Bíblia descreve como o próprio Amor, supre generosamente toda a Sua criação. Mary Baker Eddy, que fundou o jornal internacionalmente reconhecido The Christian Science Monitor, escreveu: “Dar não nos empobrece no serviço de nosso Criador, e reter tampouco nos enriquece” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 79).

Visto que sou profissional autônoma, constatei que aplicar essas ideias conduz a um senso mais amplo de abundância em todos os aspectos da vida. Passei a perceber que minha “renda” consiste em ideias construtivas e em inspiração, as quais provêm da Mente divina infinita e chegam a mim por meio da oração. Essa fonte inesgotável nunca pode ser exaurida. Ao ficar atenta para ouvir essas ideias, sou guiada a atividades produtivas e a mais oportunidades.

À medida que amorosamente ampliamos o âmbito de nossas orações para incluir todas as nações e seus contribuintes, podemos apoiar a integridade dos líderes políticos, por meio da oração que reconhece a espiritualidade e a inclinação natural deles para refletir a integridade, a inteligência e a honradez de seu Criador, a Mente una e única. Deus está desdobrando um plano repleto do bem para as pessoas ao redor do mundo. A mensagem divina de Deus, o Cristo, está sempre ativa na consciência humana e todos são criados para serem receptivos a essa sabedoria espiritual.

Ao ouvirmos e seguirmos o plano de Deus, descobriremos que Ele provê tudo de que necessitamos para realizar esse plano. Quando alinhamos nosso pensamento com o Princípio divino, Deus, e expressamos qualidades como honestidade, paciência, bondade e amor, vivenciamos a proteção completa desse Princípio que a tudo abrange.

A abundância de todo o bem divino é nossa. Ciência e Saúde descreve a Vida e o Amor divinos como: “iluminando e sustentando o universo” (p. 538). Ao invés de nos sentirmos sobrecarregados por impostos excessivos, podemos transbordar de alegria, por saber que somos os recipientes do poder esclarecedor e sustentador da Vida e do Amor divinos.

* Monica Karal escreve a respeito da ligação entre o pensamento, a espiritualidade e a saúde. Ela trabalhou como orientadora em abrigos para mulheres e agora pratica a cura pela Ciência Cristã profissionalmente. Também é Comitê de Publicação da Ciência Cristã para Quebec.
© 2017 The Christian Science Monitor. Usado com permissão.



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos