Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os profissionais de saúde precisam de espiritualidade?

Os profissionais de saúde precisam de espiritualidade?

14/09/2016 Leide Lessa

Hoje, considera-se que a saúde espiritual também é uma estratégia de negócios.

Os profissionais de saúde precisam de espiritualidade?

Não fiquei surpresa ao ler que alguns hospitais e executivos de empresas de seguro de saúde não só tentam proporcionar um ambiente físico mas também espiritualmente sanador. Isso significa permitir e dedicar alguns momentos todos os dias para refletir, orar e participar em atividades comunitárias. 

Há dois anos tive a oportunidade de dar uma palestra aos professores da Escola de Enfermagem da Universidade Autônoma de Tamaulipas, na Cidade Victoria, México, sobre a importância da espiritualidade no seu trabalho. Entre várias ideias, compartilhei minha própria experiência, contando como me preparo mentalmente para melhor ajudar as pessoas. Comentei que eles poderiam fazer o mesmo. A receptividade foi tão grande que a professora e enfermeira-chefe do hospital pensou em oferecer uma palestra para os enfermeiros que trabalham sob a sua responsabilidade. Por isso, em novembro do ano passado voltei para a faculdade. A presença foi de mais de 100 profissionais de saúde daquele hospital.

Para todos os que trabalhamos com saúde, independentemente da experiência que temos, é muito importante cuidar de nossa própria saúde em primeiro lugar, pois assim podemos cuidar melhor dos pacientes. Um grande exemplo de profissionalismo e até mesmo de superação dos limites humanos e amor incondicional foi o de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, que uma vez disse que seu sucesso se deveu ao fato de que "nunca deu ou aceitou uma desculpa" para deixar de ajudar ou de fazer o bem.

Como teóloga e contemporânea de Nightingale, Mary Baker Eddy explica que "filantropos empenhados em obras humanitárias [puderam] suportar, sem sucumbir, a fadiga e os riscos que a maioria das pessoas não teria aguentado", porque eles recebiam "o sustento da lei divina, que está acima da lei humana. A exigência espiritual ... proporciona energia e resistência que superam todos os outros auxílios, e impedem a penalidade que nossas crenças associariam às nossas melhores ações."

Quem não quer trabalhar sem se cansar, sem se expor ao perigo, sentindo-se sempre cheio de energia? Para alcançar esse objetivo, a qualidade do nosso pensamento é o mais importante. Reconhecer que quando cuidamos de alguém, a compaixão, a motivação e a sabedoria que expressamos têm sua origem na Mente divina, Deus, elimina o falsa senso de responsabilidade própria, e nos dá a capacidade de fazer bem o nosso trabalho.

É por isso que os profissionais de saúde precisam de espiritualidade. Reservar alguns momentos todos os dias para reconhecer que a fonte de energia, sabedoria e tranquilidade é divina, além de aceitar o Amor divino como o verdadeiro sanador é o alimento que todos nós precisamos, tanto para ajudar nossos semelhantes quanto para cuidar da nossa saúde mental e emocional.

* Leide Lessa é conferencista e professora da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre saúde e espiritualidade. Contato: [email protected]



Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

Viver uma vida tranquila, sem agitações de mudanças ou o enfrentamento de desafios, é o que muitas pessoas buscam para conseguir se desenvolver de maneira segura.

Autor: Andréa Ladislau

Importância de sair da “zona de conforto” e arriscar na vida

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Os jogos foram evoluindo e sendo adaptados às culturas de cada povo até chegarem aos dias atuais.

Autor: Renata Nascimento

O uso dos jogos de tabuleiro como estratégia para a promoção da saúde mental

Só o amor pode mudar o mundo

O que o outro precisa é, no mínimo, de respeito e consideração e isso só se obtém com amor.

Autor: Newton Carneiro Primo

Só o amor pode mudar o mundo

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Autor: José Expedito da Silva


4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional

Viver em um mundo constantemente em movimento pode facilmente nos fazer sentir desorientados e sobrecarregados.

Autor: Beatriz Machnick

4 dicas para ter mais ordem e leveza na vida profissional